terça-feira, 4 de agosto de 2015

Pernambuco terá a sua primeira Biorrefinaria‏. SAIBA ONDE SERÁ!



O governador Paulo Câmara assinou, nesta terça-feira (4), durante a abertura do 4º Pernambuco no Clima, um memorando de entendimentos que assegura o início do processo de implantação da primeira biorrefinaria do Estado. 

O foco do empreendimento, que envolverá 25 parceiros do Governo, entre entidades das iniciativas pública e privada, será produzir combustível limpo para, principalmente, abastecer os aviões que terão como destino o Arquipélago de Fernando de Noronha. A Plataforma Pernambucana de Bioquerosene e Diesel Verde, como será chamada a biorrefinaria, foi orçada em R$ 100 milhões.

Dentro de 15 dias será estruturado um grupo de trabalho entre o Governo e essas empresas com o objetivo de formatar o projeto da biorrefinaria. O empreendimento ainda vai criar novas oportunidades para industria canavieira. Além de ser uma grande chance de desenvolvimento de novos mercados de economia verde, a produção de bioquerosene de aviação e de diesel verde integrarão o escopo do programa Carbono Neutro, que pretende anular as emissões de gases que causam o efeito estufa e as mudanças climáticas em Noronha.

"Estamos avançando na questão da plataforma pernambucana de verde. Essas ações farão com que Fernando de Noronha fique livre de qualquer emissão de gases que prejudicam o local. Isso é possível e necessário; e vai mostrar para o mundo, através do arquipélago, que é possível ter um olhar diferenciado para o meio ambiente", explicou Paulo.

São parceiros do Estado no empreendimento a Azul Linhas Aéreas, Banco do Nordeste, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, BNDES, Sindaçúcar, Curcas Diesel Brasil, Infraero, Facepe, UFPE, UFRPE, Sudene, Embrapa, Cetene e Refinaria Abre e Lima, entre outros.

DECRETO - Na oportunidade, o governador também assinou decreto que estabeleceu o inicio de um estudo para mapear a linha de costa do Estado ao longo de 187 quilômetros de extensão. O material contemplará, além do mapeamento da Linha de Preamar (que ordena a construção de prédios na orla), o programa do seu monitoramento. "Já tratamos da preservação da Mata Atlântica e da nossa fauna com as unidades de conservação. Agora, estamos iniciando os avanços na delimitação do litoral. Esse esforço nos trará novas concepções e novos formatos de negócios", explicou Paulo Câmara.


RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.