quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

MINISTRO DA JUSTIÇA: José Eduardo Cardozo, entre a demissão e a vaga de Joaquim Barbosa no STF



O Brasil é um país interessante. No auge da investigação dos escândalos de desvios bilionários da Petrobras, o Ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, tem uma reunião com os advogados dos empreiteiros, onde ajustou condutas para a defesa dos réus. Chegou a dizer que a investigação tomará outro rumo.

Ora, ocupando o cargo que ocupa, não deveria buscar a elucidação completa dos absurdos, e fazer com que todos os culpados sejam punidos?

Devido a isto, o ex-ministro do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, defendeu a imediata demissão do ministro, diante do absurdo da tal reunião. Barbosa reagiu pelo twitter.

Mas o Brasil é interessante.

José Eduardo Cardozo é um dos cotados, justamente, para a vaga aberta pelo próprio Joaquim Barbosa no STF. 

Além de Cardozo, Luís Inácio Adams, da Advocacia Geral da União, também está na lista dos possíveis. No Superior Tribunal de Justiça (STJ), alguns ministros concorrem por fora para a vaga de Joaquim.

A indicação é da Presidente Dilma, que agora pretende agilizar agora a escolha para a vaga aberta há quase um ano. Segundo o jornalista Cláudio Humberto, que assina uma das colunas mais lidas do país, a demora na escolha é justamente esta, achar bons magistrados que aceitem compromissos com o governo, leia-se: impunidade. Por isto, o nome deve ser mesmo de dentro do governo. José Eduardo Cardozo tem este perfil.

Façam suas apostas.

Aline Mariano diz que é natural aliança PSDB com o PSB. Bom para Geraldo, ruim para Daniel.

Aline Mariano e seu esposo, Magno Martins, com este blogueiro


Enquanto Daniel Coelho vai se isolando no PSDB pernambucano, sonhando com a candidatura a prefeito do Recife, membros importantes da legenda vão defendendo a aliança com o PSB, tanto no Governo do Estado quanto na Prefeitura da Capital. A novidade agora é a vereadora Aline Mariano, sondada para uma secretaria na administração municipal. E a possibilidade é real e quase certa! Aline, esposa do jornalista Magno Martins, foi candidata a deputada e pediu votos para a Frente Popular.

A estratégia socialista é agregar o apoio tucano aos governos socialistas, e para isto já conta com o PSDB na administração estadual. Agora, o foco é Recife, facilitando a possível reeleição de Geraldo Júlio.

Daniel Coelho, pelo PSDB, e João Paulo, PT, seriam os adversários mais fortes. Contudo, Daniel, que se elegeu Deputado Federal, vai perdendo o apoio do próprio partido, e João Paulo está sem mandato e vem de sucessivas derrotas, para o senado e para vice-prefeito do Recife, quando esteve ao lado de Humberto Costa. Até agora, o petista não foi contemplado por um cargo de visibilidade pelo Governo Dilma.

Outra dificuldade que Daniel Coelho pode enfrentar é na executiva nacional, já que o apoio à reeleição de Geraldo Júlio pode ter sido tratado diretamente com Aécio Neves.

Enquanto isso, o PSDB vai defendendo a participação nos governos de Paulo Câmara e Geraldo, inclusive com bons quadros, como Aline Mariano, que afirmou: "Os dois partidos são aliados, e já fazemos parte da gestão socialista no Governo Paulo Câmara. Não recebi convite, mas se houvesse para qualquer membro do partido, iria analisar com naturalidade".

O PSDB tem Evandro Avelar como Secretário de Trabalho e Micro e Pequenas Empresas, e Pedro Eurico na de Justiça e Direitos Humanos, além deles, Terezinha Nunes, é a atual presidente da JUCEPE.

Horário de Verão acaba no final de semana




O Governo até pensou em prorrogar o Horário de Verão oficial do Brasil 2014/2015 em mais um mês, portanto iria até março, mas voltou atrás e vai seguir o cronograma, finalizando no dia 22/02, do sábado para o domingo. A economia de energia não era tão expressiva para que o Brasil passasse mais um mês com o fuso horário alterado. Aliás, o país já tem algumas exceções, como alguns estados do Norte.

Portanto, os relógios do sul e sudeste, e parte do centro-oeste (como Goiás e Matogrosso) voltam ao normal no final de semana. O Nordeste, como não tem Horário Brasileiro de Verão, permanece inalterado.

Pernambuco faz um grande Carnaval. Paulo Câmara é saudado nas ruas!



No último dia oficial dos festejos de Momo, o governador Paulo Câmara, acompanhando de comitiva com secretários estaduais, finalizou sua "maratona carnavalesca". Nesta terça-feira (17), o chefe do Executivo estadual voltou à Mata Norte. 

A primeira parada foi na terra do barro, o município de Tracunhaém, com passagem em Aliança, onde conferiu o 25º Encontro Estadual de Maracatus de Baque Solto e, em seguida, prestigiou a folia na cidade de Timbaúba, que levou centenas de pessoas as ruas com o bloco Schin Folia.

Desde a última sexta (13), o governador Paulo Câmara prestigia as manifestações culturais nas cidades pernambucanas. 

 Após “tour” pelos principais pontos de folia, o chefe do Executivo estadual afirmou: “Fizemos um grande Carnaval. O Balanço é muito positivo. As tradições pernambucanas foram mantidas e recebemos muitos turistas. Tive a oportunidade de percorrer muitos municípios do Estado e o que vimos foi alegria, pessoas fantasiadas querendo comemorar o Carnaval e um clima de muita paz", avaliou Câmara. 

O governador também destacou que a festa gera renda e emprego. "Por isso é muito importante fortalecer ainda mais o nosso Carnaval", defendeu.

Com investimento de cerca de R$ 20 milhões, o Governo do Estado apoiou a realização da festa em 27 cidades, levando uma grade composta por mais de 500 atrações, sendo cerca de 90% de artistas pernambucanos. 

SECRETÁRIOS  DE CULTURA E TURISMO ACOMPANHAM CÂMARA

Os Secretários de Turismo e Cultura, Felipe Carreras e Marcelino Granja, respectivamente, acompanharam a comitiva do governo nos municípios em festa. Granja, avaliou positivamente o Carnaval 2015. “Mesmo com as dificuldades econômicas que o mundo e o Brasil passam, fizemos uma festa maior do que no ano passado e gastando menos. Milhões de pernambucanos por dia, do Litoral ao Sertão, puderam usufruir de um Carnaval multifacetado que dialoga com todas as nossas identidades e manifestações populares”, comemorou o secretário.

O governador esteve em eventos carnavalescos no Recife, Olinda, Bezerros, Pesqueira, Nazaré da Mata, Paudalho, Chã de Alegria, além de Tracunhaém, Aliança e Timbaúba, sempre reforçando a mensagem de paz aos foliões.

Campanha da Fraternidade 2015: Eu Vim Para Servir.



Com o tema “Fraternidade: Igreja e Sociedade” e lema “Eu vim para servir” (cf. Mc 10, 45), a Campanha da Fraternidade (CF) 2015 buscará recordar a vocação e missão de todo o cristão e das comunidades de fé, a partir do diálogo e colaboração entre Igreja e Sociedade, propostos pelo Concílio Ecumênico Vaticano II.

A Campanha da Fraternidade 2015 será oficialmente lançada neste dia 18 de fevereiro, Quarta-feira de Cinzas, às 10h30, na sede da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em Brasília. 

De acordo com o bispo auxiliar de Brasília (DF) e secretário geral da CNBB, dom Leonardo Ulrich Steiner, a CF 2015 convida a refletir, meditar e rezar a relação entre Igreja e sociedade.

“Será uma oportunidade de retomarmos os ensinamentos do Concílio Vaticano II. Ensinamentos que nos levam a ser uma Igreja atuante, participativa, consoladora, misericordiosa, samaritana. Sabemos que todas as pessoas que formam a sociedade são filhos e filhas de Deus. Por isso, os cristãos trabalham para que as estruturas, as normas, a organização da sociedade estejam a serviço de todos”, comenta dom Leonardo.

Materiais de apoio 

O texto-base utilizado para auxiliar nas atividades da CF 2015 está disponível nas Edições CNBB. O documento reflete sobre a dimensão da vida em sociedade que se baseia na convivência coletiva, com leis e normas de condutas, organizada por critérios e, principalmente, com entidades que “cuidam do bem-estar daqueles que convivem”.

Para auxiliar na vivência e divulgação da Campanha nas dioceses, paróquias e comunidades, a Comissão Executiva da CF 2015 disponibiliza materiais para serem baixados, entre eles o cartaz, textos formativos, hino e partitura, oração e apresentações.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.