terça-feira, 1 de dezembro de 2015

Aécio Neves no Nordeste, em Pernambuco e em Garanhuns

Aécio Neves incentiva candidaturas do PSDB,
como a de Ivan Jr., em Garanhuns
Aécio Neves perdeu a última campanha, no segundo turno, para Dilma Rousseff, contudo saiu fortalecido, tornando-se um nome nacional e um dos favoritos para a campanha de 2018. Vem liderando as pesquisas, inclusive na frente de Lula e Marina. (veja aqui)

Para ganhar em 2018, Aécio precisa primeiro vencer a disputa interna contra o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, por isto, vem se articulando, mantendo uma prioridade de espalhar seu nome por todo canto, enquanto o paulista está jurisdicionado ao seu estado.

Depois, de posse dos números da última campanha, Aécio já sabe onde precisa crescer e aparecer, e o Nordeste é prioridade máxima. Em 2014, em alguns municípios, Dilma venceu com mais de 90% dos votos. Explica-se na inserção do ex-presidente Lula em sua região natalícia, e também pela força dos programas sociais do Governo Federal, particularmente o Bolsa-Família. Além disso, os opositores do PSDB, especialmente o PT, apregoam que a direita não investiu historicamente no Nordeste, e os Tucanos seriam os representantes do capitalismo nacional que "esqueceu" a região. No discurso petista, Aécio é a própria direita conservadora, corrupta, aliada do capital e que põe em risco as conquistas sociais. Contudo, o Governo Dilma se deteriora justamente naquilo que acusa seu oponente. 

Para conseguir ter um melhor discurso regional em 2018, faz parte da estratégia tucana ter candidato nas cidades-polo de toda a região, do Maranhão à Bahia, ou seja, as microrregiões precisam ter tucano voando. 

Pernambuco tem características especiais. Lula e Eduardo Campos são daqui. 

Mesmo sem Eduardo, a Frente Popular, comandada por Renata Campos e Paulo Câmara, deu quase 30% dos votos no segundo turno a Aécio, e venceu o primeiro turno com Marina, batendo Dilma e Lula. Se os outros estados da região tivessem os mesmos números, o neto de Tancredo seria presidente. Mas pegaria uma bomba chiando, pois Dilma escondeu a real situação do Brasíl, e o cenário atual seria debitado da conta de Aécio.

O apoio ao PSDB de Aécio em 2018, pode estar condicionado ao apoio tucano aos candidatos socialistas em cidades e estados, já em 2016, como Recife, e 2018, com Pernambuco, Brasília, Paraíba e a manutenção da vice em São Paulo, além de participação importante em um futuro Governo Federal.

Com Marina em sua própria Rede, o PSB tende a se aproximar mais do PSDB, já que o Governo Dilma vai descendo a ladeira. O projeto Lula ainda não é totalmente claro, e se, talvez, Eduardo estivesse vivo, seria mais fácil se reaproximar do ex-presidente. Mas o atual comando do PSB leva o partido para a oposição, aos poucos, junto a partidos como PPS, DEM, parte do PMDB e o próprio PSDB, entre outros.

Como precisa crescer no Nordeste já em 2016, os Tucanos incentivam o máximo de candidaturas possíveis, que consolidem votos para dois anos depois Mesmo perdendo em algumas cidades-polo, mas elegendo parte dos seus candidatos, o PSDB conquista um espaço fundamental para o seu projeto nacional.

Garanhuns faz parte deste plano, e a pré-candidatura apresentada é do empresário Ivan Júnior, que tem participado de reuniões com outros partidos da Frente Popular, e até com Aécio Neves, com quem esteve na última sexta-feira (27), em um encontro do partido na capital pernambucana, acompanhado de outros militantes do município, e pré-candidatos de outras regiões do estado.

Ivan Júnior convidou Aécio Neves para visitar Garanhuns em 2016. A cidade deve entrar na agenda do senador, pré-candidato à Presidência da República.

Se de fato quiser conquistar espaço político-eleitoral, tem que vir.


RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.