terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Bom Conselho tem carnaval com bonecos gigantes

Zé Puluca, Pedro de Lara e Basto Peroba. A festa promete mais bonecos a cada carnaval


Trago do Blog do amigo Emmanuel Costa, O Argonauta, a informação de que o presidente da AMABC (Associação dos Músicos Amadores de Bom Conselho), Carlos Alberto, foi buscar na capital pernambucana, o boneco gigante de Basto Peroba, um dos maiores sanfoneiros do estado, agora retratado de grande forma. Homenagem em vida a quem faz por merecer! 

O boneco é criação do grande artista bonequeiro Camarão de Olinda, e já está pronto para cair na folia carnavalesca, que acontecerá no dia 08 de fevereiro, O Carnaval de Zé Puluca, em parceria com o Governo do Estado de Pernambuco e Prefeitura Municipal de Bom Conselho. Aliás, a festa faz referência ao grande Maestro Zé Puluca, que dedicou sua vida à música e a sua cidade.

“Estou muito feliz com o resultado final do Boneco Gigante de Basto Peroba. não temos dúvida que existe bastante semelhança com o nosso artista homenageado. É bom lembrar que o artista Camarão é um dos profissionais mais requisitado pela Fenearte de Pernambuco. Josenildo Bezerra da Silva, é também o pai dos bonecos do Maestro Zé Puluca e Pedro de Lara”. Afirma Carlos Alberto, presidente da AMABC. 

No próximo sábado, dia 24, está programado um desfile pelas ruas da cidade de Bom Conselho, para apresentação do boneco gigante de “Basto Peroba” acompanhado pelo boneco do maestro “Zé Puluca”. A concentração será no centro de convivência do idoso às 15 horas, e a chegada será no Polo do Carnaval de Zé Puluca, em frente à Igreja de São Sebastião.

Ofertas de Verão Alves Motos Honda


Arcoverde lança calendário de eventos




O Calendário de Eventos 2015 de Arcoverde será lançado, nessa sexta-feira (23), às 11h, em coletiva de imprensa, no gabinete da prefeita.

A solenidade comandada pela gestora e apresentada pelo Secretário de Turismo e Eventos, Albérico Pacheco, exibe os principais acontecimentos realizados pela Prefeitura ou apoiados pela mesma como: o 9º Baile Municipal, Folia dos Bois, Semana da Paixão, São João, Festa da Padroeira Nossa Senhora do Livramento, Desfile Cívico, Semana do Bebê, Feira de Cidadania, promovida pelo Ministério Público e a Feira do Projeto Colmeia, realizada pelo Sesc.

“São eventos de relevância cultural, econômica e histórica para cidade”, enfatiza a prefeita Madalena Britto. O calendário vai ficar disponível no site www.arcoverde.pe.gov.br e é distribuído também para os presentes, assim como, para os representantes do trade turístico da região e do estado.

Garanhuns na Marcha das Mulheres Negras



A Secretaria da Mulher de Garanhuns recebeu, na semana passada, a visita de representantes da Marcha das Mulheres Negras de Pernambuco. Na ocasião, foi discutida a possibilidade da criação do Comitê das Mulheres Negras de Garanhuns, para fortalecer o protagonismo dessas mulheres na cidade, frente ao racismo e outras questões constantes nas relações sociais.

Com data ainda a definir, será realizado o lançamento oficial do comitê municipal, que contará com representação estadual e com as mulheres negras da cidade. “No Brasil, temos 49 milhões de mulheres negras e, muitas delas, vivem a face mais cruel da violência, aliada ao racismo e ao sexismo. Sendo a base para o desenvolvimento econômico e político do Brasil, estão, ainda, na invisibilidade da história, enfrentando a negação da existência, reivindicando a inclusão e percebendo que a exclusão ganha a cada dia novas formas”, enfatiza a secretária da Mulher, Eliane Simões.

Eliane também falou da importância desse tipo de ação em Garanhuns. “Em uma cidade com tantos sítios quilombolas, abrir espaços de discussões com a sociedade sobre essas questões, é função do poder público e dever dos agentes que fomentam políticas públicas no nosso município”, ressalta a titular da pasta.

Marcha das Mulheres Negras – A estrutura da desigualdade de raça e de gênero se mantém por meio da concentração de poder racial. A Marcha das Mulheres Negras tem o intuito de denunciar a ação sistemática dessas práticas que afasta até mesmo a cultura, os saberes e a continuidade do legado ancestral.

SECOM GARANHUNS

PERNAMBUCO: Saúde regional tem avançado e conquistado reconhecimento da população



O ex-governador Eduardo Campos traçou um plano de investimentos na saúde regional, e deixou outra estrutura, mais moderna e eficiente. Infelizmente não poderá ver a construção e funcionamento de um novo hospital regional, anunciado por ele mesmo.

Cobrado pela população. Eduardo fez investimentos que reestruturaram o Hospital Dom Moura. Lembram que no passado faltava tudo? O Dom Moura estava sempre na Ronda Policial com a população mostrando a falta de medicamentos e tudo mais. Era todo dia. O governo do estado fez reformas necessárias, inclusive na emergência de adultos, principal porta de entrada da Unidade de Saúde de Referência Regional. Introduziu programas de Residências Médicas. Inaugurou uma UTI com dez leitos. Muita gente ainda critica, sem ter entrado lá nos últimos tempos. É o recall de anos de penúria.

Emergência Hospital Dom Moura
Um problema continua sendo o quadro efetivo de médicos, mas já foi um drama maior. A Secretaria de Saúde promoveu seleções públicas e concurso. Chamou novos quadros, mas a dificuldade está em todo o Brasil, em conseguir profissionais especialistas para algumas áreas, entre elas pediatria. Mas hoje o Dom Moura tem atendimento para todos, oferecendo serviços a mais de dez mil pessoas mensalmente, advindas até de outras regiões do estado. Com muito esforço e dedicação do quadro de servidores.

Eduardo também implantou o SAMU regional, com o atendimento ao paciente sendo agilizado já no local do acidente ou da necessidade. Garanhuns tem duas unidades, sendo uma delas com equipamentos de UTI. Hoje, temos SAMU nos 21 municípios da região.

Eduardo anuncia projeto de novo Hospital Regional
na inauguração da UPAE Garanhuns
A UPAE, iniciativa que deve ser uma das bandeiras nacionais do segundo governo Dilma, já funciona em Pernambuco com altos índices de aprovação popular. Em todas as unidades a população tem acesso a um médico especialista, e se for o caso, têm seus exames e até cirurgias na própria unidade. Tudo isso após passar pelo PSF, criando uma rede de assistência, que se inicia no médico do Posto de Saúde. A UPAE Garanhuns atende mais de sete mil pacientes por mês, são pessoas que gastariam um dinheiro que não têm nos consultórios particulares, ou simplesmente não fariam suas novas consultas e exames por não disporem de planos de saúde, e nem condições para se deslocarem para outras cidades onde os serviços são oferecidos gratuitamente. Tivemos a primeira UPAE do estado.

É claro que tem investimento federal e dos municípios, mas falamos aqui dos avanços que estão melhorando a vida das pessoas.

E por falar em investimentos federais, para complementar esta ampla rede, teremos em breve a UPA24h, que será gerida pelo município. A construção já está bem adiantada na entrada da Cohab II.

E teremos o novo Hospital Mestre Dominguinhos, que junto a UPA24h, vão ajudar a desafogar o Hospital Dom Moura, que deve mudar de perfil. Aliás, por anos, décadas, o hospital segurou a barra sozinho, vencendo adversidades e tendo agora, reconhecimento.  

UPA24h deve entrar em funcionamento ainda este ano
No final de 2014, o Ministério da Saúde, premiou o trabalho realizado pela Residência Multiprofissional do Hospital Dom Moura, colocando entre os 30 melhores do país. Trata-se do Prêmio Inovasus, que busca práticas que melhorem a saúde da população e sirvam de exemplo para o país.

Com estes investimentos, perguntamos: Pode melhorar? É claro que pode, pois serviços como saúde e educação precisam de investimentos sempre, tanto em instalações, equipamentos e material humano. Mas é inegável ver os avanços na saúde regional, e podemos creditar ao governo que passou.

Quando tivermos tudo funcionando. UPA24h para urgências e emergências. Hospital Mestre Dominguinhos como referência regional. UPAE, SAMU, hospital Dom Moura readequado a outras necessidades, PSF´s cumprindo a função comunitária, além da rede conveniada, com laboratórios e hospitais, como o Perpétuo Socorro com Oncologia, por exemplo, tudo isto sob supervisão da V GERES, que tem conseguido impactar positivamente a saúde regional, teremos um outro quadro no atendimento à população, quanto ao serviço público de qualidade. Mas para quem esperou tanto, já podemos ver algo no presente.

Investimentos que foram feitos no curto e médio prazos. Quanto ao novo governo, já começa com o crédito, se de fato agilizar a construção do novo hospital. E Paulo Câmara prometeu ser o primeiro a ser entregue em sua gestão O Projeto do HMD já está pronto.

Que o futuro que se desenha, aconteça.

ESTÁGIO REMUNERADO: Secretaria de Educação abre inscrições em Garanhuns



A Secretaria de Educação e Esportes (Seduce) informa que serão abertas, no período de 26 a 30 de janeiro, as inscrições para a seleção de estudantes de cursos de licenciatura (áreas diversas), pedagogia e curso normal médio, para estagiarem como regentes, monitores ou apoio de sala de aula na Rede Municipal de Ensino. 

Serão oferecidas vagas nas etapas da Educação Infantil e Ensino Fundamental, nas modalidades de Educação de Jovens e Adultos e Educação Especial, nas diversas áreas de ensino, conforme necessidade ou afastamento temporário de professores. Os estágios são remunerados.

Para o ato de inscrição, são necessários os seguintes documentos: original da declaração de matrícula da instituição onde estuda, histórico escolar, cópia da identidade, CPF e título de eleitor, comprovante de residência, de cursos e capacitações com carga horária superior a 40 horas/aula.

Governo aumenta impostos sobre combustível e crédito bancário


Campanha eleitoral é uma coisa, governar é outra!


O governo anunciou quatro medidas envolvendo a cobrança de tributos em operações de crédito, combustível e importação. Entre elas está o aumento do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) sobre as operações de crédito ao consumidor de até 365 dias. O imposto passa de 1,5% para 3% ao ano, alíquota que estava em vigor em 2011. Além disso, fica mantida a cobrança de 0,38% para cada operação, em vigor desde o fim da CPMF (Contribuição Provisória sobre a Movimentação Financeira).

Outra medida anunciada foi o ajuste da alíquota do PIS/Cofins sobre a importação, de 9,25% para 11,75%. Segundo o ministro, trata-se de uma correção para "não prejudicar o produtor doméstico".

A terceira mudança anunciada foi o aumento de taxas sobre combustíveis. A elevação do Pis/Cofins e a retomada da Cide aumentarão o preço da gasolina em R$ 0,22 e o do diesel em R$ 0,15.

O reajuste de Pis/Cofins para combustíveis tem efeito imediato; a alta da Cide entra em vigor em 90 dias.

Finalmente, a última medida envolve a tributação do setor de cosméticos: os atacadistas passarão a pagar IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) igual aos industriais.

Para ler a matéria completa... UOL ECONOMIA


RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.