GOVERNO DO ESTADO DE PERNAMBUCO

GOVERNO DO ESTADO DE PERNAMBUCO
CLIQUE E SAIBA MUITO MAIS

CLIQUE NA IMAGEM E SAIBA MAIS

UNOPAR GARANHUNS

UNOPAR GARANHUNS
CLIQUE NA IMAGEM

FORAM DESTAQUES DO BLOG. CLIQUE E CONFIRA!

terça-feira, 13 de dezembro de 2016

Luiz Gonzaga, Gonzagão, Doutor Honoris Causa


Este dia 13 de dezembro é dia de festa em Exu, Terra de Gonzagão, que se vivo fosse, estaria completando 104 anos. Muito forró e encontro de fãs marcam a festa, atraindo pessoas de todo o país, especialmente do Nordeste, que vão para o Parque Aza Branca e curtem as programações especiais do Governo do Estado e da prefeitura.

A peregrinação se explica pela importância do homenageado, pois trata-se de um Rei, que inventou seu próprio reinado. Esta referência, embora popular, chegou aos estudos científicos acadêmicos.

Em 2012, a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) concedeu ao cantor e compositor Luiz Gonzaga o título de Doutor Honoris Causa (in memoriam), maior honraria das instituições de ensino superior. A homenagem fez parte das comemorações do centenário do Rei do Baião e dos 100 anos dos primeiros cursos da UFRPE. 

A ideia de conceder o título a Luiz Gonzaga veio do professor e pesquisador da UFRPE Severino Mendes Júnior, especialista em aves migratórias. Durante uma reportagem na qual o professor explicava as aves que ilustraram canções do compositor, a exemplo da Asa Branca, Acauã e do Assum Preto. Na ocasião da entrevista, o professor afirmou que, pela afinidade das letras de Gonzaga com os estudos da UFRPE – que ilustraram outras reportagens sobre o tema, a exemplo das árvores – o compositor merecia o título máximo de Doutor Honoris Causa.

TÍTULO - O Título de Doutor Honoris Causa é concedido a personalidades que tenham se distinguido pela sabedoria ou pela atuação frente a artes, ciências, filosofia, letras ou das relações com a sociedade. A UFRPE já concedeu o título a personalidades como o escritor Ariano Suassuna e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. 

POSTAGENS ANTERIORES, CLIQUE NO LINK

POSTAGENS ANTERIORES, CLIQUE NO LINK

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.