terça-feira, 31 de março de 2015

Coronel Campos entre Bom Conselho e Garanhuns


O Coronel Marcos Campos tomou gosto pela política e tem participado dos debates que levam à eleição de 2016. Depois de ter sido candidato a Deputado Federal em 2014 pelo PSL, obtendo mais de 14 mil votos, foi nomeado comandante do 9º BPM em Garanhuns, mas entregou o cargo semanas depois, acusando questões políticas, expondo o Governo do Estado.

Natural de Bom Conselho, saiu fortalecido da campanha e tem seu nome à disposição para disputar a prefeitura, por lá, inclusive estaria conversando com Judith e Felipe Alapenha, além de representantes de outros grupos políticos, principalmente da oposição ao prefeito Dannilo Godoy.

A novidade agora é uma nota de um blog de muita credibilidade na Terra do Papacaça, assinado por Emmanuel Leonel, "O Argonauta" que afirma:

Segundo informações chegadas a nossa redação, o Coronel Campos, poderá ser pré-candidato a vice-prefeito na chapa do atual gestor de Garanhuns, Izaías Régis.

As fontes informaram que as conversas entre o coronel e o prefeito Izaías Régis, mostraram uma forte sintonia, essa sinergia, teria levado o Coronel Campos a abraçar a pré-candidatura.

AGORA COMIGO: Caso se confirmem estas conversas, mostra a ruptura de Cel. Campos com a Frente Popular, já que Izaías se colocou como um dos mais críticos adversários dos socialistas no estado.

Como demonstrou insatisfação no pós-eleitoral, pode ser que Campos esteja de fato planejando esta mudança política.

O que pode estar acontecendo também é que forças políticas de Bom Conselho preferem Campos em Garanhuns.

Alô AMSTT Garanhuns: Motoristas não respeitam a contra-mão da Rua São Bento




Um caminhão F-4000 tem ficado estacionado permanentemente na contra mão, na esquina da Rua São Bento com a Rua Joaquim Branco, defronte ao edifício Maria Nina. Moradores das ruas próximas vêm tendo muita dificuldade de transitar no local, pois o caminhão impede totalmente a visão do cruzamento, com perigo iminente da ocorrência de graves acidentes. 

Apesar da placa de sentido proibido, para descida na Rua São Bento, praticamente todos os motoqueiros e muitos motoristas descem na contra mão. 

Estas ocorrências já foram informadas diversas vezes à AMSTT sem que fosse tomada nenhuma providência. 

O apelo acima é do Paulo Edvaldo, através de nossa página no Facebook. E de fato, quanto à contra-mão, é incrível, qualquer veículo subindo a ladeira no sentido único vai sempre cruzar com outro descendo de forma irresponsável, mas a falta de fiscalização ajuda na imprudência dos motoristas.

Mas na verdade, é falta de educação mesmo, pois uma coisa assim não precisaria da pressão exercida por lei.

Confira os comentários no facebook.

PT perde 70% de seus simpatizantes em apenas dois anos - Por MAURÍCIO COSTA ROMÃO

A terceira alma do PT
Em março de 2013 o Datafolha detectou que a percentagem dos eleitores brasileiros que tinha preferência pelo PT era de 30%. Dois anos depois, em março de 2015, esta taxa caiu para 9%, o menor nível desde 1989.

A que se deve esse desgaste da sigla que foi referência para a democracia brasileira e sempre esteve na vanguarda das lutas sociais e políticas do país desde sua fundação?

O PT surgiu da base sindical do operariado paulista do fim da década de 70 e angariou protagonismo e admiração como um grande partido de esquerda que pregava o socialismo democrático como forma de organização social.

Com apoio de grande parte da população brasileira, em especial dos movimentos sociais, dos intelectuais de esquerda, dos católicos ligados à Teoria da Libertação, dos dirigentes sindicais e dos estudantes, a agremiação chegou ao poder em 2002, elegendo Lula presidente.

Os especialistas consideram a assunção do PT ao poder como o ponto de inflexão de sua exitosa trajetória. O partido deixa de ser de ruptura, programático, ideológico, e assume valores e práticas que se contrapõem à sua formação (André Singer fala da “segunda alma” do PT e Demétrio Magnoli, da “segunda fundação”).

Uma vez instalado no poder, o partido, embalado que foi no pragmatismo de resultados sindicais, logo aderiu à lógica capitalista, adotando uma política econômica de cunho ortodoxo. A guinada seria justificada para os militantes à luz da doutrina econômica leninista: fazer uso dos mecanismos puros de mercado, mas sem relegar os fundamentos socialistas.

Daí prá frente, a permanência no poder a qualquer custo presidiu a ação política e eleitoral da sigla, que estendeu seus tentáculos patrimonialistas sobre a máquina pública, aparelhando-a de tal sorte que em algumas instâncias os símbolos nacionais e petistas se confundiam. A conseqüência natural dessel’état c’est moi foi a associação da sigla a grandes escândalos de corrupção.

Não sem razão que os 12 anos de governos petistas, meritórios nos avanços de inclusão social, estão sendo agora revistos criticamente pelo eleitor.

Ademais, a estrela vermelha está cada vez mais arranhada em face do desprestígio da presidente Dilma Rousseff. As razões de sua débâcle são conhecidas: anúncios e/ou implementação de medidas contrariando o discurso de campanha, piora dos ambientes econômico e político do país e a roubalheira da Petrobrás.

A situação de desalento com o PT chegou a tal ponto que o partido perdeu pela primeira vez, na série histórica do Datafolha, a liderança de preferência para o PSDB no segmento que mais lhe devotava admiração: os jóvens (16 a 24 anos).

Pelo jeito, o PT vai precisar de uma “terceira alma”, ou uma “terceira fundação”, para ressurgir das cinzas.

———————————————————-

Maurício Costa Romão, Ph.D. em economia, é consultor da Cenário Inteligência e do Instituto de Pesquisas Maurício de Nassau. 
http://mauricioromao.blog.br.

MEDICINA VETERINÁRIA: Garanhuns recebe Emvape 2015



Acontece entre os dias 10 a 12 de abril de 2015, no Fórum Eraldo Gueiros Leite, em Garanhuns, agreste pernambucano, o Encontro de Medicina Veterinária do Agreste Pernambucano (EMVAPE) 2015. O encontro, uma iniciativa da UAG, foi criado com o intuito de ser um elo de ligação entre a Unidade Acadêmica e as demais instituições de Ensino Superior, profissionais e produtores da região.

No EMVAPE 2015 serão oferecidos minicursos e palestras, como os de cirurgias oncológicas em pequenos animais e métodos de identificação de equinos, fatores que interferem nos resultados laboratoriais na rotina clínica de ruminantes, fluidoterapia em cães e gatos dentre muitos outros.

Os interessados podem se inscrever no Prédio nº3 (Ciências Agrárias) da UAG até o dia 06/04/2015. Os valores variam entre R$30 e R$80.

Outras informações:

Paulo Câmara deve inaugurar asfalto da estrada de São Pedro em Garanhuns

Amílcar empresta seu nome à estrada de São Pedro
A programação do governador Paulo Câmara em Garanhuns na próxima semana, ainda está sendo definida, principalmente a sexta-feira (10/04), por ocasião do seminário TODOS POR PERNAMBUCO, mas é muito provável que seja inaugurado o asfalto da estrada que liga o Distrito de São Pedro à BR-423, um trecho de seis quilômetros que recebeu o nome de Amílcar da Mota Valença, em homenagem ao ex-prefeito de Garanhuns que viveu por muitos anos no distrito, sendo uma referência para a população.

É bom lembrar que a torre da Vivo que levou telefonia móvel e internet ao Distrito também foi uma ação muito elogiada do Governo do Estado e que também não foi inaugurada oficialmente. O projeto Conexão Cidadã é da Secretaria de Ciência e Tecnologia, que tinha Marcelino Granja como secretário, substituído por José Bertotti, e que contou por alguns meses com Pedro Falcão na secretaria-executiva. Granja assumiu a pasta de cultura no novo governo.

A estrada de São Pedro chegou a gerar uma pequena polêmica. Mesmo com o requerimento do vereador Alcindo Correia (PROS), o próprio governador do estado, Eduardo Campos, à época do início das obras, afirmou que atendia um pedido pessoal do também vereador Paulo Leal, do seu partido (PSB), com quem tinha amizade, e a ligação com Sandoval Cadengue, hoje gerente da Casa Civil do Governo Paulo Câmara.

O asfalto é um dos mais antigos sonhos da localidade, agora realizando, aproximando o distrito ainda mais de Garanhuns e do Agreste Meridional.

JESUS ALEGRIA DOS HOMENS: Tudo sobre A PAIXÃO DE GARANHUNS



Em mais um período consagrado a Semana Santa a população de Garanhuns e região sobem o Alto do Magano para assistir a encenação da Paixão de Cristo. O espetáculo Jesus Alegria dos Homens completa 25 anos de apresentações neste 2015 e promete celebrar as Bodas de Prata no rigor do capricho de sua aceitação popular, seriedade e talentos de casa. 

Criada em 1991, a peça nasceu no mesmo ano do Festival de Inverno e continua sendo o único evento originalmente criado em Garanhuns, capaz de sobreviver a mais de duas décadas. Atravessou várias gerações, administrações do município, ganhou novos adeptos e apoios, conquistou a parceria do Governo do Estado, através da FUNDARPE/Secretaria de Cultura e tornou-se o segundo maior espetáculo do gênero no estado de Pernambuco levando ao Alto do Magano todos os anos, um publico estimado em mais de quinze mil pessoas. 

Dos fundadores, apenas Gerson Lima continua a frente da peça como autor e diretor de cena, contando com a diretoria de produção a cargo de Fernando Lima, Jefson Fitipaldi e o professor e poeta Carlos Janduy que vêm administrando o acontecimento há vários anos também. É essa equipe que se soma ao elenco de atores e técnicos em mais de cento e vinte pessoas que prepararam a temporada deste ano para comemorar o jubileu. Para isso a Prefeitura de Garanhuns confirma seu apoio em recursos financeiros e logística de serviços, e pelo sexto ano a peça tem seu projeto aprovado por edital emitido pela FUNDARPE, incluindo-se no projeto Pernambuco de Todas as Paixões, além de contar com vários parceiros locais e estaduais. 

Embora tenha sua produção ainda modesta mediante o crescimento do evento, a direção de produção do espetáculo promete continuar se dedicando a melhorias na infra-estrutura, garantindo esse ano, a instalação de camarotes, ampliação da área de estacionamento, acréscimos de banheiros químicos, segurança feita pelas policias militar, civil, rodoviária federal e particular, além das acomodações em arquibancadas dando ao espectador cem por cento de visibilidade para todo o espetáculo. Já a direção de criação vem caprichando nos ensaios para adaptar e aperfeiçoar o elenco nas novas criações de cena reformadas em novos ambientes de cenário ou enriquecidas com adereços de grande realismo. O personagem Pôncio Pilatos, vivido pelo médico Dr. Ulisses Pereira, por exemplo, segundo Gerson Lima, deve cruzar a área cenográfica da peça guiando uma Biga Romana puxada a cavalos. O local onde realizam-se as cenas do Sermão da Montanha e a prisão de Jesus ganharam relevos para melhorar a visibilidade do público. Todos os cuidados e providências no conjunto de ações de produção do espetáculo foram feitos para oferecer um evento para toda a família e em caráter gratuito. 

O acesso para ver a peça em qualquer dos dias de sua exibição é livre para todos os expectadores. Para isso, a produção da peça vai destinar um local no centro da cidade para a distribuição dos convites, além de fazer o envio a pessoas e entidades que solicitaram suas entradas. Prefeituras e demais órgãos das cidades da região, deverão fazer a solicitação por ofício informando os dias de seu interesse e respectivas quantidades de acessos. Como em todos os anos, mais uma vez a população vai assistir a um espetáculo que emociona e cativa seu público há 25 anos. 

SERVIÇO:
A Paixão de Garanhuns acontece nos dias de 1 a 4 de abril, no Alto do Magano, às 19:30.
Contatos: (87) 8807.8401 – (87) 9937.1463
e-mail: paixaodegaranhuns@bol.com.br

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.