quinta-feira, 12 de março de 2015

Paulo inicia maratona de inaugurações e visitas pelo Sertão pernambucano






O governador Paulo Câmara dá início, nesta sexta-feira (13), a uma intensa maratona pelo interior de Pernambuco. O chefe do Executivo estadual vai ao Sertão, onde comandará a primeira rodada de seminários do Todos por Pernambuco, uma grande ausculta popular promovida pelo Estado para colher sugestões de políticas públicas que integrarão o programa de governo da atual gestão. Além dos seminários, a agenda do governador inclui inaugurações de uma escola e de um novo sistema de abastecimento de água; início da construção de uma estrada, e também visita a uma fábrica, uma entidade de assistência social e ao batalhão de Polícia referência na redução de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs).

Lançado no primeiro ano da gestão do ex-governador Eduardo Campos, em 2007, o Todos Por Pernambuco entra em sua terceira edição. O programa é um canal direto de comunicação com o povo de Pernambuco, que vai identificar os anseios de cada uma das 12 regiões do Estado. Neste primeiro final de semana, Paulo vai percorrer as cidades de Araripina (Araripe), Petrolina (São Francisco) e Salgueiro (Sertão Central). O retorno ao Recife está previsto para o domingo. O Todos recomeça na próxima quinta-feira (19), por Floresta; Afogados da Ingazeira, na sexta; e Arcoverde, no sábado.

Em Araripina, o governador faz a abertura dos seminários às 8h30 de amanhã, na Escola Técnica Pedro Muniz Falcão. De lá, Paulo Câmara segue para inaugurar, às 11h, a Escola Estadual Gênifa Felisbela Nobre, no Distrito de Serrolândia, em Ipubi. A construção da unidade de ensino foi uma solicitação feita em 2013. Com investimento de cerca de R$ 1,4 milhão, a iniciativa vai beneficiar 600 alunos do Ensino Médio e do Normal Médio.

Ainda em Serrolândia, o chefe do Executivo estadual assina Ordem de Serviço para implantação de um trecho de 25,17 quilômetros da PE-590. Com aporte de R$ 29,7 milhões, a obra vai ligar o distrito a Ipubi. O roteiro segue com uma visita, às 12h30, à Fábrica Eólica Casa dos Ventos, em Marcolândia, que fica na divisa entre o Piauí e Pernambuco. Hoje, o empreendimento é considerado o que apresenta o maior mapeamento eólico do Sertão nordestino como negócio. Às 14h30, Paulo retorna ao município de Araripina, onde passará a tarde nos seminários.

No sábado (14), o destino é a cidade de Petrolina, no São Francisco. Às 8h30, o governador faz a abertura do Todos por Pernambuco, que reunirá a população na Escola Técnica do Senai, no bairro de Areia Branca. Em seguida, às 10h30, Paulo Câmara visita a Associação Petrolinense de Amparo à Maternidade e à Infância (APAMI). Fundada em 1948, a instituição presta assistência à saúde, especialmente para pessoas portadoras de doenças crônico-degenerativas.

Às 11h30, o gestor estadual inaugura novo Sistema de Abastecimento de Água, o Sistema Vitória. A iniciativa vai beneficiar uma população de cerca de 270 mil pessoas. A tarde de sábado também será dedicada aos seminários.

Encerrando a maratona da primeira rodada do Todos por Pernambuco, o governador ouvirá as demandas da população de Salgueiro, no Sertão Central, no domingo. Às 8h30, ele participa da abertura do programa, na sede do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, situado na BR 232, quilômetro 508. De lá, o chefe do Executivo estadual visita o 8º Batalhão da Polícia Militar de Salgueiro. Assim como nas outras cidades, a parte da tarde será dedicada ao Todos Por Pernambuco.

Sexta (13)

8h30 - Abertura do Todos por Pernambuco
Local: Escola Técnica Pedro Muniz Falcão. Rua Projetada, SN, Alto Bela Vista, Araripina.

11h - Inaugura a Escola Estadual Gênifa Felisbela Nobre e autoriza implantação de trecho da PE-590
Local: Rua Projetada, SN, Distrito de Serrolândia, Ipubi.

12h30 - Visita à Fábrica Eólica Casa dos Ventos
Local: Rodovia PI 142, Km 12,7 – Marcolândia/PI (Divisa entre Pernambuco e Piauí).

14h30 - Todos por Pernambuco 

Local: Escola Técnica Pedro Muniz Falcão. Rua Projetada, Alto Bela Vista, Araripina.


Sábado (14)

8h30 - Abertura do Todos por Pernambuco
Local: Escola Técnica do Senai. Avenida Monsenhor Ângelo Sampaio, 267, Areia Branca, Petrolina.

10h30 - Visita a Associação Petrolinense de Amparo à Maternidade e à Infância (APAMI)
Local: Rua Dr. Pacífico da Luz, 709, Centro, Petrolina.

11h30 - Inaugura a Novo Sistema de Abastecimento de Água de Petrolina (Sistema Vitória)
Local: Avenida Mário Rodrigues Coelho, SN, Distrito Industrial, Petrolina (Ao lado do Clube AABB).

14h30 - Todos por Pernambuco 
Local: Escola Técnica do Senai. Avenida Monsenhor Ângelo Sampaio, 267, Areia Branca, Petrolina.


Domingo (15)

8h30 - Abertura do Todos por Pernambuco
Local: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia. BR-232, KM 508, Salgueiro (sentido Recife, na zona rural).

10h30 - Visita ao 8º Batalhão de Polícia Militar de Salgueiro
Local: BR 232, Km 516, Salgueiro.

14h30 - Todos por Pernambuco 
Local: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia. BR-232, KM 508, Salgueiro (sentido Recife, na zona rural).

Servidores de Forum em Garanhuns também paralisam atividades



Foto: Aquilles Soares/ TV Asa Branca
Servidores de todos os setores do Fórum Ministro Eraldo Gueiros Leite realizam uma paralisação nas atividades, desde as 9h desta quinta-feira (12), em Garanhuns, no Agreste de Pernambuco. A ação faz parte da adesão dos funcionários à mobilização realizada no estado.

Os manifestantes reivindicam a implantação imediata do projeto de progressão funcional, que define a melhoria da carreira. A medida já foi contemplada pela Lei Orçamentária Anual (LOA) do Governo do Estado para o ano de 2015, mas precisa ser regulamentada.

Apenas serviços urgentes e inadiáveis - como liminares referentes à saúde e réus presos - estão sendo realizados, de acordo com o vice-presidente do Sindicato dos Servidores de Justiça do Estado de Pernambuco (SindJud), Leonardo Albino. Ainda segundo ele, 90% da categoria aderiu à mobilização.

As paralisações serão pontuais e estão previstas para ocorrer todas as quartas e quintas-feiras até que as reivindicações da categoria sejam atendidas pelo Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), também de acordo com Albino. Ele afirma ainda que a mobilização ocorre desde a quarta-feira (13) e uma assembleia prevista para a tarde desta quinta, no Recife, irá definir a expansão, ou não, das paralisações.

Em nota, a assessoria de imprensa do TJPE informou que a instituição "recebeu as reivindicações dos servidores e está analisando a viabilidade das propostas".

PARA SABER MAIS: http://g1.globo.com/pe/caruaru-regiao/index.html


3º BloggerPE abre inscrições gratuitas



Promovido pela Associação dos Blogueiros de Pernambuco (AblogPE) e o Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé, o 3º BloggerPE acontece entre os dias 27 a 29 de março, na Faculdade Barros Melo - AESO, em Olinda. A inscrição é online e gratuita, mas a hospedagem será preferencialmente aos associados à entidade das regiões do sertão e agreste.

Com o tema “A Comunicação no Centro do Debate - Democratização da Mídia”, os palestrantes são Altamiro Borges, Rodrigo Vianna, Melka Pinto, José Bertoni e Tarso Violin. O evento é destinado aos produtores de conteúdo para mídias digitais, publicitários, jornalistas, radialistas, estudantes de comunicação social, informática e direito. 

Altamiro é jornalista, presidente do Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé e autor do livro "A ditadura da mídia"; Rodrigo Vianna, repórter especial da TV Record e responsável pelo Blog Escrevinhador; Melka Pinto, presidente da União dos Estudantes de Pernambuco (UEP), blogueira e estudante de Enfermagem da UPE; Bertoni é Mestre em Filosofia e administrador e desenvolvedor do site de TIE-Brasil; e Tarso é Advogado e presidente do Paranablogs.

O evento busca discutir e tratar quanto à posição da blogosfera pernambucana aos principais temas ligados às questões do País, a exemplo da regulação econômica da mídia, Reforma Política e Marco Civil da Internet, bem como empreender iniciativas que busquem o fortalecimento quanto aos interesses dos ativistas digitais.

Mulheres da V GERES recebem homenagem especial‏






A música e a alegria tomaram conta dos corredores e salas da V GERES - Gerência Regional de Saúde - em Garanhuns, na última sexta-feira. O artista Lucas Notaro tocou seu violão para as mulheres que trabalham no local, antecipando o Dia Internacional da Mulher. Um café da manhã com frutas, pães, sucos, bolos, foi servido, sem que a música tivesse intervalo.

O gestor interino da V GERES, Luiz Melo, a exemplo do que havia acontecido poucos momentos antes no Hospital Regional Dom Moura, fez questão de agradecer o empenho das mulheres profissionais da Gerência de Saúde. "A grande maioria das pessoas que fazem a Geres são mulheres, e são fundamentais para este reconhecimento do Governo do Estado na gestão regional. Uma homenagem assim é natural e especial." - Afirmou o gestor.

Os dois pontos altos aconteceram quando a servidora Vera Lúcia Notaro pegou o violão e entoou clássicos da MPB, com um coro de dezenas de colegas de trabalho, e depois, outra servidora, a cordelista Francisvânia apresentou uma poesia na qual citou praticamente todas as mulheres da V Regional de Saúde, sendo bastante aplaudida e elogiada.

PAULO CAMELO: A paralisia da esquerda e a mobilização das massas



Qual a época mais cedo ou qual a época mais tarde para as Massas se mobilizarem espontaneamente num movimento de questionamento contra o governo federal?

Evidentemente, que somente as condições materiais existentes nas devidas ocasiões serão capazes de impulsionar o movimento das Massas Populares, as quais, de vez em quando, desobedecem as direções partidárias, estudantis e sindicais. Foi assim em junho de 2013, repetindo, com outra coloração, em 15.03.2015. 

A Esquerda Brasileira, composta pelo PSOL, PSTU, PCB e demais partidos similares, padecem de líderes capazes de darem o norte na manifestação programada para o dia 15 de março de 2015 em todo o Brasil. Aqui cabe um adendo, explicando que o PSDB, não está convocando a citada manifestação e nem tem cacife para isso, mas a convocação surge espontaneamente, via internet e mídia, devido a Desilusão das Massas no governo que a maioria ajudou a construir, o governo ultrapassado e esgotado do PT. 

Mas, a Paralisia da Esquerda, se deve a recusa em participar da manifestação do dia 15.03.2015, atribuindo erroneamente a “Direita” a responsabilidade pela convocatória. 

Contraditoriamente, essa mesma Esquerda, e também a Direita, tentaram inutilmente capitalizarem o movimento de junho de 2013, de cunho essencialmente anarquista.

Ora, se a Esquerda fica de fora das manifestações de 15.03.2015, deixando de apresentar a “PAUTA DE REIVINDICAÇÕES” e de dialogar com as MASSAS no terreno das suas desilusões com o governo do PT, fica um enorme espaço para a Direita se infiltrar no movimento e capitalizar. 

Por outro lado, numa movimentação de característica “bolivariana”, os governistas através de parte do movimento sindical, popular, estudantil e partidos governistas (PT e PCdoB), promovem uma manifestação contraditória, no próximo dia 13.03.2015, tanto de apoio ao governo Dilma, como também de contestação as medidas impopulares desse mesmo governo, gerando incompreensão no seio da sociedade. 

A Esquerda Brasileira precisa entender que é imperioso que se diga as Massas Populares que a corrupção é inerente ao Sistema Econômico Capitalista. Não queremos menos corrupção ou corrupção escondida, queremos cortar o mal pela raiz e isso só, e somente só, será possível numa outra sociedade igualitária e socialista.

Outrossim, precisamos combater energicamente o governo do PT por quatro motivos:

1 – Porque o PT ao mergulhar na corrupção, abandonou a luta pelo socialismo;

2 – Porque nos 12 anos do governo do PT não houve um avanço sequer em direção a construção do socialismo;

3 – Porque o PT atrasou sobremaneira a luta das Massas por uma Sociedade Igualitária e Socialista;

4 – Porque o PT arrefeceu e tentou aniquilar o movimento popular. 

Donde concluímos que é preciso penalizar o governo do PT até a sua exaustão, sempre apresentando a bandeira de luta EM DEFESA DAS REIVINDICAÇÕES. 

Paulo Camelo de Holanda Cavalcanti.
Engenheiro Civil e ex-Presidente do Diretório Acadêmico do Centro de Tecnologia da UFPE, na época do governo militar.

AABB Garanhuns tem domingo de torneios esportivos


Impeachment de Dilma só se provar ligação com desvios da Petrobras




No próximo domingo as ruas das principais cidades do país estarão tomadas por manifestantes pedindo o impeachment da Presidente Dilma. Serão milhares de pessoas, e a repercussão será internacional.

Depois de investigações, processos, derrotas no Congresso, e tudo mais, ver o povo nas ruas será mais um abalo para o Governo, que nem começou direito, mas que paga o preço da continuidade, tanto das pessoas que governam quanto da corrupção instalada.

O Impeachment virou assunto obrigatório e embora os governistas acusem que seja um golpe ou a continuação da eleição, com um terceiro turno, na verdade temos até agora um processo de investigação sobre crimes tipificados em nosso Código Penal, que recebeu o nome de Petrolão, desvios bilionários da maior empresa pública do país, que precisa ser punido, e que se ficar comprovado que os desvios beneficiaram de alguma forma a Presidente Dilma, até mesmo sua campanha eleitoral, ele passa a ser possível e necessário, pois contaminou o processo de escolha.

E aí não adianta acusar FHC, Aécio, Crise Intenacional, Seca em São Paulo, Derrota do Corinthians...

Os jornais afirmam que Dilma foi citada 11 vezes nos depoimentos da investigação Lava-Jato, e o Procurador-Geral da República não pediu que fosse aberta investigação contra a chefe do Poder Executivo porque não se acha competente (no termo jurídico, de não se achar a autoridade para investigar o caso) para isto, deixando a cargo do STF.

Se as investigações em curso comprovarem que o tesoureiro do PT, que recebeu propina, usou deste dinheiro para a campanha da presidente, estará comprovada a ilicitude, que dará materialidade para o impeachment.

O povo nas ruas servirá para cobrar que as investigações prossigam, e também para desacreditar o governo, que terá mais dificuldades em corromper deputados.

Outro fato, é que o PT e o Governo continuam afirmando que somente os derrotados da eleição e a elite estão se manifestando, mas a desaprovação a Dilma e o governo estão chegando à casa dos 90%. Se não fizerem a leitura correta desta realidade, depois será tarde demais.

Dilma está encontrando dificuldades até onde o PT sempre dominou, trabalhadores e estudantes. Sem esta base, será muito difícil superar esta fase.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.