GOVERNO DO ESTADO AÇÃO

CLIQUE NA IMAGEM E SAIBA MAIS

UNIMED AGRESTE MERIDIONAL

CLIQUE NAS IMAGENS E CONFIRA DESTAQUES DO BLOG

UNOPAR GARANHUNS

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Programação do Carnaval de São Pedro - Garanhuns 2015


Parcerias com o Estado favorecem o povo de Arcoverde‏



O governador de Pernambuco, Paulo Câmara, recebeu em audiência na quarta-feira, dia 11 de fevereiro, a prefeita de Arcoverde, Madalena Britto. Na ocasião, a prefeita externou sua proposta de firmar várias parcerias com o Estado nas áreas de educação, saúde, abastecimento e infraestrutura. Outro assunto abordado foi a questão do Distrito Industrial.

“Foi uma excelente reunião com uma pauta extensa que teve como objetivo trazer mais melhorias para o povo de Arcoverde”, explicou Madalena. Ela entregou para o governador um convite para participar da Festa da Misericórdia, promovida pelo Cedec de 10 a 12 de abril. Paulo Câmara já confirmou, de antemão, a sua presença e a de sua família.

Também estiveram na audiência, o secretário da Casa Civil, Antônio Figueira e os secretários de Finanças, Luciano Brito, e de Saúde da Prefeitura de Arcoverde, Andreia Brito.

Fotos: Divulgação Secom Arcoverde

Em formatura de novos soldados, Paulo anuncia mais dois batalhões e uma companhia para a PM‏





O governador Paulo Câmara prestigiou, nesta quinta-feira (12), a formatura de uma turma de 1.100 novos soldados da Polícia Militar de Pernambuco. Durante a cerimônia, que aconteceu no Centro de Convenções, em Olinda, o chefe do Executivo estadual anunciou a criação do 25º Batalhão da PM, que funcionará em Jaboatão dos Guararapes; do Batalhão de Polícia Especializado do Interior, com sedes em Palmares e Toritama; e da Companhia Independente de Goiana, na Mata Norte.

Os novos soldados foram aprovados no concurso de 2009. Eles passarão por mais uma capacitação e começarão a atuar no policiamento no início de agosto. Com o ingresso dos 1.100 praças (897 homens e 203 mulheres) nomeados pelo governador nesta quinta, a PM passará a contar com 20.300 soldados.

"Pernambuco foi um dos únicos estados do Brasil que conseguiu reduzir o número de homicídios. Uma tarefa desafiadora, que impõe um ritmo de trabalho permanente. Não há descanso, mas há um reconhecimento da população que estamos fazendo o nosso trabalho. Vamos, como isso, poder avançar ainda mais no Pacto pela Vida", garantiu Paulo Câmara, lembrando que, nos últimos oito anos, o governo já formou 9.260 soldados.

O governador aproveitou a oportunidade para dar boas-vindas aos novos praças. "Honrem a farda que vocês vão usar. Honrem a carreira que vocês estão ingressando. Honrem a instituição, e, acima de tudo, a população de Pernambuco", conclamou Paulo Câmara.

O chefe do Executivo estadual ainda detalhou como será o funcionamento dos novos batalhões, criados com o objetivo de aumentar a segurança da população. Segundo o governador, a Companhia de Goiana reforçará o policiamento na região, que ganhará um Polo Automotivo da Jeep, cuja construção já está sendo finalizada. "Segurança não é uma questão que se cuida de vez em quando. Segurança se cuida todo o dia", cravou Paulo.

De acordo com o secretário estadual de Defesa Social, Alessandro Carvalho, o Pacto pela Vida é motivo de orgulho para os pernambucanos. "Trata-se de uma política de segurança pública pioneira entre os estados da federação. Pernambuco acumula, nos últimos oito anos, uma redução de 33% no número de homicídios. Já o Recife tem uma redução (acumulada) de 56%", enfatizou o secretário, salientando que a realidade do País é inversa à pernambucana.

Para o comandante-geral da PM, Antônio Francisco Pereira Neto, a nomeação da nova turma concretiza "mais um compromisso do Governo do Estado com a sociedade". Pereira Neto afirmou, ainda, que o trabalho da Polícia Militar vai muito além da repressão. "Temos que prevenir a violência e promover a paz", disse. 

Pedro Falcão aproxima UPE das Autarquias Municipais



Blog do Carlos Britto / Petrolina

Numa recente visita ao presidente da Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina, Rinaldo Remígio, O reitor da Universidade de Pernambuco, Pedro Falcão, não descartou a possibilidade de um mestrado presencial na autarquia.

Acompanhado pelo diretor do Campus Petrolina da UPE, Profº Moisés Almeida, Falcão discutiu ainda o fortalecimento das parcerias entre as duas instituições, a exemplo da Semana Universitária, realizada pela primeira vez entre ambas em outubro de 2014.

Já no final da Aula Magna para os feras, o reitor garantiu que levantará a bandeira do mestrado junto ao Governo de Pernambuco.

A expectativa inicial é de que a especialização stricto sensu seja na área de administração e meio ambiente, conforme discussões anteriores com a Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado. O curso seria oferecido através de uma parceria com a Faculdade de Ciências da Administração de Pernambuco (FCAP). 

Em Garanhuns, o Reitor Pedro Falcão também já sinalizou em reunião com a presidente da Autarquia Municipal, Giane Lira, a oferta de curso de mestrado aos professores da AESGA.

(fonte/foto: Ascom Facape/divulgação)

Governador destaca grandiosidade do Carnaval de Olinda‏ e levanta a bola do prefeito Renildo




O governador Paulo Câmara foi recepcionado, em Olinda, nesta quinta-feira (12), com muita animação, ao som dos tambores e das alfaias do Maracatu Nação Pernambuco. Acompanhado da primeira-dama de Pernambuco, Ana Luíza Câmara, o chefe do Executivo estadual prestigiou a abertura oficial do carnaval da cidade, que este ano homenageia o mestre Ariano Suassuna, Claudionor Germano e o Maestro Duda, entre outras personalidades.

Ao lembrar que participa da festa como governador pela primeira vez, Paulo Câmara destacou a “grandiosidade” do Carnaval de Olinda. Também conclamou os foliões presentes na sede da prefeitura a promoverem uma festa de muita paz e alegria. "Para mim, isso é fundamental. Pernambuco mostrar todos os anos ao Brasil e ao mundo como se faz o melhor carnaval", pontuou.

O governador ressaltou, ainda, a importância das homenagens prestadas pela cidade a todos as personalidades, em especial ao escritor Ariano Suassuna. “Isso mostra claramente que suas obras, ideias e mensagens ficarão para sempre como um legado a ser transmitido para várias gerações", salientou Câmara.

FOLIA - Com o tema “Olinda Vestida de Sol”, que faz alusão à primeira peça escrita pelo mestre Ariano Suassuna, o município deve receber cerca de dois milhões de foliões em 2015 - eles vêm de todas as partes do Brasil e do mundo. Durante os quatro dias de folia, a cidade patrimônio da humanidade terá mais de 500 atrações e 110 shows em nove polos de animação. 

Prefeito do município, Renildo Calheiros enalteceu o “encanto” e a “magia” da festa. “Temos um carnaval que se diferencia das demais cidades do Brasil; um carnaval de rua, das troças, agremiações, blocos e maracatus. Uma grande democracia, onde as pessoas não pagam para brincar", afirmou.

Prestigiaram a abertura os secretários estaduais Felipe Carreras (Turismo, Esportes e Lazer), Antônio Figueira (Casa Civil), Marcelino Granja (Cultura), Ennio Benning (Imprensa), Marcelo Canuto (executivo da Casa Civil), Coronel Mário Cavalcanti (chefe da Casa Militar), além de Márcia Souto (presidente da Fundarpe) e Luís Eduardo Antunes (presidente da Empetur). Os prefeitos do Recife e de Paulista, respectivamente, Geraldo Julio e Júnior Matuto, também marcaram presença na festa. 

Os 87 anos de Ivan Rodrigues










Depois de tantas primaveras, Ivan Rodrigues rejuvenesce no trabalho e no compromisso com sua família, amigos e ideologias. Feliz, com saúde e ativo, tem a vontade de um menino de trabalhar, com altivez, serenidade, crítica, bom senso e conteúdo. 

Uma vida dedicada aos amigos, à família, a sua cidade e à política, mas não aquela que muda a cada período eleitoral, falo daquela que vem dos primórdios, com os pensadores, da teoria, até a mudança dos tempos, com o fim dos feudos, a queda das aristocracias, das revoluções que levaram o povo ao poder. Ou seja, a política como sentido, como lógica, como lado. Este conjunto de conhecimento e luta, Ivan coloca à disposição de sua gente, como um embaixador informal. Tem sido nossa voz, mesmo quando muitos de nós perderam a noção do quanto isto é necessário, e investem seus patrimônios eleitorais em representantes de outras regiões.

Por isto agradecemos poder contar com sua palavra mostrando caminhos e dissecando problemas, com a resolução sempre democrática sobre a mesa.

Parabéns Ivan pelo seu aniversário, mas ganhamos o presente, cada vez que podemos conversar. E é incrível, como você nos trata como se tivesse grau de parentesco com todos nós! Deus dê a você este discernimento por muitos anos, e que traga a saúde de Dona Dulce para alegria de toda a família.

Nutricionista da UPAE Garanhuns dá dicas para alimentação saudável no carnaval‏‏



Com o objetivo de alertar os foliões quanto aos riscos no consumo de alimentos inadequados e a necessidade de hidratação durante o carnaval, a Nutricionista Clínica da UPAE Profº Antônio Simão dos Santos Figueira, Dra. Daiana Monteiro, concedeu entrevista na Rádio Marano de Garanhuns, nesta quarta-feira (11), onde conversou com o jornalista Marcelo Jorge, no Programa Falando com o Agreste.

"É importante consumir alimentos ricos em carboidratos, dando preferência aos integrais (pães, torradas, barras de cerais, etc), pois são mais leves e proporcionam mais energia e leveza, para quem vai aproveitar a folia de carnaval. É importante também evitar alimentos muito gordurosos, como os salgadinhos fritos, que são indigestos e provocam sonolência. Deve-se observar também a higiene com que são preparados, expostos e servidos estes alimentos, para evitar uma infecção intestinal e acabar com a festa" - Explica a nutrinionista.

Quanto à hidratação, Dra. Daiana Monteiro afirma que é indispensável a ingestão de pelo menos dois litros de água por dia. Aos que optam pela cerveja, deve ter uma atenção maior à reidratação, pois a cerveja, sendo diurética, provoca perda excessiva de água no corpo. "Na urina são eliminados vitaminas e minerais, e é esta perda de nutrientes que provoca a famosa ressaca".

O recomendado pela profissional é que o folião faça seis refeições por dia, com alimentos saudáveis, dando preferência a sucos, frutas e água de côco. Além disso, o folião não deve descuidar do repouso, dormindo de seis a oito horas por dia/noite.

Para finalizar, Dra. Daiana deixou para os ouvintes da emissora, uma receita detox, boa para repor as energias e eliminar as toxinas do corpo, ajudando na reidratação. Além disso, ainda emagrece e ajuda a combater a celulite, terror das mulheres. A receita só é desaconselhada para quem tem gastrite.

RECEITA DETOX

Ingredientes:
3 Rodelas de abacaxi
3 Folhas de couve
1 Pedaço de gengibre
1 Limão descascado
1 Litro de água

Modo de fazer:
Coloque as rodelas do abacaxi descascado no liquidificador, junte às folhas de couve bem lavadas e com o talo. Acrescente um pedacinho de gengibre e o limão. Complete com o litro de água. Bata tudo, depois coe, acrescente adoçante a seu gosto e sirva com muito gelo.

A Dra. Daiana Monteiro atende todos os dias na UPAE Garanhuns, aos pacientes encaminhados pelos médicos da unidade.

Papa Francisco nomeia Dom Vasconcelos administrador da Diocese de Sobral



O Papa Francisco nomeou na última segunda-feira (02) o bispo auxiliar de Fortaleza Dom José Luiz Gomes de Vasconcelos como novo administrador Apostólico da Diocese de Sobral. A nomeação se deu pelo fato da transferência de Dom Odelir Magri para a Diocese de Chapecó em Santa Catarina.

Dom Vasconcelos como é conhecido ficará na Diocese de Sobral até que seja nomeado o novo bispo titular da centenária diocese de Sobral.

O novo administrador Apostólico da Diocese de Sobral, Dom José Luiz Gomes de Vasconcelos, atualmente, é bispo auxiliar de Fortaleza. Nasceu em Garanhuns (PE), em maio de 1963. Estudou Filosofia e Teologia em São Paulo (SP).

Como aluno do Pontifício Colégio Pio Brasileiro, em Roma, obteve diploma de mestrado em Teologia Patrística e História da Teologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma. Desde o ano passado, monsenhor José Luiz é presidente do Regional Nordeste 2 da Organização dos Seminários e Institutos Filosófico-Teológicos do Brasil (OSIB).

(Fonte: Blog Anchieta Gueiros / Portal Sobral online)

GRE Agreste Meridional conclui ciclo de visitas a prefeituras municipais

Paulo Lins recebe prefeito de Terezinha. Alexandre Martins. Equipe da GRE-AM visitou 22 municípios

Iniciadas em janeiro de 2015, as visitas a prefeitos e secretários de educação dos 22 municípios vinculados à GRE Agreste Meridional chegam ao fim com uma avaliação positiva. Durante as últimas semanas, o Gestor Paulo Lins e equipe da Gerência Regional estiveram em articulação com as redes municipais de educação com o objetivo de reforçar estratégias de melhorar ainda mais a oferta de ensino na região.

Os encontros representaram uma ação de parceria e integração entre a rede estadual de ensino com os municípios, de forma que todos cresçam com as estratégias que vêm dando certo no Estado. “Hoje, os indicadores educacionais apontam que Pernambuco tem o 4º melhor ensino médio do país, sendo o estado que mais avançou no IDEB, segundo o Ministério da Educação. Além disso, temos a escola mais atrativa do ensino médio público, com uma redução de 78% do abandono escolar. Por tudo isso, é fundamental que os municípios estejam juntos neste crescimento.”, afirma Paulo Lins.

Durante as visitas, a GRE Agreste Meridional propõe formações continuadas para professores das duas redes de maneira integrada. A ação contemplará professores de Língua Portuguesa e Matemática e é inspirada nos bons resultados obtidos com o Pacto Pela Educação em 2014.

A elaboração do calendário escolar 2015 e a parceria no transporte dos estudantes, a fim de garantir o cumprimento legal dos 200 dias letivos, também foram assuntos tratados nas reuniões

Confira algumas imagens dos encontros na página da GRE Agreste Meridional no Facebook.

POSTAGENS ANTERIORES, CLIQUE NO LINK

POSTAGENS ANTERIORES, CLIQUE NO LINK

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.