segunda-feira, 21 de setembro de 2015

Governo Federal vai licitar duplicação da BR-423 em outubro??





Não temos informações se os cortes do Governo Federal na infra-estrutura, devido o ajuste fiscal, vão atingir a duplicação da BR-423, no trecho compreendido entre os municípios de São Caetano e Garanhuns. A dúvida paira no ar por alguns motivos, e ganha força pelos constantes adiamentos na abertura da licitação, pelas mais variadas desculpas já colocadas pelos órgãos executores.

No mais recente pronunciamento, o DNIT afirmou que a licitação sai agora em outubro (relembre aqui). São Caetano ofereceu o terreno para receber o canteiro de obras.

A duplicação da BR-423, no trecho citado, é um sonho antigo, uma luta regional liderada pelo ex-prefeito Luís Carlos e pela Codeam, na época com Eudson Catão, e depois compromissada por dezenas de políticos. Entretanto, a luta foi perdendo força, colocando em risco sua prioridade, diante da recente proposta de duplicar também a continuidade da BR-232, até Arcoverde.

Na iminência de ver a obra realizada, o prefeito Izaías Régis, fez a opção de resumir a luta ao deputado Jorge Corte Real e o senador Armando Monteiro. Mesmo como vice-presidente da Codeam e da AMUPE, não convocou a região para lutar pela rodovia. Contudo, até Armando, em seu primeiro pronunciamento após a campanha, também optou pela BR-232.

O então governador Eduardo Campos patrocinou o projeto da duplicação, ofertando a contrapartida do estado, cabendo ao governo federal a realização da obra. A espera já chega há 8 anos, como já registramos aqui ao longo deste tempo.

E agora? Com o Governo Federal quebrado, terá disponível em caixa os R$ 500 milhões do orçamento da obra. Tomara que sim, e que o desenvolvimento econômico da região também duplique como a tão sonhada Rodovia Mestre Dominguinhos, a nossa saturada BR-423.

Sinto que somente teremos esta realização quando novamente a região se unir em torno deste ideal, mas agora cada prefeito e cada deputado parecem estar mais preocupados em atravessar a crise financeira.

Contudo, nestes últimos oito anos, não foi o cenário de crise que impediu a realização da obra, e se o dinheiro já estava guardado para a duplicação, bastando apenas resolver questões técnicas do novo traçado, por fora da cidade, esperamos que em outubro, como prometeu, o Governo Federal faça a licitação da BR do Agreste Meridional.

No momento, seria interessante que alguém nos informasse se a licitação sairá, ou será adiada, mais uma vez.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.