terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Paulo Câmara empossa Pedro Falcão na Reitoria da UPE e renova compromisso com a universidade






Auditório com diversas autoridades completamente lotado
Chegamos agora da capital pernambucana, onde acompanhamos a solenidade de posse de Pedro Falcão e Socorro Cavalcanti como Reitor e vice, respectivamente, da Universidade de Pernambuco. Uma solenidade prestigiada pela comunidade acadêmica e representantes de diversas instituições sociais. Anotamos as presenças dos Deputados Federais Tadeu Alencar e Gonzaga Patriota.

Destaque para a presença do governador Paulo Câmara, secretários estaduais, prefeitos, etc. Coube ao governador dar posse a Pedro, que logo na sequência assinou a nomeação dos seus Pró-Reitores. 

Muitos amigos de Garanhuns estiveram prestigiando a posse de Pedro Falcão. Os secretários Janecélia Marins e Wanderley Lopes representaram a administração municipal. Os vereadores Gersinho Filho e Audálio Filho também estiveram presentes. A UPE Garanhuns esteve em peso. Da imprensa, nosso amigo Luciano André, da Rádio Marano. O ex-vereador de Bom Conselho, Carlos Alberto, representou a Terra do Papacaça. Zé Mário Correia, foi citado representando estes amigos. 

Reitor da UFPE, garanhuense Anízio Brasileiro
Anotamos também as presenças dos reitores da UFPE, Anízio Brasileiro, e do IFPE, Claudia Sansil.

Da Universidade de Pernambuco, representantes de todas as unidades, com seus diretores e muitos professores, além de servidores e estudantes, com suas entidades. Clóvis Gomes, da UPE Garanhuns, disponibilizou transporte inclusive para servidores, que puderam assistir a posse do amigo.

Familiares de Pedro Falcão foram abraçá-lo, mesmo ainda superando a perda de D. Vila, sua sogra, falecida há poucos dias. Pedro fez menção à mãe de sua esposa, Etiane. D. Vila era casada com Antônio Tenório, ex-prefeito de São João. Um ingrediente a mais para que a cerimônia ganhasse ainda mais contornos de emoção. Estavam lá as três filhas, irmãos, tios, ... 

Após empossar o reitor da Universidade de Pernambuco (UPE), Pedro Falcão, o governador Paulo Câmara garantiu, nesta terça-feira (6), que a Educação Superior do Estado está no caminho certo. "Foram oitos anos de avanços e a nossa prioridade é consolidar todas essas ações", assegurou o chefe do Executivo, reforçando que não faltarão investimentos para a área. A UPE está presente em Pernambuco com 11 campus, totalizando 53 cursos de graduação. Para o governador, a instituição desempenha um papel fundamental na formação de jovens e também no fortalecimento da comunidade científica brasileira. 

Governador Paulo Câmara em seu discurso

"Temos o desafio de fazer a Educação, em todas as instâncias, chegar com qualidade a todos os municípios. Para isso, estamos sempre em busca de novos investimentos e avaliando formas de otimizar os recursos (humanos e financeiros) que já estão disponíveis", pontuou Paulo Câmara, lembrando que essa é uma tarefa incansável e que sempre fará parte da sua agenda. " - Paulo Câmara.

METAS - A cerimônia de posse de Pedro Falcão e Socorro Cavalcanti, a nova vice-reitora, aconteceu no auditório da Faculdade de Ciências da Administração de Pernambuco (FCAP), no bairro da Madalena, no Recife. Os professores foram eleitos para o quadriênio (2015-2018) por servidores, docentes e alunos da instituição pública. 

No ato, que contou com uma apresentação da orquestra do Movimento Pró-Criança, o novo reitor se comprometeu em realizar uma gestão democrática. "O nosso plano de gestão foi transformado em projetos que, em breve, vão se tornar ações", comentou Pedro, salientando que os avanços obtidos pela instituição fazem parte de uma obra coletiva. 

Além do protocolo, compromissos foram assumidos
O professor Carlos Calado, que comandou a UPE até dezembro do ano passado, disse, em seu pronunciamento, que não há desenvolvimento social sem educação pública de qualidade. "A nossa gestão não teve medo de ousar e batalhou por cada conquista. Tenho certeza que a nova reitoria vai fazer prosperar ainda mais as conquistas da instituição, pois a dupla conhece a universidade", finalizou Calado. 

Voltaremos a postar mais fotos!



Perfil da nova reitoria da UPE: 

Este blogueiro com o novo reitor
Reitor - O professor Pedro Henrique de Barros Falcão é Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Federal Rural de Pernambuco; Mestre em Ciências na área de Biologia Celular e Molecular pela Fundação Oswaldo Cruz; e Doutor em Ensino, Filosofia e História das Ciências, pela Universidade Federal da Bahia. Presidiu o Conselho Regional de Biologia - 5° Região e coordenou a Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão. Pedro já dirigiu o Campus Garanhuns e foi Pró-Reitor Administrativo da UPE. Além disso, o agora reitor foi secretário-executivo de Ciência e Tecnologia do Estado, de abril até agosto do ano passado. 

Socorro com Pedro e Paulo
Vice-reitora - Maria do Socorro de Mendonça Cavalcanti é farmacêutica-bioquímica pela Universidade Federal de Pernambuco. Mestre em Bioquímica pela UFPE e doutora em Biologia Molecular pela Universidade Federal de São Paulo. Foi pesquisadora do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Maria Cavalcanti também foi vice-chefe do departamento de Ciências Fisiológicas; e coordenadora de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão e Diretora do Instituto de Ciências Biológica. A professora coordenou ainda o Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde, e foi avaliadora do Ministério da Educação e Cultura. Maria também fez parte do Comitê de Ética em Pesquisa da UPE. É Sócia Ordinária da Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular e docente permanente do Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde; e também do Programa de Biologia Celular e Molecular Aplicada, ambos da UPE; e docente permanente do doutorado Rede Nordeste de Biotecnologia.

Fotos: Roberto Pereira/SEI / Ronaldo Cesar Carvalho

Vencedor do Pré-Amp vem para o Festival de Inverno de Garanhuns



As bandas da nova cena musical pernambucana têm até esta quarta-feira (7) para se inscrever para a seleção deste ano do Festival Pré-Amp. Dezoito grupos com trabalhos autorais inéditos serão escolhidos para se apresentar no palco do evento, realizado de 30 de janeiro a 6 de fevereiro, na Rua da Moeda, no Recife Antigo.

As inscrições podem ser feitas pelo email festivalpreamp2015@gmail.com. Os grupos devem enviar a ficha de inscrição, disponível no site do festival, assinada por um integrante, que deve anexar também cópias do CPF e do RG. Além disso, são exigidas três músicas ainda não lançadas comercialmente e um release contando a história da banda.

A lista dos selecionados será divulgada ainda na primeira quinzena deste mês. As 18 bandas serão escolhidas por um júri composto por indicações da Articulação Musical Pernambucana (AMP) e da Secretaria de Cultura da Cidade do Recife.

Os grupos se apresentarão em três etapas eliminatórias, entre os dias 30 de janeiro de 2015 e 1º de fevereiro. A partir daí, serão classificados seis concorrentes para a fase final, sendo três através do juri escolhido pela AMP e três através do voto popular, uma novidade desta edição do festival, a 12ª. A final será no dia 6 de fevereiro.

Uma semana depois, no Carnaval, os três primeiros colocados farão show dentro da programação oficial do Recife. Além disso, o primeiro lugar se apresentará no Palco Pop do Festival de Inverno de Garanhuns, no Agreste, e ganhará a gravação, mixagem e prensagem de mil cópias de um CD. O vencedor da votação popular receberá um vale compras de R$ 2 mil em uma loja de instrumentos musicais.


Maria da Penha nas escolas de Garanhuns



Eliane Simões
O projeto Maria da Penha vai à Escola será levado para escolas de Garanhuns. A partir do mês de agosto, temáticas que envolvem gênero, raça e etnia serão trabalhadas em sala de aula. Antes disso, no mês de março, gestores, professores e coordenadores serão capacitadas. A execução do projeto, realizada pela Secretaria da Mulher (Secmul) em parceria com a Secretaria de Educação e Esportes (Seduce), visa a mudança de comportamento dos estudantes, prevenindo possíveis atos de violência.

A secretária da Mulher de Garanhuns, Eliane Simões Vilar, fala sobre a importância de trabalhar os temas que envolvem gênero e violência nas escolas. “Entender que violência de gênero e suas derivações estão enraizadas na cultura, que se reproduz, também, de forma contínua, na escola, nos impulsiona a querer levar esses assuntos para dentro das salas de aula. E como é o ambiente onde os adolescentes estão para aprender, é de fundamental importância incluir temas como esses no programa escolar”, completa a titular da pasta.

A proposta do programa Maria da Penha vai à Escola é discutir a questão de gênero e suas variações, e a reflexão, para a mudança. Durante as práticas do programa serão propostas metodologias para que se trabalhe as temáticas a partir de capacitações por meio de rodas de conversas e, posteriormente, formulando políticas públicas para implantação no município.

Na primeira fase do projeto, que iniciará em março deste ano, serão realizadas atividades com os gestores, coordenadores e professores. Na segunda fase, que acontecerá a partir do mês de agosto, as ações acontecerão com os pais e estudantes das instituições. A proposta é envolver todas as escolas da Rede Municipal de Ensino de Garanhuns.

SECOM GARANHUNS

Inscrições para Sisu e ProUni 2015



As inscrições para as edições 2015 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e do Programa Universidade para Todos (ProUni) foram definidas, nesta segunda-feira (5), no edital publicado no Diário Oficial da União pelo Ministério da Educação (MEC).

As inscrições do Sisu começarão no dia 19 de janeiro, indo até o dia 22. Já as do ProUni terão início no dia 26 do mesmo mês, até o dia 29.


As inscrições devem ser realizadas exclusivamente no site dos programas. A primeira chamada do Sisu será divulgada no dia 26 de janeiro, e a do ProUni, no dia 2 de fevereiro.

Pode se inscrever no Sisu quem fez o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2014 e não zerou a redação, para concorrer a vagas em universidades públicas. Para participar do ProUni, o estudante também deve ter participado do Enem 2014, não pode ter diploma de ensino superior, deve comprovar renda familiar de até três salários mínimos e ter cursado o ensino médio em escola pública, ou como bolsista integral em escola privada.

Regulamentação do ProUni

Além da definição do calendário, o MEC também publicou a regulamentação do processo seletivo para o ProUni. Segundo o documento, o estudante deverá obter um mínimo de 450 pontos no Enem para participação no programa.

Além disso, na semana passada foi divulgada, também, uma alteração que limita que estudantes utilizem ao mesmo tempo os recursos do Fies e a bolsa do ProUni. O documento fez exceção ao caso de se tratar de bolsa parcial do ProUni e o Fies ser usado para pagar o restante do valor quando ambos os benefícios se destinarem ao mesmo curso, na mesma instituições de ensino.

Fonte: Guia do Estudante / Blog da GRE Agreste Meridional

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.