segunda-feira, 27 de julho de 2015

Revelações do FIG: Tonny Scott - Por Gidi Santos



Gidi Santos

O Festival de Inverno de Garanhuns é mesmo único, multicultural e provavelmente o maior da América Latina. Além de muita música (expressão artística que mais atrai público) o Festival envolve as pessoas também através de teatro, dança, cinema, literatura, artes plásticas, circo, oficinas e muitos outros. Como senão bastasse o Fig parece ter escolhido uma nova fórmula/modalidade de brindar seus visitantes; ele agora descobre e revela novos talentos, ou será que é de sempre?

Um bom exemplo disso é o jovem, porém dinâmico e talentoso cantor e compositor Tonny Scott, 19 anos. Natural da cidade de Pedra, PE o cantor foi radicado em Garanhuns já desde seus primeiros anos de vida (2). Aqui ele iniciou seus estudos, cresceu, amadureceu e desenvolveu, de forma autodidata, a habilidade de músico. Com isso ele começou a compor suas próprias músicas, solos e arranjos, isso lá no começo, anos atrás.

Hoje já com certa bagagem e um bom hall de músicas autorais o músico tem feito shows e participações nos mais diversos ambientes de Garanhuns. Esta semana num convite feito pela Gerência Regional de Educação (GRE), o cantor fez sua primeira aparição/apresentação no Fig, e como todos esperavam deu o que falar, no bom sentido claro.

Percorrendo canções pop e rock, mescladas as de sua autoria, o cantor literalmente encantou a todos que estiveram presentes ao Palco de Cultura Popular nesta terça (21). O Palco que fica instalado no largo do Colunata, centro da cidade, abriga as mais variadas manifestações artísticas populares, caso do Coco, Maracatu, Cabloquinho. Para o caso do “Rock and roll” cantado e tocado por Tonny foi aberta uma excepcionalidade; essa, feita através do convite feito ao artista.

Guitarrista e exímio violonista Tonny colocou todo mundo para dançar ao som de músicas como “Vapor Barato” do Rappa e “Podes Crer” de Cidade Negra. Sem perder a oportunidade ele também ressaltou a importância do Festival de Inverno para música regional e nacional durante seu show. “O Festival de Inverno é visto com bons olhos no país inteiro, ele é celeiro para todos os cantores e músicos que pretendem alçar voos mais distantes”, disse o rockeiro que agora registra seu nome na história, fazendo parte dos que tiveram o privilégio de tocar no Fig. Ao terminar o show o cantor ainda frisou: “ano que vem tem mais”, numa menção a uma possível volta aos palcos do Fig, e desta vez quem sabe ao principal.

Gidi Santos é blogueiro, e assina além da sua página na internet, artigos no site Jornal Sináculo

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.