sábado, 11 de abril de 2015

Estado lança edital para construção de Campus da UPE em Caruaru‏

O governador Paulo Câmara autorizou, neste sábado (11), a construção do campus de Caruaru da Universidade de Pernambuco (UPE). O edital, no valor de R$ 6 milhões, foi lançado durante a plenária do Todos por Pernambuco no município. O terreno de dez hectares no bairro da Boa Vista, onde será erguida a nova sede da instituição, foi doado pela prefeitura local. 

De acordo com o chefe do Executivo pernambucano, a construção de um campus da UPE em Caruaru reforça a prioridade que o ensino superior terá do seu governo. “Com essa unidade, vamos ampliar a participação da Universidade de Pernambuco na região. Não só os alunos serão beneficiados com o novo prédio; a sociedade ganhará muito com isso também”, argumentou Paulo Câmara.

A secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação, Lúcia Melo, classificou a decisão do governador de implantar o campus como um gesto de sensibilidade. A titular da pasta lembrou que o Estado já sinalizou que vai ampliar o corpo docente da instituição. “Reconhecendo a importância de consolidar os cursos no interior, o governador autorizou ainda o edital de contratação de 280 professores até 2017. No momento, 104 profissionais estão sendo contratados para reforçar os cursos no interior”, pontuou.

Desde 2006, os 600 alunos da UPE estudam em um espaço alugado pelo Governo de Pernambuco no Polo Comercial de Caruaru, onde a universidade mantém os cursos de Administração, com ênfase em moda, e Sistema de Informação. Após o processo de licitação, a obra terá a sua ordem de serviço assinada pelo governador.

PSB Garanhuns entrega pedido de registro de nova Comissão Provisória a Tadeu Alencar e Paulo Câmara





Após o seminário do Todos por Pernambuco em Garanhuns, nesta sexta-feira (10), integrantes do Partido Socialista Brasileiro no estado, foram convidados a prestigiar a cerimônia de pedido de registro da nova Comissão Provisória Municipal. O deputado Tadeu Alencar – vice-presidente estadual sdo PSB – comandou o encontro dos socialistas com o governador Paulo Câmara, no auditório do Garanhuns Palace Hotel.

O encontro foi prestigiado por lideranças regionais, prefeitos, ex-prefeitos, vereadores e deputados, a exemplo de Claudiano Filho e Aluisio Lessa.

Na abertura, Tadeu Alencar aproveitou para fazer uma exposição aos correligionários sobre o trabalho da Comissão Especial de Reforma Política da Câmara dos Deputados, da qual é presidente. Deixando todos os presentes atualizados sobre as mudanças que devem acontecer, até para o próximo processo eleitoral.

Ao abordar a atual crise vivida no País, Tadeu Alencar afirmou que embora a reforma política não seja um assunto do cotidiano da população, ela tem sentido sente no bolso os efeitos da crise, como o desemprego, a queda do poder aquisitivo, a corrupção, e a aprovação das mudanças no sistema eleitoral e partidário vão influir de forma direta na melhoria dessa situação.

“O Brasil precisa fazer um grande pacto para sair dessa encruzilhada. A sociedade está nas ruas, cobrando respostas. Há agendas que precisam ser cumpridas, como a reforma política. Ela vai ajudar a aprimorar a democracia, fortalecer os partidos e combater a corrupção”, defendeu Tadeu Alencar.

Como vice-presidente do PSB, o deputado lembrou a trajetória honrada do partido na defesa das desigualdades e da inclusão social. “A reforma política vai acabar com a fragmentação partidária, que cria legendas de aluguel sem ideais programáticos, mercadejando tempo de TV e fundo partidário. Essa não é a história do PSB de Eduardo Campos, de Miguel Arraes e de tantos que pensam da mesma forma”, completou.

O Médico Veterinário Nivaldo Azevedo, que presidirá a Comissão Provisória, com Ivan Rodrigues na vice, refletiu sobre alguns erros do passado da Executiva Estadual sobre o município e pediu para que a nova comissão possa ser partícipe e ouvida. Lembrou que o grupo continua unido e à disposição da legenda para realizar um grande debate regional.

Em seguida, coube ao governador Paulo Câmara convocar os socialistas a planejar o futuro do partido. Ele lembrou o destaque nacional que o PSB tem recebido, sobretudo depois de ter se lançado na disputa presidencial do ano passado com Eduardo Campos e depois com Marina Silva. “Não tivemos êxito eleitoral,mas os resultados mostram que estávamos no caminho certo. Saímos da disputa muito mais fortes do que entramos”, observou. Câmara é também vice-presidente nacional do partido.

“O PSB teve coragem de se declarar independente do governo federal e de defender o que considera interessante para o Brasil. Em Pernambuco também vimos defendendo os interesses do povo, dizendo a verdade, com os pés no chão e com humildade, que é algo que vem faltando a muitos políticos no País”, concluiu o governador.

O auditório do Garanhuns Palace Hotel esteve lotado, com socialistas e convidados de partidos aliados, que devem seguir unidos nas campanhas do próximo ano.

Depois a gente informa aqui a nova Comissão Provisória do PSB Garanhuns.

A juventude e a sabedoria: JOÃO CAMPOS E IVAN RODRIGUES





O jovem João Campos, filho homem mais velho de Eduardo, chama a atenção por onde passa. Percebe-se, no entanto, sua intenção de atender a todos, sua preocupação em participar e seu nível de politização, atento, e com discurso afinado. Mas na correria dá tempo para ouvir um dos mais experientes brasileiros ativos ainda na vida pública, Ivan Rodrigues.

Flagramos esta conversa de pé-de-ouvido no almoço oferecido pelo vereador Paulo Leal à comitiva do governador. Na cozinha de sua casa, Paulo viu passarem as principais autoridades do estado e grandes amigos que foram prestigiar a inauguração da estrada que liga o distrito à BR-423, chamada agora de Rodovia Amílcar da Mota Valença.

Ivan esteve nos governos do avô, Miguel Arraes, e do pai, Eduardo Campos, e mesmo diante da idade (87 anos) que insiste em avançar, muitos brincavam dizendo que estará no governo de João, mas aí ainda falta uma longa estrada, maior que a inaugurada. 

Ah! Tomando uma cerveja gelada numa hora de renovar as energias, talvez tenhamos descoberto de Ivan o seu segredo da juventude.

Protesto de estudantes e professores no Todos por Pernambuco em Garanhuns



Centenas de estudantes da rede pública, com alguns professores, fizeram uma manifestação na frente do Hotel Tavares Correia, nesta sexta-feira (10), por ocasião do Seminário Todos por Pernambuco e a presença do governador Paulo Câmara. Os jovens seguravam cartazes em apoio aos professores que estão cobrando do governo o aumento de 13% para todos os professores, pois o estado ofereceu somente para aqueles que não têm formação superior, afirmando que não tem condições de aumentar todos os salários no momento, devido o limite de endividamento com folha de pagamentos e a queda nas receitas.

A manifestação chamou a atenção de todos, já que aconteceu em plena Av. Rui Barbosa. Algumas pessoas não gostaram de ver estudantes tão jovens, alguns até com menos de dez anos, no movimento, mas o objetivo foi cumprido de mostrar a insatisfação da classe com a decisão governista. Mesmo sob sol muito forte, o protesto atravessou o dia e ninguém entrou ou saiu do hotel sem que tenha visto a insatisfação da categoria.

Em um dos cartazes tinha lá: "O professor é meu amigo, mexeu com ele, mexeu comigo!".

A reivindicação dos professores está motivando o Sindicato a deflagrar greve no estado.

Números do TODOS POR PERNAMBUCO em Garanhuns

Agreste Meridional registra 1.592 inscritos e 1.905 contribuições no Todos por PE‏

A grande participação da população do Agreste no segundo dia de debates da terceira rodada do Seminário Todos por Pernambuco, em Garanhuns, nesta sexta-feira (10), mostra a consolidação da construção democrática das prioridades do Governo do Estado. Mais de 1.592 pessoas se inscreveram no evento, superando a marca registrada na edição anterior, em 2011, de 1.419. Os participantes apresentam sugestões que serão incorporadas aos compromissos programáticos firmados pelo governador Paulo Câmara junto aos pernambucanos. O evento conta com a presença de representantes de 26 municípios do Agreste Meridional.

O secretário de Planejamento e Gestão do Estado, Danilo Cabral, coordenador do evento, disse que as contribuições da população apresentadas durante Seminário serão analisadas e elencadas no Plano Plurianual para 2016-2019. “Vamos construir coletivamente o planejamento do Governo para os próximos anos. As sugestões feitas nos outros dois ciclos do Todos por Pernambuco, em 2007 e em 2011, se tornaram prioridade do Governo e saíram do papel. O povo participou e houve avanços. E nós precisamos avançar mais”, destacou o secretário. 

Oito eixos foram disponibilizados nas salas temáticas: educação e cultura, saúde, cidadania, economia, sustentabilidade e inovação, segurança, infraestrutura, água e desenvolvimento rural. 

O Todos por Pernambuco no Agreste Meridional registrou 1.905 contribuições. Mais uma vez o tema Educação e Cultura foi o mais procurado pelos 1.592 representantes das cidades de Garanhuns (que recebeu o seminário), Águas Belas, Angelim, Bom Conselho, Brejão, Buíque, Caetés, Calçado, Canhotinho, Capoeiras, Correntes, Iati, Itaíba, Jucati, Jupi, Jurema, Lagoa do Ouro, Lajedo, Palmeirina, Paranatama, Pedra, Saloá, São João, Terezinha, Tupanatinga e Venturosa. A sala registrou 343 inscritos e 339 contribuições.

Entre os pleitos coletados na sala pela equipe da Secretaria de Planejamento e Gestão - pasta organizadora dos seminários -, estão: a necessidade de parcerias para o fortalecimento das creches municipais e a implantação do ensino médio nas escolas quilombolas. A construção de uma escola técnica no município de Itaíba também foi uma demanda registrada na sala.

Para o governador Paulo Câmara, a procura ratifica a importância do tema para os pernambucanos. “Sem educação, sem cultura, não há desenvolvimento. É muito bom ver que as pessoas se interessam pelo assunto e estão contribuindo para que o nosso Governo invista ainda mais nesses segmentos”, afirmou.

Além da sala de Educação e Cultura, a demanda pelo tema Desenvolvimento Rural também tem chamado bastante atenção dos organizadores. No sertão, nas duas rodadas anteriores, por exemplo, as salas que trataram sobre a temática juntaram mais de 700 pessoas para debater programas de agricultura familiar, de distribuição de semente, linhas de financiamento para os agricultores, entre outros. Só para o Agreste Meridional foram 250 inscritos e 428 pleitos registrados. Entre eles, o pedido de isenção do licenciamento ambiental para os aquicultores familiares e a perfuração de poços profundos na região.

Outro tema que tem atraído as pessoas para o debate é o de Cidadania. As salas, sempre lotadas, tratam questões como o fortalecimento de políticas públicas de apoio aos jovens, ao público LGBT, entre outros segmentos. No Agreste Meridional, mais de 311 contribuições foram dadas pelos 200 participantes. 

Na sala de Saúde reuniram-se 188 pessoas que, representando seus municípios, também deram sugestões e pediram melhorias para a região, como a construção de uma UTI neonatal e de um banco de leite no Hospital Dom Moura.

As salas de Água, Infraestrutura e a de Economia, Sustentabilidade e Inovação, empatadas em número de participantes, registraram 117, 67, 110 contribuições, respectivamente. A ampliação do Distrito Industrial de Brejão para permitir a implantação de novas empresas, a ampliação do Programa Água para Todos e a melhoria das estradas, como a pavimentação da PE-244, do trecho Tará/Águas Belas; a implantação e pavimentação da PE 233, trecho Bom Conselho/Iati/Tará; e da PE- 223, trecho Bom Conselho/Saloá.

A sala de segurança registrou 68 participantes e 48 sugestões. Aproximar a polícia da sociedade, assim como a implantação um sistema de vídeomonitoramento nos municípios da região foram algumas das contribuições dos participantes.

Satisfeito com a participação popular nos seminários, o secretário Danilo Cabral lembrou que a iniciativa foi premiada pela ONU, em 2012, na categoria de ausculta à população. “Estamos promovendo um espaço para o livre debate entre a sociedade civil organizada e o Poder Público, cujo resultado influencia diretamente a construção do Plano Plurianual; lei que consolida o plano de ação contendo as iniciativas de governo para os quatro anos seguintes”, disse.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.