quarta-feira, 8 de abril de 2015

FIG 2015: Governo de Pernambuco abre CONVOCATÓRIA NACIONAL para artistas e projetos culturais




Artistas e grupos culturais de todo o país podem enviar propostas à Convocatória Nacional do Festival de Inverno de Garanhuns (FIG 2015). Consagrado como um dos maiores festivais de arte e cultura brasileira, a edição deste ano será realizada entre os dias 16 a 25 de julho e os interessados em integrar a programação terão de 10 a 29 de abril para submeter inscrições. Acesse o edital e formulários aqui.

Através desta Convocatória, a Secretaria de Cultura de Pernambuco e a Fundarpe vão selecionar atividades de fruição e também de formação nas diversas áreas artísticas e culturais. Para o secretário de cultura, Marcelino Granja, “a 25ª edição do FIG vai reforçar o perfil do evento, que tem se firmado no calendário nacional como um momento de celebração da cultura e de um verdadeiro mergulho em toda a diversidade cultural pernambucana e brasileira”, destaca.

A presidente da Fundarpe, Márcia Souto, comenta duas novidades da Convocatória deste ano que visam valorizar o mérito dos projetos: “A partir desta edição, os proponentes que não forem habilitados na análise preliminar poderão apresentar recursos, que serão avaliados pela Comissão Organizadora. Além disso, também será lançada uma convocatória específica para seleção de representantes dos segmentos que vão integrar a Comissão de Análise de Mérito Artístico-Cultural”.

Na avaliação das propostas, serão considerados critérios como qualidade artística/cultural da atividade, currículo do artista, relevância, originalidade e singularidade da proposta, entre outros.

A divulgação das Propostas Habilitadas na Análise de Mérito Artístico-Cultural acontece no dia 4 de junho. A composição para a programação do FIG 2015 será feita entre 5 a 18 de junho. As propostas habilitadas não têm necessariamente sua participação assegurada na programação do 25º FIG. A quantidade de propostas incluída na programação do festival estará condicionada ao perfil dos espaços e ao orçamento destinado ao evento.

Em breve será divulgada uma convocatória específica para a ocupação da Praça da Palavra e do Pavilhão do Artesanato.

FONTE: http://www.cultura.pe.gov.br/

Sesc Garanhuns recebe a exposição "Memórias de Conceição Cahú"‏



O Sesc Garanhuns, localizado na Rua Manoel Clemente, 136, no centro do município, recebe a exposição “Memórias de Conceição Cahú”. Até o dia 19 de junho, o público pode conhecer a mostra de segunda a sexta-feira, das 9h às 21h, com entrada gratuita. No espaço, estão obras da artista pernambucana, que foi cartunista, ilustradora, desenhista e chargista.

Conceição Cahú nasceu em Floresta e suas charges e desenhos contam memórias econômicas, políticas e sociais do Brasil das décadas de 80 e 90. Sua trajetória traz o compromisso com questões relacionadas à mulher e o seu lugar ocupado na sociedade, além de abordar temas como carnaval e futebol. A artista faleceu em 2006.

Serviço:
Exposição Conceição Cahú, Sesc Garanhuns
Visitação: De segunda a sexta, das 9h às 21h
Até o dia 19 de junho
Entrada gratuita

PSDB de Garanhuns amplia sob liderança de Claudiano Filho

O deputado estadual Claudiano Martins Filho já começa a montar suas bases no agreste e região visando as eleições municipais. Como membro da executiva estadual do PSDB, indicou seu assessor, Saulo Malta, para presidência do partido em Garanhuns e começa a colocar em prática o objetivo de reestruturar o partido, e claro, lançar novos nomes nas próximas eleições municipais.

Saulo Malta diz que a intenção é formar uma chapa forte para eleger o maior número de vereadores possível e trabalhar em conjunto com o governo do estado na indicação do nome para prefeitura.

PRÉ-CANDIDATOS A VEREADOR: Como parte da estratégia para o crescimento e fortalecimento do partido no município, o deputado já trouxe vários nomes de lideranças fortes, entre elas Dra. Claudomira, Rafael Peixoto, Roberval da Cohab II, Tonho de Belo, Paulo da Mochila, Sandro Refeições e pelo menos mais umas 20 lideranças só nesta primeira ação de filiação.

O grupo estava se reunindo, conforme já havíamos informado aqui no blog, e agora compõem o PSDB local, sob a liderança do Deputado Estadual, que deve assumir as demandas dos novos filiados.

O PSDB durante muitos anos esteve com Silvino Duarte em Garanhuns, que deixou o partido para ingressar no PTB, após a desistir da sua candidatura a prefeito na última eleição, na reta final, para apoiar a candidatura vitoriosa de Izaías Régis. 

Fiel ao partido e majoritário governista na região, coube a Claudiano assumir a legenda e montar um novo grupo capaz de disputar a próxima eleição com chances reais de sucesso.

Coronel Campos afirma que vai participar do processo político em Bom Conselho

Reproduzimos aqui, no final de semana, uma nota do Blog O Argonauta, de Bom Conselho, onde nosso amigo Emanuel afirmava que o Coronel Campos estava conversando com o prefeito de Garanhuns, Izaías Régis, e que por isto, poderia ocupar a vaga de vice na chapa à reeleição do trabalhista na Cidade das Flores.

Marcos Campos enviou uma nota de explicação ao blog da Terra do Papacaça, a qual colocamos aqui. Confesso que fiquei com a impressão que o Coronel confirma estar pensando em Bom Conselho, mas não descarta Garanhuns, ou seja, confirma o teor da nossa publicação. Não desdiz. 

E pelo andar da carruagem, distancia-se da Frente Popular, já que Dannilo Godoy pode ter o apoio do governo em Bom Conselho para sua reeleição, e Izaías Régis, em Garanhuns, é um adversário indiscutível, pela sua atuação na última campanha.

"Em recente publicação nos principais blogs do Agreste Meridional, versando sobre eventual pré-candidatura para vice-prefeito da cidade de Garanhuns, tendo como protagonistas da majoritária o atual prefeito, Izaias Régis, e vice, Coronel Campos, vejo tais manifestos extremamente democráticos e que enaltece sobremaneira nossa curta trajetória política.

Os fatos inicialmente publicados no blog do ARGONAUTA e em sucessivos outros de grande credibilidade na região deram-se pela boa relação Coronel Campos e Izaías Régis, assim como dos relevantes serviços prestados por ambos na terra das flores, o que motivou a pessoas ligadas a este signatário a propagar tais insinuações.

Não obstante, do reconhecido e bem sucedido trabalho do prefeito Izaías a frente da gestão municipal de Garanhuns, tenho como objetivo primeiro participar efetivamente do processo político em nossa amada Bom Conselho, o que ao meu vê, no momento, traria para terra de Papacaça uma discussão pontual dos problemas de ordem social, política e econômica dos nossos conterrâneos.

No mais, agradeço a todos que tem acreditado em nossa pessoa.

Ass.

CORONEL CAMPOS "

Paulo Câmara inaugura em Capoeiras a segunda maior Escola de Referência de Pernambuco




Esta é destaque no Blog de Capoeiras, assinado por Raimundo Lourenço, e se trata de um dos mais acessados do Agreste Meridional, segundo dados do Alexa.com

O Governador de Pernambuco Paulo Câmara (PSB) estará na cidade de Capoeiras na próxima sexta-feira, 10 de abril, onde irá inaugurar a Escola de Referência em Ensino Médio – EREM Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. 

A prefeita Neide Reino (PSB) e o vice-prefeito Juju, convidam os estudantes e a população em geral para prestigiarem esse momento que é um marco para a educação no município de Capoeiras. A inauguração ocorrerá às 10h, e o governador será recepcionado pela população em frente à prefeitura.

A EREM de Capoeiras conta com 18 salas de aulas, quadra poliesportiva, três laboratórios entre outras dependências perfazendo quase sessenta compartimentos; e é a segunda maior de Pernambuco.

A agenda do governador foi confirmada pela Secretaria da Casa Civil. Após a inauguração em Capoeiras, Paulo Câmara irá inaugurar a estrada do distrito de São Pedro, em Garanhuns, que se chamará Rodovia Prefeito Amílcar da Mota Valença.

Na sexta-feira (10), o governador participa em Garanhuns do Seminário Todos por Pernambuco.

Sebrae realiza Semana do Microempreendedor Individual em Garanhuns




Entre os dias 6 e 24 deste mês, o Sebrae em Pernambuco promove a Semana do Microempreendedor Individual – MEI em todo o estado. Em Garanhuns, a ação acontece entre os dias 13 e 17, no Espaço Colunata, no centro da cidade. Quem deseja participar das atividades e aproveitar as oportunidades oferecidas, precisa ficar atento à programação acessando o site:

Durante o período do evento, os Microempreendedores Individuais e potenciais empresários poderão participar de capacitações nas oficinas do Sebrae (SEI), receber orientação sobre as obrigações e os benefícios do programa, assistir a palestras de legalização, ficar informado sobre o preenchimento da Declaração Anual, das obrigações fiscais, impressão de boletos, formalização e alteração da empresa, além de tirar dúvidas, entre outros serviços.

A Semana do Microempreendedor Individual também vai disponibilizar capacitações com foco na oportunidade sustentável de desenvolvimento dos negócios. Além disso, o evento também tem como meta disseminar as atividades prestadas pelos MEI e mostrar os benefícios e deveres que cada microempreendedor deve estar atento para ter sucesso, como tomar cuidado com a inadimplência em seu negócio.

A expectativa é que durante a Semana do MEI sejam realizados, em todo o estado, cerca de 5.200 atendimentos e 124 oficinas SEI (que são oferecidas apenas para o MEI formalizado), com média de 20 pessoas por turma. As capacitações são gratuitas e serão concedidos certificados a quem participar dos cursos.

Antônio Figueira de olho no Senado em 2018


Dr. Antônio Figueira acompanhou de perto os investimentos na saúde feitos pelo estado em Garanhuns


O blogueiro Edmar Lyra fez um interessante ensaio sobre os planos políticos do médico Antônio Figueira, que teve seu nome comentado na semana passada como opção para a Prefeitura de Garanhuns em 2016. Na verdade, Figueira, mesmo de família tradicional no município e com seu nome vinculado a investimentos na saúde em Garanhuns como o SAMU, UPAE, Hospital Dom Moura e o futuro Hospital Mestre Dominguinhos, tem se preparado para voos maiores. O Edmar explica, Confira:

"Aos 54 anos o secretário da Casa Civil Antônio Figueira ganhou uma força muito grande dentro do Palácio do Campo das Princesas. Integrante do núcleo duro do ex-governador Eduardo Campos, Figueira foi tomando gosto pela política depois que assumiu a secretaria de Saúde do estado em 2011.

Bem-sucedido na medicina, tendo sido presidente do IMIP, Figueira foi responsável pelo atual sistema de saúde do estado, tendo sido uma peça fundamental na engrenagem que construiu três hospitais – promessa de campanha de Eduardo Campos em 2006 – e as UPAs que deram um novo panorama à saúde de Pernambuco.

Durante a campanha eleitoral, Antônio Figueira foi um dos coordenadores do projeto que elegeu Paulo Câmara governador e Fernando Bezerra Coelho senador. Na fase aguda após a morte de Eduardo, foi Figueira um dos mais importantes quadros da campanha vitoriosa da Frente Popular em Pernambuco.

Assumiu a Casa Civil e foi pouco a pouco se ambientando com a articulação política. Hoje é, talvez, o maior conselheiro do governador Paulo Câmara e não há nada que aconteça no governo de Pernambuco que não passe pelo seu crivo. 

Diante da ascensão política do secretário da Casa Civil, o meio político já considera como certa a sua postulação ao Senado como um dos candidatos às duas vagas que estarão em disputa nas eleições de 2018. Obviamente ainda é muito cedo para se tratar das eleições de 2018, sobretudo quanto ainda teremos pela frente as eleições municipais de 2016, mas se tem alguém no jogo para o Senado, este alguém é o secretário Antônio Figueira.

Por Edmar Lyra"

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.