quinta-feira, 8 de outubro de 2015

TCU REJEITA CONTAS DE DILMA. E AGORA, O QUE ACONTECE?


Congresso Nacional vai analisar parecer unânime do TCU




O Governo Federal tentou de todas as formas impedir a análise das suas contas relativas a 2014, no plenário do Tribunal de Contas da União. Com a descoberta das pedaladas, instrumento ilegal utilizado para maquiar irregularidades fiscais.

Como já sabia que perderia, o governo tentou criar um ambiente político, tentando descredibilizar o voto do relator, Augusto Nardes. Não conseguiu.

Por unanimidade, os ministros do TCU recusaram a suspeição do relator.

O governo tentou também no STF barrar o julgamento das contas no TCU. Também não conseguiu. O Ministro Luiz Fux não atendeu ao pedido governista.

Assim, as contas foram julgadas e reprovadas... Por Unanimidade. Foram 14 técnicos que elaboraram o parecer assinado pelo relator, Ministro Augusto Nardes.

E AGORA??

Assim como os TCE´s, o Tribunal de Contas da União apenas indica por rejeição ou aprovação de contas. Neste caso, em nível federal, cabe ao Congresso Nacional a apreciação do parecer do TCU. É provável que isto ocorra ainda este ano, antes do recesso. O governo vai tentar empurrar para o ano que vem, esperando baixar a tensão política e administrativa.

O parecer do TCU já deve dar entrada no Congresso esta semana, e um relator será indicado. Deve ser um senador, provavelmente do PT ou do PMDB.

Mesmo que o relator indique uma coisa, o que vale mesmo é o voto da maioria dos deputados e senadores, que pode votar contrário ao relator.

Caso a rejeição seja reiterada no Congresso, a Presidente Dilma Rousseff passa a ser ficha suja, e pode ser impedida de continuar governando, devido o crime de Responsabilidade Fiscal.

É aí que a coisa pesa contra Dilma. Mesmo com a reforma ministerial que lhe daria garantias no Congresso, principalmente na Câmara dos Deputados, com a entrega de 7 ministérios ao PMDB, a situação anda complicada. O próprio PMDB não tem unidade e os partidos menores se sentiram desprestigiados. 

Já há dois dias, mesmo depois da reforma, que o governo não consegue colocar os vetos para votar no Congresso, por falta de apoio de sua própria base aliada. E olha que parte da oposição tem buscado ajudar, anunciando o voto pelos vetos. Mas é a própria base quem não está muito compromissada com o governo. A perda de apoio politico foi essencial para o impedimento de Collor, que curiosamente, hoje é aliado de Dilma, mas também está com a corda no pescoço.

É neste clima que chegarão as contas do TCU. Ainda mais com Eduardo Cunha cuspindo fogo.

Pra completar. O Tribunal Superior Eleitoral resolveu desengavetar a cassação da chapa Dilma-Temer por irregularidades na prestação de contas da campanha eleitoral, devido recebimento de doações de campanha que podem ser desvios da Petrobras, portanto, propina.

Com impeachment ou renúncia, assume o vice, Michel Temer. Com a cassação da chapa, assume o Presidente da Câmara e são convocadas novas eleições.

Tem gente que acha que Dilma não come o Peru de Natal em Brasília.

Dilma vive seu pior momento, político, econômico e administrativo, e não será fácil superar tudo isto.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.