terça-feira, 3 de novembro de 2015

IZAÍAS EM CÉU TURBULENTO - Por Paulo Camelo


Recentemente o jornalista Magno Martins, radicado no Recife, divulgou em seu blog, em 29.10.2015, o texto a seguir: “Izaías em céu de brigadeiro” 

O Magno citou que a movimentação de alguns nomes para as eleições de Prefeito em 2016, a exemplo do vereador Sivaldo Albino, do PPS, da advogada Claudomira Andrade, do DEM e do empresário Ivan Gomes Junior, do PSDB, não têm estrutura suficiente para dificultar a “reeleição do prefeito Izaías Régis, do PTB”. 

Mais adiante, o Magno se reporta a uma pérola (nosso grifo) dita por Izaías, no Congresso Estadual da UVP (União dos Vereadores de Pernambuco), realizado em outubro de 2015 em Garanhuns, a qual transcrevemos: “Izaías, disse que transformou a cidade num canteiro de obras e que fará o melhor Natal do País”.

Mas, o jornalista Magno Martins, se esqueceu de dizer que “O Céu de Brigadeiro”, se refere ao campo explorado pela Direita e pelas Elites Dominantes. Mas, mesmo assim, nesse campo, o prefeito Izaías, começa a dar sinais de fadiga e que os seus pares, os empresários, não estão totalmente afinados com o seu governo. Afinal, o prefeito Izaías Régis, atrai para si, rejeição em todas as camadas sociais. 

O prefeito Izaías Régis, procura fazer Obras de Fachada, para dizer que está trabalhando para as pessoas que circulam na cidade e especialmente os turistas. Pois o asfalto é do tipo sonrisal e as Obras de Terraplenagem estão agredindo o meio-ambiente, principalmente a nascente do Olho D’ água. 

No campo das Políticas Públicas, o seu governo deixa muito a desejar, a exemplo da saúde (precariedade no atendimento de consulta e exames), da educação, da questão social, da preservação da natureza, etc. O seu governo reprime os carroceiros, os ambulantes, os mototaxistas, etc. É um governo voltado para as Elites, ao mesmo tempo em que dar as costas para o povo. 

Por outro lado, a pérola (grifo nosso) dita por Izaías, de que fará o “melhor Natal do país”, é pura amostração e que se iguala ao que ele afirmou que uma vez eleito transformaria a Avenida Santo Antônio, numa Nova York. Ora, mesmo em tempo de crise, o prefeito amostrado, Izaías Régis, pensa em gastar cerca de R$1.000.000,00, ou mais, na ornamentação e nas atividades natalinas (banda de música, show com o cantor romântico Agnaldo Timóteo, etc) de dezembro de 2015. No nosso entendimento, as festividades natalinas devem ser patrocinadas pelo poder público e os empresários, mas não se deve jogar dinheiro fora. Parte desse dinheiro poderia ser gasto na restauração da relíquia que conta a história da cidade, localizada na Av. Santo Antônio, trabalhada em alto relevo pelo artista plástico Armando Rocha (in memorian). Cujo trabalho artístico se localiza no espaço do antigo anfiteatro onde lá está instalada a estátua de Simoa Gomes. Outras demandas sociais existem para fazer melhor uso do dinheiro público. Porquê não se pensa no Natal das pessoas carentes e idosas? Porquê não se pensa em gastar parte desse dinheiro com as pessoas enfermas, com a saúde, com a redução do valor das passagens de ônibus no período natalino, etc? 

O governo Izaías Régis, não procura atender as reivindicações da comunidade, porque é um governo voltado para atender os interesses das elites dominantes. É um governo do amostramento, da prepotência e do exibicionismo. 

Enquanto a violência permeia toda a cidade com assaltos, estupros e assassinatos, onde o poder público afim não se dar aos meios de inibir as ocorrências aqui citadas, vimos sempre a repressão policial a todos aqueles que honestamente ficam vendendo seus CD’s no centro da cidade. 

A iluminação pública com a troca das lâmpadas Fluorescentes (consomem mais energia elétrica) pelas de Led (mais econômicas), deveriam resultar no barateamento das taxas de iluminação pública, mas acontece exatamente o contrário. Além do mais, há muitas ruas às escuras, a exemplo da Rua Monsenhor Afonso Pequeno, bairro São José. 

Por outro lado, quando se amplia o leque da oposição, o prefeito Izaías Régis, se depara com a segunda força política da cidade, ora alicerçada no PCB (Partido Comunista Brasileiro), o velho Partidão, onde a esquerda de Garanhuns milita. Com o detalhe de que o PCB não depende dos políticos de outras cidades, nem da legião estrangeira, nem do governador Paulo Câmara e nem tão pouco de dinheiro da burguesia, para decidir se irá, ou não, lançar candidatos em 2016. Com uma equipe devidamente aguerrida, com propostas de governo viáveis e de impacto, o PCB de Garanhuns se constitui na fiel ameaça de impedir a reeleição do prefeito Izaías. Donde concluímos que há um CÉU TURBULENTO PARA IZAÍAS

TENHO DITO. 



Paulo Camelo de Holanda Cavalcanti, engenheiro, ex-líder estudantil e militante do PCB

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.