quinta-feira, 25 de junho de 2015

FESTIVAL DE INVERNO: No FIG 2015 com Luzilá e um passado não vivido em Garanhuns



Homenageada do ‪#‎FIG2015‬, a escritora Luzilá Gonçalves Ferreira está revivendo algumas memórias sobre ‪Garanhuns‬ e o Festival de Inverno no site oficial do evento. 


"Garanhuns: um passado não vivido"

O passado se contava em casa, lembranças de família que me relataram quando já estávamos longe da cidade: o Colégio Quinze de Novembro onde minha mãe ensinou, a banda de música que meu pai tentou acompanhar em seus ensaios, ele que adorava violino, mas desafinado, era incapaz de cantar uma melodia. 
Minha mãe tocava no órgão da igreja, preparava cada lição, marcando com sua bela caligrafia no velho Hinário publicado em Portugal: “este para quarta feira, substituir cinco sustenidos por dois bemóis”. 
Meu pai feliz a cada chegada de um filho, sempre apressado, registrando o nascimento quinze minutos depois do acontecido, os atestados do cartório o provam, um deles tendo por testemunha o cantor Augusto Calheiros, em outubro de 1918, imaginem.
Garanhuns: eu menina, diziam que era a cidade das flores, o que nunca pude comprovar. Ao lado do Sanatório Tavares Correia havia a casinha onde nasci, derrubada para ampliação do jardim daquele hotel. Durante algum tempo, eu ainda conservei a foto da casa, comprada por minha mãe com suas economias enquanto fotógrafa da Cidade, sim senhora. 
Garanhuns é uma paisagem bem viva, com os amigos que lá vivem, com minhas duas primas, mas sobretudo pela recordação de um tempo que não vivi e do qual tenho saudade.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.