sábado, 19 de setembro de 2015

EXTINTORES NOS CARROS >>> É ou não é obrigatório ?!??





Há poucos meses, houve uma correria em busca de extintores do tipo ABC, pois passava a valer uma determinação nacional, e quem não trocasse poderia ser multado. A procura foi tão grande que faltou nas distribuidoras, levando o Governo a dar mais tempo para que todos fizessem as trocas.

Teve comerciante que fez estoques imensos, pois a grande maioria dos veículos que rodam no Brasil precisariam trocar seus extintores de incêndio.

Agora mudou tudo. Ou quase tudo!

Uma decisão do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) tornou o uso do extintor de incêndio opcional nos veículos que circulam no país. A medida é válida para utilitários, camionetas, caminhonetes e triciclos de cabine fechada. 

De acordo com o Contran, o equipamento de segurança permanece obrigatório para todos os veículos utilizados comercialmente para transporte de passageiros, caminhões, caminhão-trator, micro-ônibus, ônibus e destinados ao transporte de produtos inflamáveis, líquidos e gasosos. 

Serviu para o Contran tomar esta decisão a informação da Associação Brasileira de Engenharia Automotiva, que dos 2 milhões de sinistros envolvendo veículos cobertos por seguros, somente 800 tiveram incêndio como causa, e destes, apenas 24 usaram os extintores.

O Departamento Nacional de Trânsito também constatou que as inovações tecnológicas introduzidas nos veículos resultaram em maior segurança contra incêndio. Entre as quais, o corte automático de combustível em caso de colisão, localização do tanque de combustível fora do habitáculo dos passageiros, flamabilidade de materiais e revestimentos, entre outras.

O problema é mudar tudo de novo daqui a alguns meses, fazendo todo mundo correr para comprar extintores novamente, como foi na época dos kits de primeiros socorros.

Sobre informações do Diário de Pernambuco

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.