segunda-feira, 30 de novembro de 2015

FOLHA DE PERNAMBUCO confirma que pregos são prejudiciais às árvores de Garanhuns




Recebemos há cerca de quinze dias a denúncia assinada pelo leitor Roberto Sabino, sobre a quantidade "absurda" de pregos colocados nas árvores que receberam a iluminação especial do Natal Luz de Garanhuns. Como sempre fazemos em questões polêmicas, fomos ao local, e confirmamos o que iríamos publicar. Foi assim com o aterro próximo à Nascente Olho D'Agua, cuja obra da prefeitura acabou embargada pelo Ministério Público, pela falta de licença ambiental, e até o orelhão aos pedaços na Rua Euclides Dourado. 

Um outro leitor nos enviou a informação que o Mercado Público 18 de Agosto está passando por reformas, mas não aquela prometida pela prefeitura e a qual apresentou o Projeto, que teria três andares, praça de alimentação e tudo o mais.

Quanto aos pregos nas árvores, como dissemos, recebemos o material e fomos conferir. De fato, são muitos pregos, cada luminária (estrobo) é pregada dos dois lados, e em algumas tem dezenas deles. A nossa foto, que ilustra nossa postagem, foi republicada pela Folha de Pernambuco, sem dar o devido crédito, afirmando apenas a "cortesia", de quem enviou nosso material para o jornal que circula em todo o estado.

O importante agora é registrar que professores da Universidade Federal Rural confirmaram que os tais pregos afetam as árvores, criando pontos de infectação por vírus, fungos, micróbios e bactérias, pois a perfuração atinge o tecido e a circulação, favorecendo ao apodrecimento da árvore.

A reportagem da Folha ouviu a engenheira florestal Lúcia Chaves da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e professor do Departamento de Ciência Florestal, Williams de Souza. Ambos mostraram aspectos danosos, como as citadas no parágrafo anterior.

O prefeito de Garanhuns, Izaías Régis, foi ouvido pela reportagem e disse que os pregos eram a única forma de instalar as luminárias, e desdenhou afirmando que nenhuma árvore morreu até agora. Entende-se, portanto, que a forma de fixação utilizada, com pregos, vai continuar sempre quando for colocada alguma coisa nas árvores, já que não se levou à sério os danos que estão sendo cometidos.

Um outro leitor nos enviou e-mail, infelizmente sem fotos, afirmando que no Pau-Pombo, também foram utilizados pregos nas árvores para fixação de bandeirolas. Não trouxemos ainda esta informação.

A observação sobre os pregos não é desmerecer o Natal Luz de Garanhuns, que teve grande aprovação da população, mas impedir que o preço a se pagar seja maior que R$ 1 milhão investido, que custe a vida das principais árvores das ruas e praças da cidade.

Creio que seria oportuno conduzir a questão de outra forma, mostrando à comunidade que de uma próxima vez se buscará fixar as luminárias com instrumentos que não causem impacto às árvores, e que após o Natal, uma equipe da Secretaria de Meio Ambiente vai analisar os danos causados e fazer os tratamentos necessários. Pronto!

Aliás, esperou-se da Secretaria de Meio Ambiente de Garanhuns que se manifestasse sobre o assunto, o que não aconteceu. Ficando meio sem sentido, quando mais se precisa dela.

Para conferir a reportagem da FOLHA DE PERNAMBUCO, em sua íntegra, clique aqui.

Se a mesma Folha de Pernambuco recebeu créditos da administração municipal ao trazer uma reportagem de página inteira sobre o nosso Natal Luz, porque seria criticada por mostrar a situação de risco pela qual passa as nossas árvores?

O Natal está maravilhoso e não seria nenhum demérito reconhecer esta falha e assumir o compromisso pelo Meio-Ambiente para as próximas edições.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.