quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Santa Cruz visita o tricolor Paulo Câmara e aposta em vaga na SulAmericana



O clima de comemoração pelo acesso do Santa Cruz à Série A do Campeonato Brasileiro marcou o encontro do governador Paulo Câmara com integrantes da diretoria e parte do elenco do clube pernambucano, na manhã desta terça-feira (24), no Palácio do Campo das Princesas. Na comitiva, o presidente Alírio Moraes; o vice, Constantino Jr.; o técnico do time, Marcelo Martelotte, além do goleiro Tiago Cardoso e dos atacantes Grafite e Bruno Morais. Em maio deste ano, o governador também recebeu a visita dos tricolores, após a conquista do Campeonato Pernambucano.

Torcedor do Santa Cruz, o chefe do Executivo estadual enalteceu o acesso do time à elite do futebol brasileiro e reiterou sua torcida pelo clubes pernambucanos. “É um time com tradição no futebol brasileiro, que tem um patrimônio, uma torcida maravilhosa e que, merecidamente volta à Série A, depois de uma campanha muito bonita. O Santa Cruz com certeza vai fazer bonito no próximo ano e, junto com o Sport, vai representar bem Pernambuco. Se Deus quiser, vamos ter a oportunidade, em breve, do Náutico também subir e termos os três grandes clubes pernambucanos disputando a Série A”, previu, otimista.

Presidente tricolor, Alírio Moraes
COPA SULAMERICANA

O Santa Cruz foi ao gramado, fez sua parte e conquistou um acesso memorável. Mas a Série B ainda não acabou. A partida contra o Vitória, no próximo sábado, não servirá apenas para que a torcida tricolor comemore a subida de divisão. Existem circunstâncias que transformam este confronto em algo importante para a temporada 2016. Pode valer, por exemplo, a classificação para uma competição internacional, a Copa Sul-americana. Até por conta disto, o torcedor coral precisa comparecer no Arruda, às 16h30 do sábado. 

Há toda uma matemática por trás da partida diante do Vitória. Caso conquiste o resultado positivo sobre os baianos, o Santa Cruz terminaria na segunda posição da Série B. Desde que o novo sistema de classificação para a Sul-americana foi estabelecido, todos os times que foram vice-campeões da Segundona garantiram vaga no torneio continental. Esta é uma base fundamental para entender as probabilidades do Mais Querido.

Oito equipes brasileiras têm o direito de disputar na Copa Sul-americana. O campeão da Copa do Nordeste, o time que levanta o troféu da Copa Verde e os seis melhores classificados em campeonatos brasileiros, de acordo com os critérios vigentes. Em 2014, por exemplo, a Ponte Preta ficou com o segundo lugar da Série B e conquistou o último espaço na Sul-americana. 

Em 2013, o ponto de corte foi o Sport, terceiro colocado da Segunda Divisão. O que significa que o Santa Cruz pode garantir a classificação mesmo não vencendo a Vitória. Basta as equipes acima do Mais Querido passarem até a quarta fase da Copa do Brasil. Mas as possibilidades de participar da Sul-americana aumentam consideravelmente caso o Tricolor termine na vice-liderança. 

RANKING

Com a segunda posição, o Santa Cruz soma 320 pontos no ranking da CBF. Em terceiro lugar, seria 280. Atualmente, o Mais Querido ocupa a 36ª posição desta lista e um bom resultado contra o Vitória tornaria mais viável um retorno ao top30. 

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.