quinta-feira, 26 de março de 2015

Concurso da Prefeitura de Garanhuns tem mais de 21 mil inscritos



O Governo Municipal de Garanhuns e o Instituto de Apoio à Universidade de Pernambuco (Iaupe), realizam no próximo domingo (29) o concurso público da Prefeitura de Garanhuns. A iniciativa visa o preenchimento de 253 vagas, onde três por cento serão destinadas a pessoas com deficiência. Os cargos públicos estão distribuídos nos níveis fundamental, médio/técnico e superior. 

O edital do concurso está disponível no site da Universidade de Pernambuco. De acordo com a Secretaria de Administração, 21.338 mil pessoas estão aptas a concorrerem aos cargos.

O candidato deverá comparecer ao local da prova com antecedência mínima de uma hora do horário fixado para o fechamento dos portões, munido de caneta esferográfica de tinta preta ou azul, de comprovante de inscrição e de documento de identidade original. Não será permitido o acesso de candidatos aos prédios ou às salas de aplicação das provas portando equipamentos eletrônicos, inclusive aparelho celular, mesmo que esteja desligado e sem a bateria. Também não será admitida a utilização de qualquer material de consulta, como agenda eletrônica, calculadora, ipod, etc.

Horário - As provas serão realizadas em dois horários. Pela manhã, os portões abrem às 7h00, fecham às 8h00 e as provas terão início às 8h20 com término às 12h20. À tarde, os portões abrem às 13h00, fecham às 14h00 e às 14h20 as provas serão iniciadas, indo até às 18h20. Os candidatos podem se ausentar do local da prova uma hora antes do encerramento.

Fiscalização – Os membros da comissão coordenadora responsável pela elaboração das normas e pelo acompanhamento da execução do certame, estarão no domingo, visitando e fiscalizando todos os prédios do concurso. 

A divulgação do gabarito preliminar será já no domingo (29) e o gabarito definitivo sairá no dia 14 de abril. O Resultado Final do Concurso será divulgado no site oficial do certame, no dia 08 de maio, exceto para Guarda Municipal, que terá seu resultado divulgado no dia 11 de setembro, após o processo de realização de exames médicos, de aptidão física, psicotécnico e do curso específico de formação.

mais informações: www.upenet.com.br
SECOM GARANHUNS \ IAUPE - UPENET

Deputados estaduais nordestinos cobrarão do Governo Dilma recursos contra a seca




Uma comitiva de deputados pernambucanos esteve, nesta quinta-feira (26), em Salvador, para conversar com a bancada baiana sobre a criação de um movimento suprapartidário para cobrar do Governo Federal mais recursos para o combate à estiagem e agilidade nas obras hídricas. O grupo recebeu de imediato o apoio de diversos parlamentares baianos e apresentou um raio-x da seca que afeta os pernambucanos nos últimos quatro anos.

A comitiva foi composta pelos deputados Rodrigo Novaes (PSD), Miguel Coelho (PSB), Claudiano Filho (PSDB) e Odacy Amorim (PT). O grupo pediu o engajamento da bancada baiana a uma marcha contra a seca que será realizada em Brasília no mês de junho. Além disso, os deputados coletaram informações sobre os efeitos da seca na Bahia para se construir uma pauta comum de reivindicações e prioridades de todos estados nordestinos.

Os pernambucanos saíram satisfeitos da reunião em Salvador. “O apoio foi unânime de todos que procuramos aqui na Bahia. Isso mostra que nossa causa é uma prioridade para todos os nordestinos”, disse após a visita o deputado Rodrigo Novaes. “Saímos daqui com a convicção de que nosso movimento agora tem uma força maior para cobrar soluções mais efetivas. Vamos mobilizar outros estados e buscar a participação de novas forças políticas para encorpar ainda mais esse manifesto”, acrescentou Miguel Coelho.

Velório do Professor Noel Ferreira



Garanhuns acordou mais triste com a notícia da morte de Noel Ferreira, ou Noel Gago. O professor tinha 62 anos (não parecia) e acordou às 4:30h com uma forte dor no peito, foi socorrido por sua filha, Bruna Souza, para o Hospital Regional Dom Moura, mas faleceu logo depois, vítima de um infarto fulminante.

Seu corpo está sendo velado na Funerária Padre Cícero, na Av. Simoa Gomes, e o féretro será às 09h da manhã desta sexta-feira (27), para o Cemitério Parque das Rosas.

Ex-alunos, colegas de profissão, amigos, familiares.. Centenas de pessoas já foram se despedir do Xaxado! Nas redes sociais, sua morte virou o assunto do dia, com as pessoas externando o carinho que tinham por Noel. Aqui no blog, rapidamente a postagem se transformou na mais vista da semana e a segunda mais acessada do mês! Resultado da busca pela informação da triste da perda de alguém tão querido, que deixa filhas, netos, genros e uma legião de amigos!

Noel era muito família, e em sua página no facebook, as homenagens que estão sendo feitas emocionam.

Evento Ressuscitar anima com trio elétrico católico o pós-Páscoa de Garanhuns. SAIBA MAIS!



A Paróquia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro convida as famílias e a juventude de Garanhuns e região para participarem do RESSUSCITAR! Um grande arrastão do povo católico, a realizar-se no dia 12 de Abril, saindo as 10:30h da manhã do Seminário São José, seguindo o trio elétrico puxado pela Banda Arcanjo Celeste (Campina Grande - PB) até a Escola São Jose, onde haverá distribuição de sorvete para todos!

O vale abadá que dá direito à blusa do evento e ao passe para a sorvetada, custa R$20,00 e pode ser adquirido diretamente na Igreja Matriz de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, nos grupos jovens das comunidades ou com representantes do EJC da Paróquia! 

Chame sua família, seus filhos... Participe!

Demissões no Diário de Pernambuco. Resultado de uma nova era da informação?




Você ficou sabendo das mais de 150 demissões no Diário de Pernambuco? Se ficou, acredito que tenha sido pela internet, através das redes sociais, sites ou blogs! Se ainda não sabia, está sabendo agora, também por aqui.

Uma nova empresa de comunicação comprou parte das ações dos Diários Associados, que tem empresas em muitos estados, inclusive Pernambuco, com Rádios, TV´s, Portais de Internet e Jornais, dentre eles o Diário, o mais antigo em circulação da América Latina.

O que parecia ser uma boa notícia, pois imaginava-se que poderia investir no setor, tornou-se um drama. Centenas de trabalhadores demitidos, a maioria do jornal.

Ninguém vai defender desemprego, e neste momento a coisa está ruim, pior que outras épocas, com um arrocho que só está começando. O novo grupo investidor preferiu enxugar, economizar, e demitir. Explica-se. O Jornal do Commercio também já fez alguns ajustes, embora não com este trauma.

O novo mundo da informação trouxe o leitor para a internet, onde a notícia é dada em tempo real e interativa. No jornal o leitor é passivo e atrasado, em no mínimo 24h. Uma eternidade para quem consome informação como oxigênio. E olha que a internet ainda está em expansão, literalmente, na palma da mão.

Muitos dos leitores deste post fizeram curso de datilografia, operaram um telex, usaram uma ficha de telefone... A comunicação acompanha os avanços e recursos tecnológicos, e fica cada vez mais difícil manusear um jornal escrito. Se os leitores não estão mais lá, os anunciantes também vão migrar.

Pergunto ao nosso leitor: Quando foi a última vez que compraram um jornal na banca de revistas? Pois é, em todo o mundo jornais não vendem mais o que vendiam nos anos 80 e 90. Alguns já deixaram de circular e vieram exclusivamente para a Grande Rede.

Mas acredito que são tempos de acomodação e leitura contextual, pois os jornais, principalmente os mais tradicionais e que dispunham de melhor estrutura, não vão acabar, mas precisarão diminuir custos e buscar meios de se tornarem atraentes aos leitores. Pode haver convivência harmônica com a internet, televisão, rádio, jornal... Pois depois de um aparecimento aniquilador de cada um deles sobre os outros, todos permaneceram.

Uma alternativa que vejo no momento, e que cresce a passos largos, é a assessoria de imprensa. Jornalistas hoje são indispensáveis na produção de material informativo para instituições públicas e privadas, políticos, artistas, e todos mais que têm algo a dizer à sociedade!

Torcemos que os profissionais dispensados encontrem logo espaço no mercado de trabalho.

Garanhuns chora a morte de Noel



Recebo agora, com pesar, a notícia sobre a morte do professor Noel Ferreira (Fifa), ou Noel Gago, vitimado por um infarto fulminante. Coube ao grande amigo e confrade das artes, o também professor Carlos Janduy, passar a informação dolorosa, e sob soluços de quem perde alguém muito especial.

Conheci Noel Fifa no Ginásio do Arraial, ele professor, eu um adolescente, menino. No início era engraçado ver ele falar, era o gago legítimo, mas sempre foi muito mais que aquilo, e aos poucos seus alunos se transformavam em fãs. Noel era nosso professor de Educação Física, e sempre estava de bom humor. Na nossa despedida, Noel, músico excepcional, cantou para a turma da 8ª série. Sua voz aveludada, harmônica, escondia a gagueira e mostrava o quanto Deus consegue ser maravilhoso ao dar um dom desse a quem poderia reclamar por um problema vocal. Ficou eternizado na memória daqueles jovens. "Fica sempre um pouco de perfume nas mãos de quem oferece rosas..."

Ficou a amizade, e esta para sempre!

Anos depois, muitos anos depois, Noel se tornou parceiro musical. Lembro de uma apresentação no Colégio Diocesano, "Memoráveis Canções", uma seresta moderna, com Noel no teclado, Janduy nas canções e eu recitava umas poesias. Uma mutreta emocionante!

Noel era um cara do bem, e dizemos para pessoas assim, que tem um coração grande. Talvez tenha sido isto, Noel!

Noel gravou músicas minhas e de Janduy. No meu primeiro CD, com artistas de Garanhuns interpretando minhas canções, Noel cantou "Farol", e muita gente acredita que seja a mais bela do repertório. A suavidade de sua voz casou no arranjo perfeito do Roberto Lima.

Noel foi professor, e esta profissão deixa legiões de amigos, que certamente vão chorar a perda desse cara.

Bruna, uma de suas filhas, está indo para Brasília receber o prêmio do Hospital Dom Moura, ela é coordenadora da Residência Médica, e infelizmente não pode fazer nada! Imaginem a dor!! Lutar tanto pela saúde pública, e perder o pai deste jeito, sem poder remediar. Em seu nome, desejamos o conforto aos familiares.

Vai em paz, XAXADO!!! Mas não precisava ser agora!


COMENTÁRIOS

Antônio Cândido
Sabe Ronaldo, Garanhuns perde um cidadão de primeira linha a quem eu sempre tive bastante respeito; primeiro porque foi professor dos meus filhos no CMA, depois porque tínhamos uma paixão em comum, a música de boa qualidade. O mundo não é perfeito, se assim o fosse, o saudoso Noel não partiria, pois seus contributos o credenciavam a um estágio mais duradouro entre nós. Os nossos sentimentos aos familiares e amigos que perdem a delícia da sua convivência. 


Veralucia Albuquerque 
Pelo ser humano que foi estará em um bom lugar. Deixará um legado a todos que foram contagiados por seu sorriso e generosidade. Alegre o céu e descanse em paz.


Mario Flavio 
Triste é pouco. Um cidadão de bem, amigo, companheiro. Vai fazer uma falta grande.

Audiceia Seabra
Quero deixar aqui o meu sinceros pesar, por essa trágica partida desse querido e amigo de todos os que tiveram a honra de conhecê-lo! Sua alegria contagiante, seu jeito carismático que conquistava a todos! Muitas histórias vividas com nossas famílias! Vai em paz amigo! O céu está em festa para te receber..

Graça Barbosa
Não consigo acreditar, foi Professor dos meus filhos no CMA, antigo GINÁSIO DO ARRAIAL.
Vai em paz amigo,pessoa linda, iluminada, do bem.
Super triste.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.