quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

Humberto defende medidas econômicas e diz que discurso golpista é baseado em argumentos frouxos

O líder do PT no Senado, Humberto Costa (PE), afirmou nesta terça-feira (10), em seu primeiro discurso do ano no plenário da Casa, que a oposição ainda esperneia por conta do resultado das urnas do ano passado e segue disseminando o discurso “golpista raso e com argumentos frouxos” de impeachment contra a presidenta democraticamente eleita Dilma Rousseff.

Segundo o parlamentar, o discurso dos opositores agora é baseado em análises dos "cíclicos índices de aprovação e popularidade de governos". “O debate é raso porque é respaldado em argumentos frouxos – alguns até encomendados e pagos a peso de ouro – feitos sob medida para prejudicar um governo legitimamente eleito, que acaba de começar”, declarou.

O senador acusou os partidos de oposição de usarem de maneira irresponsável um escândalo de corrupção e uma pesquisa de opinião pública negativa para querer fomentar o "fora, Dilma". “Se forem nessa linha, peço que não esqueçam, também, de pegar o caso do trensalão tucano e a última Datafolha para usar contra o recém-empossado governador de São Paulo. Garanto que ele cai no mesmo dia”, ressaltou. 

Programa de Línguas da UPE abre seleção de professores-estagiários‏

O Programa de Línguas e Informática (Prolinfo) da Universidade de Pernambuco (UPE) está iniciando processo de seleção de professores-estagiários para atuação em seus cursos de inglês, espanhol, português, informática e computação gráfica, na capital e no interior. Em 12 anos de existência, o Prolinfo, ação de extensão da UPE sem fins lucrativos, já oportunizou o treinamento docente de mais de 500 professores pernambucanos.

Para ensinar no Programa, é necessário possuir vínculo com instituição de ensino superior (graduação ou pós-graduação). O interessado deve cadastrar currículo no site www.prolinfo.com.br, na seção “Contato-Trabalhe Conosco”. O teste para ingresso como professor-estagiário é composto por entrevista, avaliação escrita e demonstração de aula. O diferencial do Prolinfo está na formação de seu corpo docente. Como programa público, o Prolinfo oferece, à população pernambucana, cursos de alta qualidade a preços bem abaixo do mercado, além de servir como campo de estágio único a estudantes de licenciaturas.

Atualmente, cerca de 90 professores-estagiários estão atuando no Prolinfo. “Oferecemos um programa de estágio diferenciado, porque nosso professor fica totalmente responsável por suas turmas. Essa é uma oportunidade difícil de encontrar em escolas regulares, em que, muitas vezes, o aluno de licenciatura atua como monitor ou é deslocado para serviços administrativos”, explica o coordenador geral do Prolinfo, professor Carlos Silva. Todos os professores-estagiários do Programa são acompanhados de perto por uma equipe de supervisores pedagógicos, que fornecem orientações em termos de metodologia de ensino.

Além da capital pernambucana, onde oferece turmas nos vários campi da UPE, o Prolinfo possui polos na Região Metropolitana (Camaragibe), na Zona da Mata (Nazaré da Mata), no Agreste (Garanhuns), e no Sertão (Petrolina), municípios em que a UPE também está presente. “A interiorização do Programa não apenas beneficiou a população desses municípios, para quem cursos como os nossos são raros, mas também aos estudantes de licenciaturas de várias faculdades que precisam de prática em sala de aula”, comenta o coordenador de interiorização do Prolinfo, professor Vinícius Pascoal.

PROLINFO EM NÚMEROS

- Mais de 500 professores já passaram pelo Programa
- 300 turmas são abertas por semestre
- 5 mil alunos matriculados por semestre
- 40 mil alunos em 12 anos de existência
Saiba mais em www.prolinfo.com.br

Músicos têm cachés mínimos no Carnaval de Pernambuco. Polícia pode fiscalizar!



O Sindicato dos Músicos de Pernambuco (SINDIMUPE) se reuniu, nesta segunda-feira (09), com o Presidente da Ordem dos Músicos do Brasil – Regional Pernambuco, Corpo de Bombeiros e a Secretaria de Defesa Social de Pernambuco. Entre os assuntos abordados, ficou decidido que serão realizadas blitz, com apoio das entidades, durante o período carnavalesco em diversas regiões do estado. A ideia é fiscalizar contratos, valores de cachês e a exploração do trabalho infantil em orquestras e shows, além de realizar vistorias em palcos, trios elétricos e alojamentos criados por empresários para acomodar os músicos que vêm do interior para trabalhar durante o carnaval pernambucano. 

De acordo com o Presidente do Sindicato dos Músicos de Pernambuco, Eduardo de Matos, outros órgãos como Ministério Público do Trabalho – 6º Região, Ministério Público Federal, Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (antiga DRT)', Ministério Público de Pernambuco, Juizado da Infância e Juventude, DPCA, dentre outros, também já foram acionados e a ideia é intensificar a fiscalização durante o Carnaval. “Nesse período vamos correr várias cidades e bairros da RMR e cidades do interior do Estado para fazer esse tipo de ação. Queremos coibir a exploração de músicos e principalmente de crianças nas bandas e orquestras”, contou. 

CACHÉS: A SINDIMUPE deve cobrar dos empresários e municípios o pagamento do piso salarial dos músicos (que antes não existia) e o caché mínimo de R$120,00/3h em orquestras itinerantes e R$300,00/2h para palcos e trios.

Para o Coronel Basílio Barbosa, a Secretaria de Defesa Social e a Polícia Militar estarão juntas apoiando o sindicato nas Blitz e dando todo o encaminhamento no caso de irregularidades. “Nós estaremos recebendo todas as denúncias e iremos dar continuidade ao processo repassando as irregularidades para os batalhões e delegacias”, finalizou.

Pernambuco terá Centro de Distribuição da Toyota‏



O governador Paulo Câmara assina, nesta quarta-feira (11), no Palácio do Campo das Princesas, o protocolo de intenções para a implantação de um Centro de Distribuição de veículos da Toyota próximo ao Complexo Portuário de Suape, em Ipojuca, na Região Metropolitana. O ato que acontece nesta manhã, conta com a presença do presidente da Toyota no Brasil, Koji Kondo. 

O empreendimento começará a funcionar no primeiro trimestre de 2016. Com um cenário fiscal atrativo e uma logística forte, Pernambuco saiu na frente da Bahia e do Ceará e fechou a implantação do CD da Toyota, que contemplará, na segunda fase do projeto, uma pequena linha de montagem.

“A instalação de um Centro de Distribuição da Toyota em Pernambuco confirma a nossa vocação de polo concentrador de cargas para toda a região Norte-Nordeste. A posição geográfica do nosso Estado, aliada à nossa infraestrutura logística, cada vez mais nos qualifica a acolher novos empreendimentos dessa natureza”, destaca Paulo Câmara. Na última quinta-feira (5), o governador esteve em São Paulo acertando os último detalhes com executivos da montadora. 

Paulo Câmara articula vinda a Pernambuco de equipe do Ministério da Justiça‏

Paulo Câmara esteve com o Ministro José Eduardo Cardozo


O governador Paulo Câmara reuniu-se, em Brasília, nesta terça-feira (10), com o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo. O chefe do Executivo estadual levou ao titular da pasta um documento detalhado com o diagnóstico do sistema prisional de Pernambuco. Em virtude do relatório, Paulo acertou com o ministro a vinda de uma equipe do Departamento Penitenciário do ministério ao Estado nos dias 24 e 25 de fevereiro.

Na reunião desta terça, Paulo Câmara também apresentou uma série de propostas do Estado para abertura de novas vagas e melhoria do sistema. Entre as ações apresentadas estão a construção de quatro novos presídios, conclusão e reformas de unidades já existentes, aquisição de equipamentos e sistema de monitoramento eletrônico. 

"Foi um encontro muito transparente, esclarecedor e de alinhamento de informações. O ministro se mostrou sensibilizado com a situação de Pernambuco, entendendo também o papel do Governo Federal em relação ao tema", afirmou Paulo Câmara, que estava acompanhado na reunião dos secretários Danilo Cabral (Planejamento e Gestão) e Pedro Eurico (Justiça e Direitos Humanos).

De acordo com Pedro Eurico, o ministro se mostrou bastante receptivo às demandas de Pernambuco. "Ele reconheceu que a questão penitenciária é uma questão de Estado e está acima das partidárias”, pontuou o secretário da Justiça e Direitos Humanos.

José Eduardo Cardozo disse entender que o caso pernambucano merecia uma atenção especial, mesmo diante do quadro econômico de restrição fiscal que se apresenta para o País. E a decisão de mandar uma equipe para Pernambuco, argumentou José Eduardo Cardozo, faz parte dessa atenção especial com o Estado.

Fotos: Humberto Pradera/Divulgação

Projeto para reduzir acidentes com motos chega a Garanhuns‏



O projeto Salvando Vidas, uma iniciativa do Comitê Estadual de Prevenção aos Acidentes de Moto em Pernambuco (Cepam) e do projeto Moto Amiga, será implantado em Garanhuns. O Salvando Vidas que tem como objetivo desenvolver ações preventivas, educacionais e de fiscalização para tentar reduzir o número de mortos em acidentes com motos em Pernambuco. A parceria foi firmada durante uma reunião, nesta segunda-feira (09), entre o coordenador do Cepam, médico João Veiga, a presidente da Autarquia Municipal de Segurança, Trânsito e Transportes de Garanhuns (AMSTT), Ana Maria Rossini, e o representante do Moto Amiga, Guto Alves.

No encontro, ficou decidido que a AMSTT vai georeferenciar os 20 pontos onde mais acontecem acidentes com motos na cidade. Depois desse levantamento, serão realizadas ações para resolver os problemas, sejam eles de competência municipal, estadual ou federal. A presidente da AMSTT, Ana Maria Rossini, também se comprometeu a intensificar a fiscalização da motos irregulares e das cinquentinhas. “Vamos reformular a legislação que regula a atuação dos mototaxistas e já temos um projeto de lei pronto para regulamentar as cinquentinhas”, disse Ana Maria.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.