sexta-feira, 17 de julho de 2015

Público e atores se emocionam na peça Gonzagão, a Lenda - FESTIVAL DE INVERNO DE GARANHUNS









Ao final da encenação do musical Gonzagão, a Lenda, a emoção tomou conta de atores, músicos e público presentes ao Palco Pop/Forró do Festival de Inverno de Garanhuns, nesta sexta-feira, 17. A peça de João Falcão levou um público estimado em três mil pessoas e muita gente não conseguiu cadeira, que já estavam ocupadas meia hora antes do show, perdão, da peça começar. Mas ninguém reclamou de ver o espetáculo em pé, pelo contrário, com o ritmo nordestino a todo instante no palco, cantado e tocado ao vivo, por oito atores/cantores e quatro músicos incríveis, que tiravam o máximo de sanfona, violino, violoncelo, baixo, guitarra e percussão desvairada, ficar em pé deu vontade de dançar. Mas ninguém desgrudou os olhos do palco, não dava tempo, pelo ritmo (sem trocadilho) pulsante do espetáculo.

Mas a emoção foi demais. No backstage um dos atores confidenciou ter se "arrepiado" com a resposta do público em Garanhuns. Dois outros atores se emocionaram no palco, e até um dos que fazem o papel de Gonzagão, Marcelo Mimoso, disse que estava vivendo um dia especial da Terra de Dominguinhos. No fim do espetáculo, cantou a música Onde o Nordeste Garoa, de Onildo Almeida, claro, com um coro uníssono da platéia.

Aliás, Dominguinhos foi lembrado em vários momentos.

A peça é belíssima, dá um orgulho danado de defender isso aí! As gargalhadas são sempre travadas pelo nó na garganta, de saudade e de encanto pela beleza do que a peça mostra.

As músicas de Luiz Gonzaga viram o enredo da história, e em vários momentos a liberdade poética cria momentos mágicos. É como se peça tivesse muitos finais de tantos instantes impactantes e definitivos.

Nos bastidores, o Secretário de Cultura, Marcelino Granja, a presidente da Fundarpe, Márcia Souto e o ex-presidente da Fundarpe, Severino Pessoa lembravam os 42 anos da entidade, comemorados neste dia 17 de julho.

Com esta peça espetacular, mostra-se a necessidade de termos uma instituição que vele por nossa cultura e nossas tradições, diante de um mundo que vai sendo engolido pela mídia, poder econômico e pseudocultura descartável. O FIG, sob o comando da Fundarpe, abrange a multiplicidade cultural, oferecendo momentos como o de hoje!

O público que assistiu a peça Gonzagão, a Lenda, saiu mais enriquecido culturalmente e com a certeza de que não estamos sós, ainda tem muita gente que prestigia e valoriza a verdadeira arte!

Tá aí uma dica para o Festival Viva Dominguinhos, e na Praça que leva seu nome!

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.