GOVERNO DO ESTADO AÇÃO

UNIMED AGRESTE MERIDIONAL

CLIQUE NAS IMAGENS E CONFIRA DESTAQUES DO BLOG

GOVERNO DE PERNAMBUCO

quarta-feira, 25 de março de 2015

O DINOSSAURO DE GARANHUNS

O Dinossauro, de Marcílio Reinaux, poderá ser visto a partir da sexta-feira


A escultura do dinossauro, doada pelo escultor Marcílio Reinaux, para o município de Garanhuns, será montada nesta quinta-feira (26), no Parque Euclides Dourado. A escultura, com cerca de 20 metros de comprimento e oito metros de altura e com um peso total de mais de duas toneladas, foi construída em uma base de ferro, recoberta de lâminas de alumínio em chapas rebitadas na ferragem.

O Secretário de Agricultura, Epaminondas Borges Filho, destaca como a obra foi transportada até Garanhuns e os reparos que foram feitos nela. “Para trazer o dinossauro de Recife para Garanhuns foi necessário dividir a escultura em três partes, devido ao tamanho dela. Depois de chegar ao município, o dinossauro passou por um processo de limpeza e substituição de algumas lâminas de alumínio”, complementou.

Durante a montagem será utilizado um caminhão munck, um caminhão com prancha, máquina de solda e seis trabalhadores. 

O escultor Marcílio Reinaux, idealizador do Festival de Inverno de Garanhuns, já produziu mais de 80 obras em sucata, e para montar o Dinossauro gastou menos de um mês, com a colaboração de três operários.

SECOM GARANHUNS

Ex-prefeito é condenado a mais de 10 anos de prisão pela Justiça Federal





O ex-prefeito Francisco Macedo, de Pedra, no Agreste de Pernambuco, foi condenado a dez anos e seis meses de prisão por fraudes em licitações. A condenação foi da Justiça Federal em Pernambuco (JFPE), atendendo a um pedido do Ministério Público Federal (MPF). Além dele, também foi condenado Luiz Bispo, titular da empresa H&L Locação e Serviços.

De acordo com a assessoria de imprensa do MPF, na sentença consta que os dois fraudaram três processos licitatórios entre 2005 e 2006, com o intuito de desviar verbas públicas federais. "O objetivo das licitações era contratar empresa de locação de veículos, com motorista, para transporte de estudantes e professores, bem como de médicos e enfermeiros para postos de saúde localizados na zona rural", explica o departamento.
Os recursos eram oriundos do Programa Nacional de Transporte Escolar (PNATE) e do Fundo Municipal de Saúde. 

Para continuar lendo: G1 Caruaru

Vídeo do Desabafo do Delegado de Currais Novos repercute no Brasil. ASSISTA!



Dr. Antônio Pinto, delegado da Polícia Civil do Rio Grande do Norte, fez um desabafo público sobre a forma como foi tratado por um advogado, e seus colegas de profissão após uma autuação por acidente de trânsito, ganhou repercussão nacional. 

A reportagem da Sidys TV (a Cabo) onde o delegado de Currais Novos, já foi vista por mais de 2 milhões de pessoas, no site da TV e no Youtube.

Vale a pena ver a angústia de um profissional íntegro buscando realizar seu trabalho, diante dos abusos de pseudoautoridades que se acham acima da lei.

Explica-se ter repercutido assim, pois falou o que muitos outros profissionais gostariam de ter falado. Assistam e compartilhem, clicando  nos ícones abaixo do título da postagem!

CONDEPE / FIDEM e Ministério da Integração Nacional elaboram Plano de Desenvolvimento para Bom Conselho e Região



A Agência Estadual de Planejamento e Pesquisas de Pernambuco - Condepe/Fidem prossegue com os trabalhos de elaboração do Plano de Desenvolvimento Sustentável da área de influência de Bom Conselho, no Agreste Meridional. A ação conta com apoio financeiro do Ministério da Integração, por meio da Sudene e envolve 12 municípios da região.

MUNICÍPIOS: Recentemente a instituição promoveu a 1º Oficina de Validação da Caracterização e Diagnóstico Situacional do plano, que reuniu cerca de setenta participantes entre técnicos do Governo do Estado e da Sudene, representantes da sociedade civil, empresariado e do poder público dos municípios de Bom Conselho, Saloá, Terezinha, Brejão, Lagoa do Ouro, Pedra, Buíque, Tupanatinga, Venturosa, Águas Belas e Itaíba. O evento ocorreu na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Bom Conselho.

O encontro objetivou apresentar a visão técnica da situação socioeconômica atual da região estudada, e junto com o público alvo, analisar as redes de influencia existentes em termos produtivos, entre outros. Na ocasião foram discutidos aspectos do diagnóstico situacional do território do entorno de Bom Conselho, focando os aspectos sociais, econômicos , institucionais, físico ambientais e territoriais. 

Os participantes demandaram ações específicas e emergenciais para períodos de seca, já que a região sofre com a estiagem prolongada. Também apontaram ações prioritárias a serem incorporadas ao plano, referentes ao Arranjo Produtivo do Leite : assistência técnica mais efetiva e o aumento da capacidade de escoamento da produção. As potencialidades e os desafios apresentados pelos municípios complementarão os dados técnicos presentes no diagnóstico que esta sendo finalizado até o final deste mês.

Uma próxima oficina de trabalho está pré-agendada para o dia 30 de abril e servirá para construção das Diretrizes, Propostas e Proposições para área estudada.

Lançamento: DICIONÁRIO BIOGRÁFICO CANGACEIROS & JAGUNÇOS

O Instituto Histórico, Cultural e Geográfico de Garanhuns e o escritor Renato Luis Bandeira convidam para lançamento do livro: DICIONÁRIO BIOGRÁFICO CANGACEIROS & JAGUNÇOS (2ª EDIÇÃO) – REVISADA E AMPLIADA. Nesta quarta-feira, 25 de março, às 20h, na sede do IHGG – Praça Dom Moura 44 – Centro.




Centenas de livros já foram escritos sobra a saga do cangaço no Nordeste brasileiro. É por isso que o escritor Renato Luis Bandeira, concebeu uma obra inédita que aborda tão somente o resumo biográfico de cangaceiros, cangaceiras, jagunços e canos de guerra, alem da inserção de dezenas de fotos que enriquecem o trabalho , sendo doravante, fonte permanente para pesquisa do fenômeno cangaceirismo no Brasil.

A história é uma grande colcha de retalhos. É feita de pedacinhos. Emaranhado dos fatos se unem e ganham veracidade quando são compartilhados por pesquisadores que vão buscar na oralidade, a base dos acontecimentos, sobretudo, com aqueles que foram protagonistas.

Assim o registro histórico serve de conhecimento para as gerações futuras, graças a obstinação de alguns escritores que se tornam verdadeiros guardiões dos fragmentos identificados, como as peculiaridades de um arraial ou de uma comunidade, que preserva sua história, seus costumes e tradições.

O livro Dicionário Biográfico Cangaceiros e Jagunços é obra para ser consultada e apreciada. É resultado de pesquisa centrada em longa e difícil observação, com levantamento de milhares de informações, confrontação e análise criteriosa sobre o tema, em parâmetros precisos de fatos e lugares com nomes de cangaceiros que percorreram o nordeste brasileiro.

FOTOS: Caminhantes do Parque visitam Nascente Olho D'Água em Garanhuns









Nas comemorações pelo DIA MUNDIAL DA ÁGUA, os Caminhantes do Parque Euclides Dourado, realizaram neo último domingo (22), uma caminhada ecológica à Nascente Olho D'Água. Após uma seção de alongamento, da oração inicial e bênção pelo seminarista católic​o, mais de 200 participantes caminharam por mais de 6,0 km. pelo centro da Cidade, num clima de alegria e descontração, chegando na Nascente Olho D'Água, pelas 09:00h e adentraram na mata, até o manancial. 

Os caminhantes se surpreenderam com a beleza da natureza e com o volume de água​s​ cristalina​s​ que jorra​m​ a céu aberto, com vazão de mais de 70.000 litros d'água/hora, porém, testemunharam com tristeza, a ameaça de destruição da reserva ecológica​,​ em decorrência do deslizamento da encosta no último dia 16 de fevereiro e a quantidade de lixo e entulhos trazidos ao leito do riacho.​

Em seguida, foram conhecer a destinação final das canaletas que compõem o sistema de drenagem e esgotos provenientes da COHAB II, Loteamentos Rosa Mística e Parque 304. Ficaram indignados com a constatação dos danos ambientais que surgiram nos últimos dois anos, decorrentes desta desastrosa obra de drenagem, responsável pelo surgimento de erosões e formação de voçorocas. 

Ao final, foram recepcionados no Colibri Eventos com um café da manhã especial.

Sivaldo Albino envia Nota de Esclarecimento sobre acusações

Em relação à matéria publicada neste Blog quanto à instauração de um Inquérito Civil por parte do Ministério Público para apurar notícia apresentada em abril de 2009 pela empresa Lima e Silva Advogados e Consultores Associados, representada por seus sócios, entre eles o advogado Luciocláudio Gois de Oliveira, que atualmente exerce o cargo de Procurador Adjunto do Governo do Prefeito Izaías Régis, venho esclarecer o seguinte: 

1. O denunciante citou o fato em abril de 2009, referente a uma licitação ocorrida em 2003. Então pergunto: porque esperar seis anos para fazer uma denuncia? E respondo: PORQUE, estranhamente, após operação suissa e uma briga familiar no Escritório onde trabalhava com seu tio, operação essa feita pela Polícia Federal em 2007, por motivos alheios ao meu conhecimento, o advogado Luciocláudio Gois de Oliveira resolveu fazer a denuncia em 2009. A época foi aberto um procedimento. A Câmara foi acionada e forneceu documentos da licitação, mas Eu nunca fui convocado para prestar qualquer tipo de informação quanto a este suposto fato. 

2. Também é importante registrar que a época, em 2003, Eu, como Presidente da Câmara de Vereadores de Garanhuns, não poderia ter cometido qualquer irregularidade se não contasse com a participação da Comissão de Licitação, que era composta por três pessoas de conduta ilibada, dentre elas destaco o servidor Glauco Brasileiro, que hoje esta à frente de uma das pastas mais importantes do Governo do Prefeito Izaías Régis Neto, a Controladoria, que atua fiscalizando e promovendo o Controle Interno de todas as Secretarias Municipais. 

Concluindo, ressalto que não cometi irregularidade alguma com relação ao citado processo de licitação, assim como tenho plena convicção que os três membros da comissão de licitação (da época) Glauco, Itamar e Marcão também não cometeram. 

Já procurei o Ministério Público através do Promotor Domingos Sávio e me coloquei a disposição para toda e qualquer averiguação quanto à conduta que me pautei à frente da Câmara de Vereadores de Garanhuns, inclusive solicitei agilidade nesse inquérito. 

Sivaldo Albino – Vereador de Garanhuns.

SIGA O BLOG

POSTAGENS ANTERIORES, CLIQUE NO LINK

POSTAGENS ANTERIORES, CLIQUE NO LINK

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.