quarta-feira, 21 de setembro de 2016

DIA DO RADIALISTA Mensagem e comemoração!





Os radialistas comemoram duas datas por ano, 21 de setembro e 7 de novembro, aqui em Garanhuns, a primeira sempre foi vivida com mais intensidade, principalmente por um tradicional encontro festivo promovido pelo Sindicato dos Radialistas.

Radialista é o profissional que trabalha com todos os processos na produção de programas para TV, rádio e, hoje em dia, na internet também. Podem ser diretores, produtores, editores, roteiristas, apresentadores e, os mais famosos, locutores.

E não são apenas os locutores, os comentaristas, os noticiaristas, os repórteres, aqueles apresentadores que vocês ouvem, que desempenham papel importante na Radiodifusão. Há todo um exército de pessoas cujos nomes vocês nem conhecem, cuja voz vocês nunca escutam e que estão dia e noite, domingos e feriados, trabalhando para que a Emissora possa fazer suas transmissões. São os proprietários e diretores das empresas de radiodifusão, os técnicos, os operadores, o pessoal da área artística, os redatores e produtores, os integrantes do setor comercial e da administração, muita gente mais, compondo uma colmeia que não pára, que trabalha, produz e realiza, fazendo-se merecedora de admiração e respeito.

O Radialista é um sonhador, um apaixonado que faz parte do cotidiano das pessoas, que interage, participa da sociedade intensamente e marca gerações.

Grandes radialistas deixaram marcas indeléveis em Garanhuns e em todos os municípios que puderam contar com grandes profissionais.

Fazer rádio é apaixonante, sendo uma das mais integradores profissões que existem!


EXPLICAÇÃO DAS DATAS
Muitos radialistas comemoram o dia da sua profissão no dia 21 de setembro que ficou conhecida no meio radiofônico como Dia do Radialista, porém uma lei federal de 2006 alterou a data de comemoração oficial da categoria, passando para 7 de novembro. 

A mudança aconteceu em decorrência a uma homenagem ao músico e radialista Ary Barroso, 
nascido nesta data. 

A história do Dia do Radialista teve início em 1943, no Governo Getúlio Vargas. O então Presidente sancionou uma Lei com a qual fixava um piso salarial, ou remuneração mínima para os profissionais da categoria. 

“Em uma reunião na Rádio Nacional teria sido decidida a escolha da data do referido decreto Lei, 21 de setembro, como referência para se comemorar o Dia do Radialista. 
Na primeira comemoração, todas as emissoras do Rio de Janeiro silenciaram. 
Os profissionais foram à rua participar de uma grande festa.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.