domingo, 7 de junho de 2015

Fusão PSB-PPS é adiada. Não deve sair mais!



O jornalista Jamildo Melo informa em seu blog que a cúpula nacional do PSB se reuniu em São Paulo, aproveitando o casamento do deputado estadual Caio França, filho do vice-governador do Estado, Márcio França, principal liderança socialista naquele estado.

O encontro definiu o adiamento do processo de fusão com o PPS. O PSB paulista, que era o principal interessado na união, foi convencido pelo governador Paulo Câmara a deixar a questão para depois das eleições municipais de 2016.

A fusão enfraqueceria o PSB Pernambucano no controle da sigla, já que hegemonia vem desde Arraes, passando pela liderança incontestável de Eduardo Campos. Renata Campos teria atuado decididamente para o recuo da fusão.

Mas não só isso.

PSB e PPS já estão juntos em muitos estados, como Pernambuco, por isto a fusão não soma novos quadros, além da possibilidade de perder lideranças políticas que não concordam com a união.

Questões ideológicas e a atual conjuntura também estavam sendo problemas. Com a fusão o PSB trilharia definitivamente para a oposição no congresso, no entanto, uma parcela do partido gosta da alternativa Lula de volta em 2018.

O novo PSB teria sua predominância em São Paulo, com Márcio França e Roberto Freire. Do jeito que está, há uma melhor divisão de forças.

A fusão voltará a ser discutida depois das eleições do próximo ano, mas acho que se tivesse que sair seria agora, ou melhor, já teria saído.

Coisa parecida acontece com o PTB e o DEM, onde diferenças regionais estão acima das vantagens na fusão das legendas, e de novo Pernambuco tem papel de protagonista em impedir a união, pois Democratas e Trabalhistas estão em lados contrários em nosso estado. Com projetos totalmente diferentes, e que levaria a saída do grupo liderado pelo Ministro Armando Monteiro.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.