quinta-feira, 26 de novembro de 2015

GARANHUNS: Izaías só coloca a UPA24h pra funcionar se tiver apoio federal ou estadual



O Prefeito Izaías Régis está retornando de Brasília, onde participou de audiência no Ministério da Saúde, apresentando dificuldades para a manutenção da UPA24h, que está sendo construída na Cohab II, em Garanhuns.

Na terça-feira (24), o prefeito esteve com o Ministro da Saúde, Marcelo Castro (PMDB), e com o Deputado Federal Jorge Côrte Real (PTB), para tratar sobre o funcionamento da Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h). "O custo para a manutenção mensal da UPA é de mais de R $ 1 milhão. O repasse do Governo Federal não representa 20% desse valor o que torna improvável que o município consiga resolver arcar com os custos ", disse Régis. 

Izaías Régis também já havia pedido apoio ao governador Paulo Câmara, para que o estado ajudasse na administração da UPA24h. 

Assim que assumiu a prefeitura, Izaías fechou o antigo Hospital Municipal, que funcionava na Santa Terezinha, reclamando que os serviços oferecidos não eram condizentes com os altos custos de manutenção. Recentemente também fechou a clínica de fisioterapia, com os mesmos argumentos. Na época da instalação do SAMU também reclamou dos custos de manutenção das ambulâncias, principalmente da que tem equipamentos avançados.

O secretário de saúde do município na época do início da construção, Arlindo Ramalho, comentou sobre a importância da obra para Garanhuns. “A UPA24h será um ótimo suporte para o município, vai ajudar a desafogar o Hospital Regional Dom Moura, dando suporte aos 135.000 habitantes garanhuenses. Para a manutenção da unidade, 50% será de responsabilidade da prefeitura, a outra metade é pactuada com o Governo Federal”. - Afirmou na época, em nota divulgada pela Secretaria de Comunicação do município.

De fato, o Hospital Dom Moura, que é um hospital de referência regional, está sobrecarregado com o atendimento de pacientes de Garanhuns, tendo que se desdobrar para dar conta da grande demanda, com mais de 80% sendo local. A abertura da UPA24h é uma esperança de desafogar as emergências. Dos 21 municípios que compõem a V GERES, apenas Garanhuns e Jucati não têm hospital municipal. Alguns dos municípios têm hospitais bem estruturados e elogiados pela população.

"Minha preocupação, enquanto gestor, é que o município não consiga manter a UPA24h, já que o custo é muito alto para o Governo Municipal. Uma das nossas prioridades é a saúde e é preciso oferecer atendimento de qualidade e humanizado, por isso a minha luta. É extremamente importante para o efetivo funcionamento da UPA que haja para uma parceria entre os Governos Federal e Estadual, só assim será possível manter a UPA 24h em nossa cidade", disse Izaías. 

O que consideramos errado é haver um investimento milionário na construção da unidade de saúde, se não há condições pré-estabelecidas de funcionamento, imaginem se já foram adquiridos os equipamentos.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.