segunda-feira, 16 de março de 2015

GRATUITO: SENAC inicia curso de Técnico em Logística





Estão abertas as inscrições para o curso Técnico em Logística - modalidade EAD com aula presencial uma vez por semana na unidade do SENAC-Garanhuns. A cidade das flores é o único município pernambucano a ter o curso ofertado.

O SENAC Pernambuco comunicou a implantação do curso ao vereador Audálio através de ofício (Resolução Senac 999/14) confirmando o atendimento ao Requerimento Nº 369/14 do parlamentar garanhuense que solicitou o referido curso para Garanhuns.

“O comércio e a indústria vêm crescendo substancialmente com a chegada de diversas empresas em Garanhuns, e isso aumenta a demanda por conhecimento na área logística, e sendo nossa preocupação garantir empregos para os garanhuenses, solicitamos esse curso para formar profissionais em nossa terra” destacou o vereador Audálio. 

SERVIÇO

· Turma 1 - 34 Vagas

· INSCRIÇÃO: Gratuitas através do site do SENAC: 


· INÍCIO DAS AULAS: 27 de abril de 2015 a 31 de outubro de 2016

· CARGA HORÁRIA: 800 Horas

· AULA PRESENCIAL: Aos sábados das 13h às 17h na Unidade do SENAC Garanhuns

O Técnico em Logística é o profissional do Eixo Tecnológico Gestão e Negócios com competências para planejar e gerenciar instalações e operações de cadeia de logística no âmbito das organizações.

Funase's de Garanhuns, Arcoverde e Timbaúba ganham reforço de novos agentes e assistentes socioeducativos


Case Timbaúba, inaugurado recentemente


Três unidades da Funase do interior de Pernambuco vão receber, a partir desta semana, o reforço de novos agentes e assistentes socioeducativos. Ao todo, 21 candidatos aprovados nas seleções públicas simplificadas realizadas em 2013 e 2014 atenderam a convocação. Os 14 agentes e sete assistentes vão trabalhar nas unidades de Timbaúba, Garanhuns e Arcoverde.

Durante toda a semana passada (09 a 13 de março) eles receberam capacitação no Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) Timbaúba. As instruções foram divididas em três módulos: gestão comportamental, desenvolvimento técnico operacional e procedimentos de segurança. Todas as etapas da capacitação são coordenadas pela Assessoria Técnica de Gestão de Pessoas da Funase.

Entre os assuntos abordados, estão: relacionamento interpessoal; ética; conhecendo a Funase; ECA/Sinase; plano de atendimento socioeducativo; gerenciamento de crises; segurança cidadã; combate a incêndio; e primeiros socorros. O último módulo é realizado pela Gerência Técnica de Segurança da Funase e pelo Corpo de Bombeiros.

Na próxima semana os novos agentes e assistentes socioeducativos serão encaminhados para as unidades em que serão lotados. De 16 a 19 de março participam da última parte da capacitação: a vivência prática. Na ocasião, visitarão todas as instalações das unidades, assim como saberão como funciona a rotina e a dinâmica de cada espaço. Além disso, serão orientados sobre como são realizadas revistas, conduta para custódia e audiência.

A partir do dia 20, eles passam a ser inseridos nos plantões de acordo com o perfil de cada um e da demanda de cada unidade de atendimento socioeducativo. O prazo máximo de um servidor de contrato temporário em Pernambuco é de seis anos, conforme consta na Lei Estadual nº 14.547, de 21 de dezembro de 2011.

Exame da OAB pode voltar para Garanhuns






Aconteceu neste final de semana, no auditório do Fórum Ministro Eraldo Gueiros Leite, o I Fórum de Direito Processual de Garanhuns, com a participação de respeitados palestrantes do Direito Processual. O evento foi realizado pela OAB subseccional Garanhuns-PE, em conjunto com a Escola Superior de Advocacia.

O Presidente da OAB Garanhuns, Dr. Paulo André Couto, recepcionou o Presidente da OAB Pernambuco, Dr. Pedro Henrique Reinaldo Alves, que ficou sabendo da ansiedade da comunidade jurídica local para que o Exame da Ordem dos Advogados do Brasil volte a ser realizado em Garanhuns. Dr. Pedro Henrique afirmou a principal barreira é mesmo financeira, já que a Fundação Getúlio Vargas, nova realizadora do certame, cobra um número mínimo de inscritos que possam cobrir as despesas, que são altas, pois a logística é praticamente a mesma de um ENEM.

Na abertura do seminário, o tema esteve presente nas falas do estudante de direito Eduardo Sartorio, que representou o corpo discente da Faculdade de Direito da Garanhuns, e também do Coordenador da FDG, Dr. Márcio Bastos de Sá Barreto, também Juiz da 2ª Vara Cível de Garanhuns, que em nome da Presidente da Autarquia do Ensino Superior de Garanhuns, Dra. Giane Lira, ofereceu a infraestrutura da faculdade para que o curso seja realizado na cidade, sem custos para a OAB Nacional.

Ouvindo o pedido de todos, inclusive do próprio Dr. Paulo Couto, que afirmou estar sendo constantemente cobrado pela sociedade, Dr. Pedro Henrique afirmou que buscará junto à OAB e o seu presidente nacional, Dr. Marcos Vinícios, que sejam feitos novos estudos para que Garanhuns seja beneficiada, e que se for o caso, a OAB custearia as despesas com pessoal. O presidente da OAB Garanhuns lembrou que o município é polo de uma região, que a FDG figura entre as melhores faculdades do estado com seu curso de Direito, e somente no último Exame da OAB foram mais de 40 aprovados, entre alunos e ex-alunos da instituição de ensino superior municipal. "Já tivemos esta conquista de realizar o Exame em Garanhuns, mas infelizmente a FGV deixou de realizar, e o pedido pela volta é da comunidade que vê inúmeros benefícios nesta realização. Por isto, passamos ao Presidente Pedro Henrique, este pedido da sociedade de nossa cidade" - Finalizou Dr. Paulo Couto.

I Fórum de Direito Processual de Garanhuns

Bastante prestigiado, o Forum contou que palestras de personalidades do mundo jurídico de Garanhuns e da capital, a exemplo de Dr. Pedro Henrique Reinaldo Alves (OAB), Dr. Gustavo Ramiro (Escola Superior de Advocacia), Ronnie Duarte (Caixa de Assistência ao Advogado - PE), Paulo Couto (OAB Garanhuns), Renato Hayashi (coordenador científico do evento), Jaquim Rafael (coordenador científico do evento). Dr. Adeildo Nunes, Dr. Andrian Galindo, Dr. Danilo Heber, Dra. Fernanda Resende, Dr. Wagner Arandas e Dr. Carlos Barros, Dr. Flávio Pórpin e Dr. Fábio Porto, entre outros.

Protestemos, brasileiros! - Por Igor Cardoso

Protesto pedindo lombadas em rodovias

Protesto dos aposentados no Congresso Nacional

Protesto contra a realização da Copa no Brasil



Protestemos, brasileiros! 

Protestemos contra a corrupção do PT, do PMDB, do PSB, do PSDB, do DEM e de tantos outros partidos. 

Protesto de professores pelo Piso Nacional
Protestemos contra a corrupção daquele vereador ou deputado nosso amigo (que nos obtém vantagens) e contra a nossa própria corrupção do dia-a-dia. 

Protestemos contra os políticos que se pautam pela "lógica da vantagem", que procuram tirar vantagem sobre os cofres públicos, mas também sobre nossa própria obediência cega a essa lógica, seja tentando passar na frente em filas, forjar carteiras de estudante, enganar a blitz da Lei Seca ou sabotar o imposto de renda. 

Protestemos para efetivar as garantias da Constituição de 1988, mas não apenas as garantias que nos convêm: protestemos contra a corrupção, contra a desigualdade (formal e material), contra a opressão (de cor, gênero). 

Protestemos contra Dilmas e Bolsonaros ao mesmo tempo. 

Protestemos contra o radicalismo de esquerda ou de direita, e nos comprometamos de verdade com esse país, com toda a sua gente. 

Protestemos com os olhos para dentro, e não para fora do Brasil, mesmo que nossos pés estejam longe daqui. 

Protestemos contra a destruição de nosso patrimônio, em vez de permitirmos que ele seja aniquilado, ao passo que saímos daqui para valorizar a conservação do patrimônio estrangeiro e, pari passu, nos denegrir: "Que merda que é o Brasil!". 

Protestemos para que todos possam protestar como nós, porque receberam uma educação de qualidade (como a nossa), que os dotou de senso crítico. 

Protestemos com consciência. Protestemos pelo bem do país, da coletividade brasileira, e não apenas para satisfazer interesses pessoais (não menos corruptos, portanto). 

Protestemos contra os que protestam com o único intuito de impedir que os demais protestem, isto é, contra aqueles que se valem da democracia para tentar silenciá-la, propondo o retorno de ditaduras. 

Protestemos contra a burrice e o totalitarismo, quase sempre sinônimos. 

Protestemos, brasileiros, sempre que o Brasil nos convoque a tanto, para que ele veja que um filho seu não foge à luta. 

Protestemos agora e, sobretudo, protestemos nas urnas!

Igor Cardoso é Membro-Fundador do Instituto Garanhuns

SERTÃO oferece mais de três mil sugestões no TODOS POR PERNAMBUCO



As plenárias do Todos por Pernambuco reuniram 3.200 pessoas nos sertões do Araripe, São Francisco e Central, neste final de semana. Um número expressivo, sobretudo, quando comparado com a última edição do programa, em 2011, que registrou, nas mesmas cidades de Araripina, Petrolina e Salgueiro, um total de 2.329 participantes - um aumento de 37% na participação popular de uma edição para outra. “Esse aumento reflete o interesse da população em participar e contribuir com propostas para o futuro de Pernambuco”, comemorou o governador Paulo Câmara, que esteve em todas as plenárias, escutando as demandas de representantes de cada sala temática.

Nos três dias, a Secretaria de Planejamento e Gestão, organizadora do evento, coletou 3.091 sugestões nas áreas de educação, saúde, cidadania, desenvolvimento rural, infraestrutura, saúde e economia, sustentabilidade e inovação. Todas as salas temáticas tiveram grande procura. No entanto, as mais demandadas neste primeiro ciclo foram educação, cidadania, desenvolvimento rural e saúde.

Questões como a construção de universidades, instalação de poços e cisternas, fortalecimento de conselhos tutelares, construção de delegacias da Mulher, implantação de esgotamento sanitário em diversas cidades, criação de Compaz e centros de apoio aos idosos, assim como a construção de um armazém da criatividade no polo do Sertão Central, foram algumas das demandas registradas neste primeiro ciclo.

Em Garanhuns, o Seminário TODOS POR PERNAMBUCO acontece no dia 10 de abril, uma sexta-feira, e deve ser realizada no auditório do Hotel Tavares Correia, a confirmar!

TODOS POR PERNAMBUCO NO SERTÃO: Profº Pedro Falcão debate a Universidade de Pernambuco









O Reitor da Universidade de Pernambuco, Profº Pedro Falcão esteve fazendo parte da comitiva do Governador Paulo Câmara durante os três dias do Seminário TODOS POR PERNAMBUCO, que passou por Araripina, Salgueiro e Petrolina. 

Em todos os municípios, Pedro Falcão participou das plenárias sobre educação e cultura, onde alguns temas foram bastante discutidos como a contínua interiorização do ensino superior, infraestrutura, novos investimentos e Concurso Público para suprir a carência de professores nas unidades da UPE, aliás, esta foi uma das grandes questões levantadas, principalmente em Petrolina, onde houve mobilização de estudantes para cobrar do Governo do Estado a realização de concursos para a Universidade, com Paulo Câmara assumindo o compromisso de agilizar o certame, mas afirmando que é emergencial a contratação temporária, para que o semestre não sofra atrasos, devido às exigências do concurso que demanda um tempo para a realização.

Também em Petrolina, Profº Pedro Falcão participou da reunião do Conselho de Gestão Acadêmica, esteve sempre conversando com professores, estudantes, servidores e representantes da sociedade.

"Estamos buscando alternativas para investimentos na Universidade de Pernambuco. Já estivemos em Brasília conversando com parlamentares e ministros, a exemplo de Armando Monteiro (Desenvolvimento da Indústria e Comércio) e Aldo Rebelo (Ciência e Tecnologia) e estamos contabilizando conquistas. Quanto ao Concurso Público para professores, o Governo do Estado já tem em mãos uma planilha da falta de professores, e o edital do Concurso Público está sendo divulgado no Diário Oficial, para que possamos começar a cobrir as lacunas existentes no corpo docente da Universidade" - Registrou Pedro Falcão.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.