segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

Governador inaugura obras do FEM em Surubim, e aguarda convite de Garanhuns



A cada semana estamos divulgando aqui as inaugurações nos municípios de Pernambuco, que foram custeadas com recursos do FEM - Fundo Estadual - que possibilitou aos prefeitos ações urbanas, nestes momentos de crise. Teve município que recuperou escolas, praças, feiras... Em Garanhuns foi usado nos binários da Boa Vista e da Brasília, e até no campo de futebol do Parque Euclides Dourado.

Contudo em Garanhuns, não há qualquer menção em inaugurar as obras. Aliás, até as placas para informar que as ações eram feitas com recurso estadual desapareceram. O prefeito Izaías Régis, em recente entrevista, desdenhou, dizendo que foi pouco, registrando um percentual de apenas 3% do que foi investido na cidade. A verdade é que no município, os investimentos são vistos pela população como se fossem com recursos municipais. Precisou o Governo do Estado colocar um out-door na entrada da cidade. Mas falar em inauguração, ninguém fala. A questão passa pela oposição feita pelo prefeito ao governador.

Como tem gente que aposta que Izaías está buscando a aproximação junto a Paulo Câmara, na intenção de atrair o PSB (de novo) para seu governo, pode ser que o convite para a inauguração aconteça. No entanto, pelo tipo de atuação política do prefeito, que bateu intensamente na Frente Popular, e seus principais dirigentes, e confrontamento em Garanhuns com os defensores do Governo Estadual, é improvável que aconteça.

FEM NO MUNICÍPIOS

Foi inaugurada a 60ª praça construída com recursos do Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento Municipal (FEM). A Praça São Marcelino Champagnat, em Surubim, no Agreste Setentrional, recebeu investimento de R$ 204,6 mil da edição de 2014 do Fundo e foi entregue à população na noite do último sábado (5), com a presença do secretário de Planejamento e Gestão do Estado, Danilo Cabral, coordenador do FEM, e de lideranças locais.

“Criado em 2013 para ajudar os municípios a atravessarem a crise econômica e a seca, o FEM foi mantido como política do Governo Paulo Câmara. Em um momento de restrição financeira, o Governo do Estado prova que é possível firmar parcerias com os municípios e continuar entregando obras à população”, afirmou Danilo Cabral durante a inauguração do equipamento.

Desde sua criação, o FEM já financiou R$ 337 milhões em obras realizadas em parcerias entre o Governo do Estado e os municípios. A maior parte dos recursos foi investida em infraestrutura. Já foram entregues à população, por exemplo, 48 unidades de saúde e 35 unidades escolares reformadas ou construídas, cinco matadouros públicos, oito mercados municipais, além de praças e ruas.

A Praça São Marcelino Champagnat conta com 33 mastros e pavilhões, dos quais 27 serão dedicados aos Estados e outros seis, ladeando a igreja de São Marcelino, destinados às bandeiras do Brasil, França (país berço de Marcelino Champagnat, fundador da congregação dos irmãos Maristas), Vaticano, Diocese de Nazaré da Mata, de Surubim e Marista. Além das bandeiras oficiais, serão fixadas, no local, placas de inox contendo os escudos e letras dos hinos dos Estados, narrando seus respectivos históricos, os mastros e as placas de inox forma adotados e patrocinados por famílias tradicionais da cidade.

Fotos: Douglas Fagner

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.