sábado, 9 de maio de 2015

Padres Aldo Mariano e José Emerson - Recordando Dom Tiago Postma!

Padre Aldo Mariano
Tenho um carinho especial pelo Padre Aldo Mariano. Conhecemo-nos, há quase 30 anos, quando ele ainda estudante para ser padre e eu no grupo de militantes cristãos do movimento estudantil, sonhávamos o sonho da igualdade social e fraterna. Aldo conquistou espaços importantes na vida religiosa e na política, foi um bom prefeito em São Bento do Una.

Naquela época de movimento estudantil, e de MCU, o Bispo Diocesano era Dom Tiago Postma, cuja memória ainda é presente e gera tantas demonstrações de carinho. Fico feliz em receber de Padre Aldo um pedido especial:

Caro Ronaldo César, 

Como vai?

Nesta sexta, 08 de maio, faz 13 anos da morte D. Tiago Postma, 8° Bispo da Diocese de Garanhuns, governando-a por quase vinte anos.

Anos difíceis, cultural e socialmente. Se você puder fazer memória a esse homem que sangrou mares para servir a Deus na pequena porção dessa Diocese, certamente deixará a muitos diocesanos contentes.

Com afeto,

Pe. Aldo Mariano



DOM TIAGO POSTMA 

Lema: “Que todos sejam um” (João 17,20-21) 

Governou a Diocese de Garanhuns durante: 20 anos, 3 meses e 1 dia. 

Nascimento: 3/8/1932 – Amsterdam – Holanda 

Ordenação Sacerdotal: 23/5/1959 – Catedral de Haarlem – Holanda 

Eleito Bispo de Garanhuns em 20/6/1974, pelo Papa Paulo VI 

Sagração e Posse na Diocese de Garanhuns: 14/12/1974 

Renúncia ao Governo pastoral da Diocese: 15/3/1995 

Falecimento: 8/5/2002 – Recife (como Bispo Emérito de Garanhuns), sepultado na Catedral de Garanhuns. 


Brasão de Dom Tiago
Sobre Dom Tiago, disse o Padre José Emerson, em seu blog:

Dom Tiago se colocou a serviço do Evangelho no Nordeste do Brasil, doando a sua vida em favor dos pobres na Igreja de Jesus. Homem tranquilo e de ideais, em tempos de muitas dificuldades históricas se fez a voz dos pobres, sempre ao lado dos menos favorecidos na busca de que todos fossem um, aquilo que desejou o próprio autor da vida, Jesus. 

Lembro uma experiência bem pessoa com este tão honrável homem quando no dia em que me Crismou em Palmeirina, me confirmando na fé, Ele nos dizia, como sempre disse nas ordenações e festas diocesanas: “SEJAM SEMPRE FELIZES!” 

Seja feliz o Senhor Dom Tiago ao lado daquele que sempre anunciou: Jesus Cristo.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.