sexta-feira, 27 de março de 2015

FEM Mulher entra na pauta do Fórum da RMR, Goiana, Caruaru, Garanhuns e Petrolina



A destinação de 5% do Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento Municipal para políticas voltadas para as mulheres, o FEM Mulher, foi a pauta principal do XIX Fórum de Gestoras de Organismos Municipais de Políticas para Mulheres da Região Metropolitana do Recife e municípios de Goiana, Caruaru, Garanhuns e Petrolina, realizado, nesta quinta-feira (26/03), no auditório do Museu da Cidade do Recife.

O vice-prefeito do Recife, Luciano Siqueira, fez questão de dar as boas vindas às participantes. “Quando iniciamos a gestão assumimos o compromisso de fazer um governo popular e feminista. Mas sabemos que não basta criar uma secretaria da mulher e montar uma infraestrutura. O desafio é transversalidade. Envolver todo mundo”, destacou Luciano Siqueira.

A secretária da Mulher de Pernambuco, Silvia Cordeiro, que até dezembro coordenava o Fórum como gestora do Recife, enfatizou a importância de cada secretária, coordenadora, gerente ou diretora. “Temos que ter autoestima elevada por ser gestora de políticas para as mulheres e parar de dizer que não há políticas públicas para mulheres. Estamos caminhando muito e a passos acelerados. Pernambuco tem 160 organismos municipais. No Brasil, são cerca de 600. O que quer dizer que representamos mais de um sexto. Recife deu um salto gigantesco ao anunciar concurso público para a secretaria da mulher. O governador Paulo Câmara, ao anunciar o FEM Mulher, abriu o debate sobre o financiamento dessa política. Não podemos ficar dependendo de editais. Cinco por cento é pouco, mas faz muita diferença”, avaliou.

Silvia também destacou que enquanto Pernambuco investiu R$ 4,68 do seu PIB por mulher, estados como São Paulo e Rio de Janeiro não gastaram nem R$ 1,00. Para a secretária, as mulheres devem lutar pela implantação dos organismos nos seus municípios mesmo que em um primeiro momento não haja orçamento para as ações. “Colocar secretarias e coordenadorias é o primeiro passo para ter orçamento, para reforçar o debate sobre o machismo e para colocar mais mulheres no parlamento”, defendeu.

Em seguida, o secretário Executivo de Planejamento e Gestão e de Infraestrutura de Paulista, Ricardo Góes, apresentou passo a passo a forma como o FEM é estruturado e como as gestoras deverão agir para acessar os recursos do FEM Mulher, a partir da apresentação de projetos. “É importante que vocês fiquem atentas ao que diz o decreto 41.564. O texto diz que pelo menos 5% dos recursos devem ser aplicados em políticas para mulheres. Dependendo do poder de convencimento de vocês, o percentual pode ser maior”, afirmou.

Teatro de Pernambuco perde Zácaras Garcia, e nós perdemos um amigo-irmão

Mais um Grande Amigo que se vai...
Faleceu agora a pouco, em Recife,
Zácaras Garcia, meu irmãozinho do coração e de arte.
O teatro do nordeste ficou sem uma Luz.
Bastante comovido com a partida de Noel (Xaxado),
o coração agora dilata-se para acolher, pra sempre, mais uma saudade... saudade que dói.

Carlos Janduy

AGORA COMIGO: Conheci Zácaras há mais de quinze anos, talvez se aproximando de vinte, apresentado por Janduy, Sandra, Nivaldo e Dorvalina. Amizade imediata. 

Zácaras era presidente da FETEAPE - Federação de Teatro Amador de Pernambuco, e vinha sempre a Garanhuns. Participava ativamente das seletivas do teatro do FIG, inclusive na organização, na época com nossa cultura em ebolição produtiva, e discutia a interiorização das atividades culturais. Tinha um olhar crítico, e era simples, afetuoso e inteligente. 

Há mais de dez anos deixara as atividades na FETEAPE, mas continuava no mundo da cultura popular, como produtor, ator e arte-educador. Estava agora em Limoeiro, dando sua contribuição à arte.

Todo ano estava com a gente no Festival. Uma amizade pura e verdadeira. Tratava meus filhos como seus sobrinhos, e tenho certeza que também aos de Nivaldo e Dorva, Janduy e Sandra.

Poxa! Depois de perder Noel, outra perda desta. 

Quando estive bem doente, Zácaras foi imprescindível, mostrando a imensidão de sua amizade. 

O Teatro de Pernambuco perde um lutador, desprovido de vaidades. A arte de Garanhuns perde um embaixador. E nós perdemos um grande amigo, um irmão enviesado que Deus colocou em nosso caminho. Um laço afetivo que a morte não destrói.

Zácaras, obrigado por tudo, e que Deus permita que um dia nós nos encontremos de novo, pois não estávamos preparados para despedidas.

Um beijo, de tanta gente que te quer tão bem!

Sou seu fã!




Texto de Sandra Albino. 

Que saudade meu amigo. Meu amigo das artes, meu morador especial durante o FIG, sempre preocupado com nossa correria...eita...nossas peças de teatro que estávamos sempre juntos, logo após um cafezinho, de preferência com seu cuzcuz especial e os comentários do que tinhamos assistido. 

Você, sempre muito inteligente e muito crítico, me deixando grandes ensinamentos. Teatro, cultura popular, circo, a dança eram os palcos que mais nos encontrávamos...o FIG vai ficar com um espaço vazio sem você, meu caro Zácaras Garcia. E o Feteag Caruaru? A sua cara amigo, não é Fabio Pascoal? 

O que me conforta nessa hora é saber que você descansou, não queríamos ver seu sofrimento. Descansa em paz e que você esteja sempre presente em nossas vidas através de sua luz. 

Vai com Deus, Zácaras, um beijo em seu coração.

Vereador solicita ao estado helicóptero e base do Grupamento Tático para Garanhuns



O vereador Audálio solicitou ao Governo do Estado através do secretário de Defesa Social Alessandro Carvalho, a instalação de base do Grupamento Tático Aéreo com helicóptero da Secretaria de Defesa Social em Garanhuns. De acordo com o parlamentar o serviço prestado pela unidade aérea irá proporcionar mais agilidade em operações de combate a criminalidade e ações de resgate e socorro médico. 

A instalação da base do Grupamento Tático Aéreo – GTA da SDS vai contribuir efetivamente para o trabalho das polícias militar e civil bem como para as ações do corpo de bombeiros e do SAMU em Garanhuns e região, uma vez que o deslocamento de helicóptero vai oferecer agilidade nas operações de segurança e no atendimento de resgate e pré-hospitalar, com o deslocamento de vítimas aos hospitais, proporcionando ainda, uma melhor qualidade no socorro. Com o GTA Garanhuns também contará com um heliponto público. 

“Garanhuns e a região já comportam ações dessa natureza, uma vez que o crescimento da população é constante, fato esse que justifica a interiorização desse serviço aéreo de prestação de serviço e segurança pública” pontuou o vereador Audálio autor da proposta (Requerimento Nº 076/15).

Grupamento Tático Aéreo – GTA: É um órgão de apoio da Secretaria de Defesa Social de Pernambuco que trabalha em parceria com diversas instituições de segurança com apoio de aeronaves.

Saiba como prevenir Doenças Renais com Nefrologista da UPAE Garanhuns‏‏‏



A doença renal é silenciosa, e muita gente só percebe estar com os rins lesionados quando chegam aos estágios mais avançados. O alerta é do nefrologista Dr. Gustavo Prutchansky, médico especialista que atende na UPAE Garanhuns. “Temos cinco estágios da doença renal, e muitos pacientes somente nos procuram quando estão nos estágios mais avançados, muitos já precisando de hemodiálise”.

A doença renal é assintomática, ou seja, não aparece, e por isto as pessoas devem se cuidar, buscando a prevenção. Alguns grupos de risco devem atentar para as consultas e exames: Idosos, Hipertensos, Diabéticos, Obesos e pessoas com histórico da doença na família. Dr. Gustavo afirma que a hipertensão e o diabetes são os principais fatores desencadeadores de lesões nos rins. “A ausência de uma dieta equilibrada, a falta de atividade física, o fumo, altos níveis de açúcar no sangue, o baixo consumo de água e o uso de medicamentos sem orientação médica contribuem para o desenvolvimento da doença nos rins”.

O atendimento dos especialistas da UPAE Garanhuns, que além do Dr. Gustavo conta também com a Dra. Karlene Fortaleza, é realizado para os pacientes dos municípios da V Regional de Saúde, encaminhados pelos PSF’s e Secretarias de Saúde dos municípios. As pessoas diagnosticadas no estágio 5 são reguladas pela Secretaria Estadual de Saúde para a hemodiálise, que em Garanhuns é feita pelo Hospital Nsa. Sra. do
Perpétuo Socorro.

Segundo Dr. Gustavo, todos deveriam fazer exames anuais de rotina, e obrigatoriamente as pessoas dos grupos de risco. “Exames de sumário de urina, uréia e o de medição do nível de creatinina no sangue são importantes para constatação da doença” – Afirma o especialista, que complementa: “Temos pacientes com outras patologias, como infecções urinárias, inflamações nos rins, cálculos renais, além de outros problemas que envolvem os rins, que embora menos graves, requerem atenções especiais de tratamentos”.

Neste mês de março, várias atividades no mundo todo alertam as pessoas para estes cuidados com a saúde, inclusive há um dia especial, 8 de março, Dia Mundial do Rim.

Para finalizar, o médico aconselha mudanças no estilo de vida que levem para uma alimentação saudável, redução de sal nos alimentos, atividades físicas, controle de pressão e diabetes, ingestão de água e controle de peso, que são medidas simples e fundamentais para uma vida melhor, e evitam problemas no futuro, inclusive renais.

PONTO FACULTATIVO NA QUINTA-FEIRA DA PAIXÃO



Boa notícia para os servidores públicos, tanto estaduais quanto municipais. O Governo de Pernambuco e a Prefeitura de Garanhuns decretaram ponto facultativo no dia 2 de abril, Quinta-feira da Paixão. A Sexta é feriado.

Para os religiosos, mais um dia para acompanhar as cerimônias de páscoa, principalmente os católicos tradicionais. 

Para quem busca estes dias para descansar ou viajar, o feriadão ganha um dia a mais.

É bom lembrar que 21 de abril, também feriado, cai numa terça-feira.


PACTO PELA EDUCAÇÃO: Fred Amâncio participa de reunião em Garanhuns




Depois de percorrer o Sertão do Estado, o Secretário de Educação de Pernambuco, Fred Amâncio, chegou nesta quinta-feira (26) em Garanhuns para uma agenda de compromissos do Pacto Pela Educação na GRE Agreste Meridional. Em reunião durante a manhã na sede da regional, o secretário conversou com gestores escolares da região e pactuou as metas de 2015 para melhoria da educação.

O gestor da GRE Agreste Meridional, Professor Paulo Lins, e toda equipe da gerência receberam a comitiva da Secretaria de Educação do Estado com apresentações culturais e uma demonstração audiovisual das principais atividades já desenvolvidas este ano acerca do Pacto Pela Educação. 

Em suas falas, o Secretário Fred Amâncio, a Secretária Executiva de Desenvolvimento da Educação, Ana Selva, e o Secretário Executivo de Gestão da Rede, João Charamba, foram convergentes no reconhecimento ao trabalho desenvolvido pela GRE Agreste Meridional nos últimos anos. Eles destacaram os resultados da proficiência em Língua Portuguesa e Matemática, na qual a regional atingiu o 3º e o 4º lugar em Pernambuco, respectivamente, assim como as ações pioneiras que são desenvolvidas aqui e adaptadas para todo o Estado.

Reuniões como esta já foram realizadas nas cidades de Salgueiro, Araripina, Petrolina e Floresta. Os encontros fazem parte da política pública de monitoramento da qualidade das escolas estaduais, e tem como objetivo reforçar a importância do planejamento e do acompanhamento dos indicadores educacionais para o alcance das metas acordadas entre Governo, GREs e escolas.

As metas pactuadas dizem respeito ao desempenho das escolas e alunos com foco no Índice de Desenvolvimento da Educação em Pernambuco (Idepe), que tem medições realizadas anualmente, e no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), cujas avaliações acontecem a cada dois anos. Em 2015 haverá provas do Idepe e IDEB.


RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.