quinta-feira, 14 de maio de 2015

RESULTADO DA ENQUETE: Lula sabia do Mensalão?



Acabou virando piada, mas para toda denúncia na época do seu governo, o ex-presidente Lula afirmava que não sabia de nada. Acabou assistindo a prisão de influentes nomes do governo, como Zé Dirceu, e articuladores de seu partido, como Delúbio Soares e Zé Genoíno. Lideranças de partidos aliados também foram para o xadrez. Mas Lula saiu ileso.

Passou o mensalão, e o escândalo agora é o Petrolão. A história se repete. 

De novo, Lula (e agora Dilma) não sabe de nada. As investigações chegam cada vez mais próximo, mas vê-se no Congresso e no STF, estratégias para barrar as investigações. A busca é descredenciar o juiz Moro e o Procurador Janot, impedir as delações premiadas através de acordos de leniência e deixar tudo como está. O STF, de maioria governista, vai colocar tudo debaixo do tapete.

As capas das revistas acusam diretamente Lula como operador. Yousseff disse que o Planalto sabia de tudo. Pedro Corrêa disse que Lula não está preso porque ninguém tem coragem. E por aí vai. Mas nenhuma prova. Ninguém mostra nada que chegue no ex-presidente.

Contudo, diante da sucessão de fatos e acusações, as pessoas acreditam cada vez mais que as principais lideranças do país, Lula e Dilma, sabiam de tudo, como apontam os números da nossa enquete, já são maioria, e isto talvez explique a queda na aprovação do Governo de Dilma, amplificada pelas medidas antagônicas ao que dizia na campanha. A rejeição ao PT também é crescente.

Mas há ainda os que acreditam que não, eles não sabiam dos desvios na Petrobras, só estavam mal assessorados mesmo.

E há também os que acreditam na culpa dos dois, mas não dão importância. Argumenta-se: Todo partido faz assim, o governo de FHC fez assim, e naquela época se roubava mais e ninguém ia preso. A corrupção faz parte da administração brasileira. Não há nada que possa ser feito, e para governar tem que se aliar ao que existe de pior na política nacional. Aliás, o povo também é corrupto no cotidiano, e os políticos são reflexo da sociedade. 

Bem, vamos ao resultado da enquete. Vale lembrar que estamos em uma região onde Lula é um mito, e certamente, voltando a ser candidato, terá a supremacia nas urnas:

Lula sabia do Mensalão?

Sim 122 (58%)
Não 88 (42%)

Total de Votos: 210 

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.