sexta-feira, 31 de julho de 2015

ELEIÇÃO 2018: A campanha para o Senado em Pernambuco

Ainda está longe, mas muitos olhos já contemplam a eleição de senador em 2018, quando Paulo Câmara estará disputando a reeleição de governador, que provavelmente pode ser contra Armando Monteiro, novamente.

As duas vagas que serão abertas são as ocupadas hoje por Humberto Costa e Douglas Cintra, suplente de Armando, titular da cadeira. 

Tanto Humberto quanto Armando foram eleitos quando ainda faziam parte da Frente Popular de Pernambuco liderada por Eduardo Campos. Em 2014, na única vaga aberta, e já com o rompimento, Fernando Bezerra venceu João Paulo, ocupando a cadeira que durante oito anos pertenceu a Jarbas Vasconcelos.

Em 2018 pode ter Lula candidato a presidente, e aí melhora a situação para Humberto Costa tentar a reeleição, mas não será fácil. A própria campanha de Lula não será tão fácil como se imaginava há alguns meses, antes de tanta turbulência.

Na frente popular, Jarbas Vasconcelos pode pensar em voltar para o senado. Tem sido tratado em Pernambuco e no Brasil como uma reserva moral. É o nome mais forte fora do PSB.

O ex-governador João Lyra também não pode ser descartado. 

No governo, dois nomes têm potencial para a disputa: O Chefe da Casa Civil, Antônio Figueira e o Deputado Federal Danilo Cabral.

Mas tem ainda dois outros nomes, duas mulheres, que se quiserem entrar na disputa não encontrarão resistências nas fileiras da Frente Popular: Ana Arraes e Renata Campos. Uma ou outra, na chapa com Paulo Câmara, traz Eduardo Campos de volta à disputa, para a defesa de seu legado político.

E aí? Quem disputará o senado em Pernambuco. Vale também anotar que até 2018 muita água ainda vai rolar, e quem sabe PT e PSB possam estar juntos, numa dobradinha acalentada por algumas lideranças, que gostariam de ver Renata Campos vice de Lula, rearrumando a centro-esquerda brasileira.

É difícil, mas o PT tem dado mostras que deseja ver o PSB ao seu lado.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.