terça-feira, 18 de agosto de 2015

Secretaria de Saúde de Garanhuns e UPE têm convênio para atuação dos estudantes de medicina



A Secretaria de Saúde de Garanhuns tem parceria direta com as ações do curso de Medicina do campus da Universidade de Pernambuco (UPE) na cidade. O principal objetivo desse alinhamento é garantir que a população local e regional tenha futuros médicos aptos a atuarem de forma integrada e responsável. Os dois principais meios dessa parceria são a Rede SUS Escola Municipal, que leva os estudantes para conhecer a rotina das Unidades Básicas de Saúde (UBS’s), e a Residência Multiprofissional em Saúde da Família com ênfase na população do campo – ação pioneira no Brasil.

A visão da realidade das comunidades e suas reais necessidades começa cedo. Os alunos de Medicina, ainda no primeiro período do curso, já participam do módulo Atenção Primária à Saúde I. Nessa etapa da formação, os estudantes vão para as UBS’s para ter contato com as equipes das unidades. Depois, ao voltarem à sala de aula, discutem, junto com as professoras Régia Leite, Wanessa Gomes, Fátima Monteiro e Renata Villani, responsáveis pelas atividades. 

Na residência multiprofissional, os profissionais de saúde atuam em localidades rurais e quilombolas, sendo elas as comunidades Estivas, Castainho, Estrela e Tigre. Ao todo são nove profissionais, que estão atuando nas seguintes especialidades: Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Medicina Veterinária, Nutrição, Psicologia, Serviço Social e Terapia Ocupacional. A coordenadora da residência multiprofissional, Wanessa Gomes, fala sobre como o trabalho tem se desenvolvido em Garanhuns. “Para nós tem sido algo muito gratificante, pois já estamos vendo o acolhimento da população e o empenho dos residentes. Tem sido uma parceria muito boa diante de um trabalho tão grande, o qual já estamos vislumbrando os resultados”, afirma a coordenadora.

Outras unidades de saúde que fazem parte da rede SUS Escola Municipal também são locais de práticas para estudantes da Universidade de Pernambuco (UPE), como o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Centro de Reabilitação Psicossocial (Caps), Espaço Pró-Vida, Núcleo de Assistência à Saúde de Garanhuns (Nasg), Centro de Especialidades Luís Lessa e o Centro de Especialização da Saúde da Mulher e da Criança (Cesmuc).

Texto: Cloves Teodorico e Ruthe Santana
Editado pelo blog

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.