quinta-feira, 15 de outubro de 2015

Obras da Prefeitura de Garanhuns colocam em risco a Nascente Olho D'Água. VEJAM AS FOTOS.









As obras da Prefeitura de Garanhuns para aterramento de voçorocas podem aterrar também a Nascente Olho D'Água. Segundo informações, as obras estão sendo realizadas com recursos federais, provenientes de convênio com o Ministério das Cidades, mas, provavelmente, sem a apresentação de estudos de impacto ambiental.

Uma fonte do blog, entendida no assunto, e preocupada com a obra realizada pelo município, afirma que para realização de obras deste tipo são necessários e obrigatórios a elaboração de projetos próprios, com Estudos Prévios de Impacto Ambiental - EIA-RIMA, exigido por Leis Federais e pela Constituição, além de Licenciamentos emitidos pelo CPRH - Agência Estadual de Meio Ambiente de Instalação e Implantação, além de Laudos Técnicos e Licenciamentos pelo IBAMA - Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, por se tratar de área de preservação permanente, protegida por Lei Federal - Código Florestal e outras legislações em vigor.

Segundo nossa fonte, não se tem conhecimento nem vestígios de obras preliminares de drenagem e saneamento das áreas no entorno, caracterizando-se em mais medida​s ​paliativa​s​, ​somente aterramento, que não vai resolve​r​ o​s​ problema​s​ da​s​ voçoroca​s do bairro. Além disso​, o desnível natural​ da área vai favorecer a reabertura das fendas, levando ​toneladas de aterro, colocadas hoje, ​para dentro da área da nascente Olho D'Água, causando mais destruição com​impactos imprevisíveis, e possivelmente irreversíveis.

Vamos aguardar que a prefeitura possa informar sobre estas licenças ambientais e oferecer explicações que acalmem aqueles que lutam pelo meio-ambiente.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.