domingo, 8 de novembro de 2015

Quem será o vice de Izaías Régis?




Sabendo-se antecipadamente que Rosa Quidute não estará na chapa com Izaías Régis na eleição do próximo ano, quem poderia ocupar a vaga de vice?

Zé da Luz e Izaías disputaram última campanha
Dificilmente, ou melhor, é quase impossível que o PT continue na dobradinha com Izaías. Rosa Quidute deixou o partido de Lula e Dilma e foi para o PSB, que deve capitanear a oposição na eleição municipal.

Izaías, e somente ele, poderá dizer quem será o vice. A sensação de eleição tranquila ajuda na escolha, pois pode não precisar dar a vice em troca de votos, como fez em 2012. O deputado e empresário, com dificuldades em entrar no "povão", fez com Rosa a dobradinha perfeita. Izaías agora, com o poder na mão, e sem um adversário que (neste momento) coloque em risco sua reeleição, vai colocar quem quiser.

Mas quem tem o perfil para o cargo? Depende do que Izaías esteja pensando.

Antes mesmo do rompimento com a vice, Izaías já indicava que ela não continuava no cargo. E o prefeito deu várias declarações dizendo que seu vice seria um vereador. Isto ajudou a deixar a Câmara, e nomes como Gersinho, Zaqueu, Haroldo e Audálio, com a esperança. 

Mas o prefeito deixou de prometer a vice, mostrando que estava repensando a estratégia.

Outra possibilidade seria um empresário (com dinheiro pra gastar) ocupar a vice. Izaías tem bastante recursos para a próxima campanha, que deve ser "rica", aliás como foi em 2012. Só que muito mais. Entretanto, se tiver quem queira investir para ocupar um cargo "quase" certo, Izaías poderia conversar.

Mas ainda assim, acho que a terceira opção pode ser a mais provável. Explico.

Izaías vai escolher alguém da sua estrita confiança, pois pode deixar a prefeitura no meio da próxima gestão, caso se reeleja, para disputar em 2018 a campanha de Deputado, que pode ser até de Federal. Tendo alguém "seu" na prefeitura, este seria o candidato à reeleição, sentado na cadeira, em 2020. Nesta situação, dois vereadores voltariam a ter chances: Haroldo e Audálio. E poderia ser alguém que ainda não tenha mandato.

Izaías diz sempre que não é político, mas é o mais político de todos os nomes na vida pública de Garanhuns, indo e voltando. Foi deputado dez anos, prefeito agora e já planeja lá na frente, enquanto a maioria dos pré-candidatos ainda tenta se viabilizar para 2016.

Mas tudo pode mudar, caso a oposição se una e encontre um nome competitivo, pois se tem aprovação de seu governo, percebe-se uma insatisfação em setores da sociedade e em determinadas áreas do município.

E aí? Quem será o vice de Izaías? Para não dividir o grupo, ele só indicará aos 48 minutos do segundo tempo.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.