quinta-feira, 29 de outubro de 2015

FIDA: Pernambuco articula US$ 40 milhões para fortalecimento da Agricultura Familiar‏. SAIBA MAIS!

Nilton Mota, Paulo Câmara, Paulo Silveri, Leonardo Bichara Rocha e Danilo Pisani


O governador Paulo Câmara reuniu-se, nesta quinta-feira (28), com representantes do Fundo Internacional de Desenvolvimento da Agricultura (FIDA), instituição ligada à Organização das Nações Unidas (ONU). A audiência faz parte de uma articulação do Estado para captação de outras fontes de recursos para investimento em políticas públicas de fortalecimento da agricultura familiar. Também participaram do encontro, realizado no Palácio do Campo das Princesas, o secretário de Agricultura e Reforma Agrária, Nilton Mota, e dirigentes de órgãos ligados à pasta.

O acordo deve viabilizar US$ 40 milhões para aplicação em duas frentes: combate à pobreza rural e produção de alimentos com foco na agroecologia e no cooperativismo. A assinatura do protocolo de intenções com a instituição está prevista para o próximo dia 16 de novembro. O desenho do projeto deve ser finalizado em meados de 2016.

Ao lado do secretário Nilton Mota, o chefe do Executivo estadual tratou do tema com Paolo Silveri e Leonardo Bichara, respectivamente, gerente e oficial de Programa do Fida para o Brasil; e do especialista financeiro da entidade, Danilo Pisani. “Novas fontes de captação de recursos nos ajudarão a fortalecer as políticas públicas que já desenvolvemos nessa área. A agricultura familiar é a nossa base para o setor. "Vamos fortalecê-la por meio de parcerias que melhorem a qualidade de vida do povo", pontuou Paulo Câmara.

Em 2015, mesmo com todas as adversidades, o setor trouxe resultados positivos
registrando crescimento de 8% no primeiro trimestre e 7%, no segundo trimestre. A agropecuária foi o setor produtivo responsável por alavancar o número de vagas com carteira assinada no Estado, no mês de setembro. Nesse período, foram acumulados 5.818 postos de trabalho na agropecuária, sendo 4.112 do cultivo da cana e 1.214 do cultivo da uva.

Nilton Mota destacou a importância de “novas opções” na agricultura familiar. “Entendemos que é fundamental para a agricultura familiar ter a oportunidade de implementar outras culturas, como a produção de alimentos e a piscicultura. Na Zona da Mata, por exemplo, temos o grande desafio de conviver com a produção da cana-de-açúcar, dando a oportunidade aos nossos agricultores de introduzirem outras oportunidades na sua produção, principalmente na geração de alimentos, que é um tema não só nacional, mas mundial; principalmente os produtos agroecológicos”, ressaltou o secretário.

Gerente de Programas do Fida no Brasil, Paolo Silveri elogiou a “priorização política” do Governo de Pernambuco à questão do desenvolvimento rural. “A presença de políticas públicas que apoiam a agricultura familiar vão na mesma direção do FIDA e são essenciais para nós. Entendemos que um projeto não pode resolver problemas históricos, mas pode reforçar e acelerar os efeitos dessas políticas que são de Estado", comentou.

A INSTITUIÇÃO - O FIDA é uma agência das Nações Unidas. Em 1977 estabeleceu-se como uma instituição internacional de financiamento, sendo considerada como um dos principais objetivos alcançados da Conferência Mundial de Alimentos de 1974. No Brasil, o FIDA vem atuando desde 1980. Atualmente, as ações mais representativas do fundo na América Latina e região do Caribe concentram-se no Brasil.

As ações financiados pelo FIDA consistem em contribuir para o aumento da renda e melhorar a subsistência, principalmente através da promoção de saneamento hídrico, apoiando o desenvolvimento agrícola e gestão dos recursos naturais; além de incentivar a participação da população pobres nos processos de desenvolvimento por meio da melhoria do acesso à educação, infraestrutura e outros serviços.

Fotos: Roberto Pereira/SEI

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.