COMPESA

GOVERNO DO ESTADO DE PERNAMBUCO

CLIQUE NA IMAGEM E SAIBA MAIS

UNOPAR GARANHUNS

UNOPAR GARANHUNS
CLIQUE NA IMAGEM

POUSADA DA PAIXÃO - CLIQUE E CONHEÇA!

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Programação do Carnaval de São Pedro - Garanhuns 2015


Parcerias com o Estado favorecem o povo de Arcoverde‏



O governador de Pernambuco, Paulo Câmara, recebeu em audiência na quarta-feira, dia 11 de fevereiro, a prefeita de Arcoverde, Madalena Britto. Na ocasião, a prefeita externou sua proposta de firmar várias parcerias com o Estado nas áreas de educação, saúde, abastecimento e infraestrutura. Outro assunto abordado foi a questão do Distrito Industrial.

“Foi uma excelente reunião com uma pauta extensa que teve como objetivo trazer mais melhorias para o povo de Arcoverde”, explicou Madalena. Ela entregou para o governador um convite para participar da Festa da Misericórdia, promovida pelo Cedec de 10 a 12 de abril. Paulo Câmara já confirmou, de antemão, a sua presença e a de sua família.

Também estiveram na audiência, o secretário da Casa Civil, Antônio Figueira e os secretários de Finanças, Luciano Brito, e de Saúde da Prefeitura de Arcoverde, Andreia Brito.

Fotos: Divulgação Secom Arcoverde

Em formatura de novos soldados, Paulo anuncia mais dois batalhões e uma companhia para a PM‏





O governador Paulo Câmara prestigiou, nesta quinta-feira (12), a formatura de uma turma de 1.100 novos soldados da Polícia Militar de Pernambuco. Durante a cerimônia, que aconteceu no Centro de Convenções, em Olinda, o chefe do Executivo estadual anunciou a criação do 25º Batalhão da PM, que funcionará em Jaboatão dos Guararapes; do Batalhão de Polícia Especializado do Interior, com sedes em Palmares e Toritama; e da Companhia Independente de Goiana, na Mata Norte.

Os novos soldados foram aprovados no concurso de 2009. Eles passarão por mais uma capacitação e começarão a atuar no policiamento no início de agosto. Com o ingresso dos 1.100 praças (897 homens e 203 mulheres) nomeados pelo governador nesta quinta, a PM passará a contar com 20.300 soldados.

"Pernambuco foi um dos únicos estados do Brasil que conseguiu reduzir o número de homicídios. Uma tarefa desafiadora, que impõe um ritmo de trabalho permanente. Não há descanso, mas há um reconhecimento da população que estamos fazendo o nosso trabalho. Vamos, como isso, poder avançar ainda mais no Pacto pela Vida", garantiu Paulo Câmara, lembrando que, nos últimos oito anos, o governo já formou 9.260 soldados.

O governador aproveitou a oportunidade para dar boas-vindas aos novos praças. "Honrem a farda que vocês vão usar. Honrem a carreira que vocês estão ingressando. Honrem a instituição, e, acima de tudo, a população de Pernambuco", conclamou Paulo Câmara.

O chefe do Executivo estadual ainda detalhou como será o funcionamento dos novos batalhões, criados com o objetivo de aumentar a segurança da população. Segundo o governador, a Companhia de Goiana reforçará o policiamento na região, que ganhará um Polo Automotivo da Jeep, cuja construção já está sendo finalizada. "Segurança não é uma questão que se cuida de vez em quando. Segurança se cuida todo o dia", cravou Paulo.

De acordo com o secretário estadual de Defesa Social, Alessandro Carvalho, o Pacto pela Vida é motivo de orgulho para os pernambucanos. "Trata-se de uma política de segurança pública pioneira entre os estados da federação. Pernambuco acumula, nos últimos oito anos, uma redução de 33% no número de homicídios. Já o Recife tem uma redução (acumulada) de 56%", enfatizou o secretário, salientando que a realidade do País é inversa à pernambucana.

Para o comandante-geral da PM, Antônio Francisco Pereira Neto, a nomeação da nova turma concretiza "mais um compromisso do Governo do Estado com a sociedade". Pereira Neto afirmou, ainda, que o trabalho da Polícia Militar vai muito além da repressão. "Temos que prevenir a violência e promover a paz", disse. 

Pedro Falcão aproxima UPE das Autarquias Municipais



Blog do Carlos Britto / Petrolina

Numa recente visita ao presidente da Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina, Rinaldo Remígio, O reitor da Universidade de Pernambuco, Pedro Falcão, não descartou a possibilidade de um mestrado presencial na autarquia.

Acompanhado pelo diretor do Campus Petrolina da UPE, Profº Moisés Almeida, Falcão discutiu ainda o fortalecimento das parcerias entre as duas instituições, a exemplo da Semana Universitária, realizada pela primeira vez entre ambas em outubro de 2014.

Já no final da Aula Magna para os feras, o reitor garantiu que levantará a bandeira do mestrado junto ao Governo de Pernambuco.

A expectativa inicial é de que a especialização stricto sensu seja na área de administração e meio ambiente, conforme discussões anteriores com a Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado. O curso seria oferecido através de uma parceria com a Faculdade de Ciências da Administração de Pernambuco (FCAP). 

Em Garanhuns, o Reitor Pedro Falcão também já sinalizou em reunião com a presidente da Autarquia Municipal, Giane Lira, a oferta de curso de mestrado aos professores da AESGA.

(fonte/foto: Ascom Facape/divulgação)

Governador destaca grandiosidade do Carnaval de Olinda‏ e levanta a bola do prefeito Renildo




O governador Paulo Câmara foi recepcionado, em Olinda, nesta quinta-feira (12), com muita animação, ao som dos tambores e das alfaias do Maracatu Nação Pernambuco. Acompanhado da primeira-dama de Pernambuco, Ana Luíza Câmara, o chefe do Executivo estadual prestigiou a abertura oficial do carnaval da cidade, que este ano homenageia o mestre Ariano Suassuna, Claudionor Germano e o Maestro Duda, entre outras personalidades.

Ao lembrar que participa da festa como governador pela primeira vez, Paulo Câmara destacou a “grandiosidade” do Carnaval de Olinda. Também conclamou os foliões presentes na sede da prefeitura a promoverem uma festa de muita paz e alegria. "Para mim, isso é fundamental. Pernambuco mostrar todos os anos ao Brasil e ao mundo como se faz o melhor carnaval", pontuou.

O governador ressaltou, ainda, a importância das homenagens prestadas pela cidade a todos as personalidades, em especial ao escritor Ariano Suassuna. “Isso mostra claramente que suas obras, ideias e mensagens ficarão para sempre como um legado a ser transmitido para várias gerações", salientou Câmara.

FOLIA - Com o tema “Olinda Vestida de Sol”, que faz alusão à primeira peça escrita pelo mestre Ariano Suassuna, o município deve receber cerca de dois milhões de foliões em 2015 - eles vêm de todas as partes do Brasil e do mundo. Durante os quatro dias de folia, a cidade patrimônio da humanidade terá mais de 500 atrações e 110 shows em nove polos de animação. 

Prefeito do município, Renildo Calheiros enalteceu o “encanto” e a “magia” da festa. “Temos um carnaval que se diferencia das demais cidades do Brasil; um carnaval de rua, das troças, agremiações, blocos e maracatus. Uma grande democracia, onde as pessoas não pagam para brincar", afirmou.

Prestigiaram a abertura os secretários estaduais Felipe Carreras (Turismo, Esportes e Lazer), Antônio Figueira (Casa Civil), Marcelino Granja (Cultura), Ennio Benning (Imprensa), Marcelo Canuto (executivo da Casa Civil), Coronel Mário Cavalcanti (chefe da Casa Militar), além de Márcia Souto (presidente da Fundarpe) e Luís Eduardo Antunes (presidente da Empetur). Os prefeitos do Recife e de Paulista, respectivamente, Geraldo Julio e Júnior Matuto, também marcaram presença na festa. 

Os 87 anos de Ivan Rodrigues










Depois de tantas primaveras, Ivan Rodrigues rejuvenesce no trabalho e no compromisso com sua família, amigos e ideologias. Feliz, com saúde e ativo, tem a vontade de um menino de trabalhar, com altivez, serenidade, crítica, bom senso e conteúdo. 

Uma vida dedicada aos amigos, à família, a sua cidade e à política, mas não aquela que muda a cada período eleitoral, falo daquela que vem dos primórdios, com os pensadores, da teoria, até a mudança dos tempos, com o fim dos feudos, a queda das aristocracias, das revoluções que levaram o povo ao poder. Ou seja, a política como sentido, como lógica, como lado. Este conjunto de conhecimento e luta, Ivan coloca à disposição de sua gente, como um embaixador informal. Tem sido nossa voz, mesmo quando muitos de nós perderam a noção do quanto isto é necessário, e investem seus patrimônios eleitorais em representantes de outras regiões.

Por isto agradecemos poder contar com sua palavra mostrando caminhos e dissecando problemas, com a resolução sempre democrática sobre a mesa.

Parabéns Ivan pelo seu aniversário, mas ganhamos o presente, cada vez que podemos conversar. E é incrível, como você nos trata como se tivesse grau de parentesco com todos nós! Deus dê a você este discernimento por muitos anos, e que traga a saúde de Dona Dulce para alegria de toda a família.

Nutricionista da UPAE Garanhuns dá dicas para alimentação saudável no carnaval‏‏



Com o objetivo de alertar os foliões quanto aos riscos no consumo de alimentos inadequados e a necessidade de hidratação durante o carnaval, a Nutricionista Clínica da UPAE Profº Antônio Simão dos Santos Figueira, Dra. Daiana Monteiro, concedeu entrevista na Rádio Marano de Garanhuns, nesta quarta-feira (11), onde conversou com o jornalista Marcelo Jorge, no Programa Falando com o Agreste.

"É importante consumir alimentos ricos em carboidratos, dando preferência aos integrais (pães, torradas, barras de cerais, etc), pois são mais leves e proporcionam mais energia e leveza, para quem vai aproveitar a folia de carnaval. É importante também evitar alimentos muito gordurosos, como os salgadinhos fritos, que são indigestos e provocam sonolência. Deve-se observar também a higiene com que são preparados, expostos e servidos estes alimentos, para evitar uma infecção intestinal e acabar com a festa" - Explica a nutrinionista.

Quanto à hidratação, Dra. Daiana Monteiro afirma que é indispensável a ingestão de pelo menos dois litros de água por dia. Aos que optam pela cerveja, deve ter uma atenção maior à reidratação, pois a cerveja, sendo diurética, provoca perda excessiva de água no corpo. "Na urina são eliminados vitaminas e minerais, e é esta perda de nutrientes que provoca a famosa ressaca".

O recomendado pela profissional é que o folião faça seis refeições por dia, com alimentos saudáveis, dando preferência a sucos, frutas e água de côco. Além disso, o folião não deve descuidar do repouso, dormindo de seis a oito horas por dia/noite.

Para finalizar, Dra. Daiana deixou para os ouvintes da emissora, uma receita detox, boa para repor as energias e eliminar as toxinas do corpo, ajudando na reidratação. Além disso, ainda emagrece e ajuda a combater a celulite, terror das mulheres. A receita só é desaconselhada para quem tem gastrite.

RECEITA DETOX

Ingredientes:
3 Rodelas de abacaxi
3 Folhas de couve
1 Pedaço de gengibre
1 Limão descascado
1 Litro de água

Modo de fazer:
Coloque as rodelas do abacaxi descascado no liquidificador, junte às folhas de couve bem lavadas e com o talo. Acrescente um pedacinho de gengibre e o limão. Complete com o litro de água. Bata tudo, depois coe, acrescente adoçante a seu gosto e sirva com muito gelo.

A Dra. Daiana Monteiro atende todos os dias na UPAE Garanhuns, aos pacientes encaminhados pelos médicos da unidade.

Papa Francisco nomeia Dom Vasconcelos administrador da Diocese de Sobral



O Papa Francisco nomeou na última segunda-feira (02) o bispo auxiliar de Fortaleza Dom José Luiz Gomes de Vasconcelos como novo administrador Apostólico da Diocese de Sobral. A nomeação se deu pelo fato da transferência de Dom Odelir Magri para a Diocese de Chapecó em Santa Catarina.

Dom Vasconcelos como é conhecido ficará na Diocese de Sobral até que seja nomeado o novo bispo titular da centenária diocese de Sobral.

O novo administrador Apostólico da Diocese de Sobral, Dom José Luiz Gomes de Vasconcelos, atualmente, é bispo auxiliar de Fortaleza. Nasceu em Garanhuns (PE), em maio de 1963. Estudou Filosofia e Teologia em São Paulo (SP).

Como aluno do Pontifício Colégio Pio Brasileiro, em Roma, obteve diploma de mestrado em Teologia Patrística e História da Teologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma. Desde o ano passado, monsenhor José Luiz é presidente do Regional Nordeste 2 da Organização dos Seminários e Institutos Filosófico-Teológicos do Brasil (OSIB).

(Fonte: Blog Anchieta Gueiros / Portal Sobral online)

GRE Agreste Meridional conclui ciclo de visitas a prefeituras municipais

Paulo Lins recebe prefeito de Terezinha. Alexandre Martins. Equipe da GRE-AM visitou 22 municípios

Iniciadas em janeiro de 2015, as visitas a prefeitos e secretários de educação dos 22 municípios vinculados à GRE Agreste Meridional chegam ao fim com uma avaliação positiva. Durante as últimas semanas, o Gestor Paulo Lins e equipe da Gerência Regional estiveram em articulação com as redes municipais de educação com o objetivo de reforçar estratégias de melhorar ainda mais a oferta de ensino na região.

Os encontros representaram uma ação de parceria e integração entre a rede estadual de ensino com os municípios, de forma que todos cresçam com as estratégias que vêm dando certo no Estado. “Hoje, os indicadores educacionais apontam que Pernambuco tem o 4º melhor ensino médio do país, sendo o estado que mais avançou no IDEB, segundo o Ministério da Educação. Além disso, temos a escola mais atrativa do ensino médio público, com uma redução de 78% do abandono escolar. Por tudo isso, é fundamental que os municípios estejam juntos neste crescimento.”, afirma Paulo Lins.

Durante as visitas, a GRE Agreste Meridional propõe formações continuadas para professores das duas redes de maneira integrada. A ação contemplará professores de Língua Portuguesa e Matemática e é inspirada nos bons resultados obtidos com o Pacto Pela Educação em 2014.

A elaboração do calendário escolar 2015 e a parceria no transporte dos estudantes, a fim de garantir o cumprimento legal dos 200 dias letivos, também foram assuntos tratados nas reuniões

Confira algumas imagens dos encontros na página da GRE Agreste Meridional no Facebook.

FORAM DESTAQUES DO BLOG. CLIQUE E CONFIRA!

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.