quinta-feira, 16 de abril de 2015

CHARGE DO DIA: Dilma e a base aliada



Seria cômico, se não fosse trágico!

Arte: Junião.

CAPITAL X TRABALHO: Lula faz apelo contra Terceirização. Armando foi relator da Lei

Lula e Armando, dois mundos e duas visões diferentes do Mercado de Trabalho. Pior para os trabalhadores.


O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse, na noite desta terça-feira (14), que não aprovar o projeto de lei 4330, que libera a terceirização para atividades-fim das empresas, é uma "questão de honra da classe trabalhadora".

Na abertura do 9º Congresso Nacional dos Metalúrgicos da CUT, em Guarulhos, na Grande São Paulo, onde usou seu discurso para novamente defender o governo de sua sucessora e para chamar movimentos sociais e sindicalistas a estarem ao lado de Dilma Rousseff, Lula fez também um apelo para que a presidente não deixe passar o projeto de lei.

"Dilma, conte conosco para qualquer coisa, mas por favor tente evitar. Ela não é deputada, portanto não pode votar essa lei, mas tem que fazer com que o Congresso Nacional respeite as conquistas históricas da classe trabalhadora brasileira", disse.
.
AGORA COMIGO: O governo perdeu o controle do congresso, que está na mão de representantes dos empresários, que financiaram campanhas, para chegar a este ponto.

Um projeto que altera regras trabalhistas históricas ficará como uma mancha no governo petista. Não adianta dizer que a Lei é do Congresso, pois mostra a fragilidade do atual governo.

Os trabalhadores perderam a força representativa por dois motivos, um pela cooptação de seus sindicatos pelo governo, enfraquecendo-os ao longo dos anos, e outro por unirem-se aos donos do capital, como foi o caso de Pernambuco. Ao longo dos anos foram vendo o crescimento de bancadas contrárias aos avanços sociais.

Até chegar a este ponto, onde podem votar o que quiserem.

GARANHUNS: Proibição de mesas nas calçadas prejudica movimento de bares, cafés e restaurantes

Mesas de bares e cafés no Recife


Nesta quarta (15) ocorreu um fato que me deixou entristecido e revoltado. Encontrávamos-nos, pela manhã, sentados a mesa debaixo de uma amendoeira em frente ao Café Sete Colinas, quando fomos escorraçados por fiscais da prefeitura que nos impediram de lá ficar. A mesa que ocupávamos não impedia o trânsito de pessoas ou oferecia perigo aos transeuntes, só imitávamos o que ocorre nas grandes cidades do mundo, onde cafés, bares, tavernas e restaurantes colocam mesas na calçada como forma de atrair turistas e locais, movimentando o comércio, gerando renda e produzindo mais empregos. 

Café de Flore, em Paris
Nós, cidadãos que ali estávamos, fomos tratados com desprezo e falta de respeito por um poder público que existe em função do cidadão. Conheço mais de 16 cidades ao redor do mundo, e em todas elas mesas são colocadas nas calçadas e já se tornaram parte da paisagem. Aqui é crime, é pecado e uma série de outras coisas. 

Fica o meu protesto, minha indignação e minha repulsa ante tal atitude. Frisando bem que o que tem que ser visto e fiscalizado em Garanhuns está na educação, na saúde, na merenda escolar etc.

Abaixo foto de Lisboa com cadeiras e mesas na calçada sem redundar em pecado ou crime.

Antônio Cândido



AGORA COMIGO: O texto acima está postado no facebook de Antônio Cândido que reclama a questão da proibição, em Garanhuns, de estabelecimentos utilizarem praças e calçadas para colocar mesas e cadeiras para seus clientes. Isto atinge principalmente bares, cafés, restaurantes e lanchonetes. Não sei se tem legislação sobre o assunto, mas cabe revisitar o tema, pois as cidades turísticas incentivam este lazer urbano, que é um forte segmento da economia, principalmente em Garanhuns, que não tem tantos equipamentos de diversão popular.

Esta proibição entra em contradição quando o Espaço Colunata é utilizado como ponto comercial constantemente, com o consentimento da prefeitura. São dois pesos e duas medidas?

Sinceramente, acho coisa tão comum, que nem precisa visitar o exterior, como fez meu amigo Cândido, pois em todo lugar, todo mesmo, as pessoas conversam em mesas de bares e cafés que podem ocupar parte das calçadas, contudo, precisa ser normatizado.

As pessoas querem tomar um chopp ou um café, conversando, e olhando o movimento das ruas.

E vocês, o que acham? 

UPAE Salgueiro comemora um ano transformando a saúde regional‏‎‏





Há um ano foi inaugurada a UPAE Salgueiro, no Sertão do Estado, pelo então governador Eduardo Campos, em sua última estadia na cidade. Naquele momento estava transformando a história da saúde pública da VII Região de Saúde, com a implantação de um serviço especializado de alta tecnologia, perto da população, evitando assim que o usuário percorresse longas distâncias em busca de diagnósticos e tratamentos de saúde, como acontecia até aquela data.

A UPAE - Unidade Pernambucana de Atendimento Especializado - é um serviço de referência que oferece consultas e exames especializados nas mais diversas áreas no âmbito do SUS. A unidade recebeu o nome do Dr. Erick Ribeiro Silva, em justa homenagem.

A UPAE Salgueiro foi inaugurada em 29 de março, um sábado e já na segunda-feira e abriu suas portas para o atendimento ao público, e desde então vem recebendo pacientes referenciados pela Atenção Básica dos municípios de Belém de São Francisco, Cedro, Mirandiba, Salgueiro, Serrita, Terra Nova e Verdejante. A gestão da unidade é feita pela Organização Social
IMIP Hospitalar, a mesma que gerencia a UPAE Garanhuns.

Para marcar a data, foi realizada uma prestigiada celebração religiosa e o corte do bolo pelos profissionais da UPAE. A coordenadora geral da unidade, Vanessa Sá ressalta a alegria do momento: "Unimos nosso pessoal, e pudemos comemorar os ótimos resultados conquistados em apenas um ano, de uma história que está apenas começando" - Registra a gestora.

NÚMEROS:

Neste período foram ofertadas consultas em nove diferentes especialidades, além de exames como Eletrocardiograma, Ultrassonografia, Raio X e Densitometria Óssea, totalizando 18.500 consultas médicas e 53 mil exames efetivamente realizados. Dentre as especialidades com maior número de consultas, podemos destacar a Ortopedia, com mais de 4 mil consultas, seguida da Cardiologia com 3 mil, e Ginecologia com 2.800 consultas.

NOVAS ESPECIALIDADES

A UPAE Salgueiro planeja a ampliação das especialidades ofertadas, iniciando já neste mês de abril com a décima especialidade, Reumatologia, além de ampliar a oferta de consultas realizadas.

Governadores nordestinos unidos contra a crise nacional que já tirou 60 mil empregos na região

Governadores estão preocupados com a crise nacional que afeta o Nordeste


Durante a reunião desta quarta-feira (15) entre os governadores do Nordeste e as bancadas da região no Senado Federal e na Câmara dos Deputados, o governador Paulo Câmara defendeu medidas que permitam ao Brasil superar a crise deste ano de 2015 e voltar a crescer a partir do próximo ano. O encontro ocorreu no Auditório Nereu Ramos, na Câmara dos Deputados, e serviu para debater questões de interesse do Nordeste, como projetos e propostas, em tramitação no Congresso Nacional, que prejudicam as contas dos estados nordestinos.

Além de Paulo, participaram da reunião os governadores Ricardo Coutinho (PSB-PB), Rui Costa (PT-BA), Renan Filho (PMDB-AL), Flávio Dino (PCdoB-MA), Camilo Santana (PT-CE), Wellington Dias (PT-PI), Robinson Faria (PSD-RN) e Jackson Barreto (PMDB-SE), além do ministro das Cidades, Gilberto Kassab.

“Questões fundamentais para o equilíbrio federativo, para atravessar esses desafios de 2015, um ano que vai ser marcado por um PIB negativo. Estamos enfrentando, pelo quarto ano consecutivo, uma grande estiagem. A questão do desemprego também chegou ao Nordeste. O Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) de janeiro e fevereiro mostrou uma queda de 60 mil postos de trabalho sendo fechados na região Nordeste, comparado com o mesmo período de 2014”, alertou Paulo Câmara.

O governador de Pernambuco também lembrou que a inflação está voltando, especialmente na área de alimentos. “Verifica-se claramente na população que não se compra mais o que se comprava com o salário que tem.”

Professores estão apreensivos em Garanhuns. Temem em perder o Abono Educador

Professores arretados (foto: VeC Garanhuns)


Não é só no plano nacional que os trabalhadores estão perdendo direitos, em Garanhuns os professores estão preocupados com uma lei aprovada pela Câmara Municipal, enviada pelo Prefeito Izaías Régis, que busca regulamentar o Abono Educador, mas que na prática, abre a possibilidade de deixar de existir.

O Abono Educador foi instituído na gestão do prefeito Luís Carlos, e é pago anualmente aos professores da rede municipal, com recursos do Fundeb. É um valor que já faz parte do orçamento dos profissionais.

O Projeto de Lei nº 10/2015 de autoria do Chefe do Poder Executivo, que modifica a redação do art. 70 do PCC, condiciona os pagamentos do Abono Educador apenas se houver sobras nos 60% do FUNDEB, ou seja, o que é certo passa a ser duvidoso.

Diante da mudança, os professores estão se mobilizando, já fizeram uma reunião com bastante gente na Câmara Municipal. A categoria pede a revogação do texto que trata do assunto, e planejam até parar as atividades, se for o caso. Manifestações podem estar vindo por aí.

As professoras já não estão satisfeitas com o Governo Municipal por conta da Licença-Maternidade, que diminuiu de seis para quatro meses. O IHGG não poderia bancar os dois meses a mais, mas a regra nacional que passa a ser de seis meses poderia ter os dois meses a mais bancados pela municipalidade. Seria uma questão de respeito às mulheres. Além disto, é muito pequeno o percentual de mulheres em idade fértil na administração de Garanhuns, o que diminui ainda mais o impacto sobre as finanças do município.

LEI PODE SER REVISTA

O vereador Sivaldo Albino enviou material para imprensa mostrando que a lei aprovada na Câmara Municipal tem a irregularidade de não ter sido analisada pela Comissão de Legislação e Justiça. Pelo regime de urgência, a votação foi levada direta para plenário, com parecer apenas do presidente da Comissão, que é formada de três membros.

Portanto, dos três que fazem parte da comissão para sua aprovação prévia, apenas um tomou conhecimento do conteúdo, faltando o relator e o outro membro, tendo a aprovação acontecido em plenário sem a presença de ambos.

A Lei aprovada a toque de caixa, acabou gerando toda esta discussão e arranhando a relação do executivo com os professores. 

A prefeitura se defende dizendo apenas que está regulamentando, que o abono não vai acabar, mas o que está no papel, que é o que vale, diz outra coisa.

Dubsmash: Confira a versão da Alves Motos Honda de Garanhuns para o Rei da Cacimbinha



Mania entre os usuários de smartphones, o Dubsmash aplicativo que possibilita imitar o seu artista favorito ou frases engraçadas que ganham repercussão na internet vem ganhando destaque cada vez mais entre os famosos e empresas.

A brincadeira é tão legal que uma empresa de Garanhuns aproveitou e lançou uma dublagem da música “Na Pop 100 ela empina o bumbum” música do cantor Jhon Falcão, o Rei da Cacimbinha.

O aplicativo está disponível grátis para Android e iOS e já tem mais de 20 milhões de downloads em poucas semanas do lançamento.

Confira a versão da Alves Motos Honda de Garanhuns.

PACTO PELA VIDA É DEBATIDO NA ALEPE



Por solicitação da Bancada de Oposição, a Assembleia Legislativa realiza nesta quinta-feira (16) um grande expediente especial para debater o Pacto pela Vida e o aumento da violência em Pernambuco. O debate acontece nesta quinta (16), no plenário da Casa Legislativa.

Para discutir o assunto, foram convidados representantes do Governo Estadual, a exemplo do Secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho, e de várias entidades, dentre elas a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PE), Ministério Público, Sindicato dos Policiais Civis (Sinpol) e Associação dos Delegados de Polícia (Adeppe).

Claudiano Filho vai ao DNIT em busca de soluções para curva da Laranjeira na BR-424



Ao tomar conhecimento de mais um acidente na Curva da Laranjeira em Garanhuns, através do nosso blog, o deputado Claudiano Filho (PSDB) utilizou as informações e as sugestões do nossos leitores para pedir uma audiência no DNIT, órgão que administra as rodovias federais, e dentre elas, a BR-424.

Na manhã da última segunda-feira (13), uma carreta carregada de folhas de madeira (compensado) virou sobre dois carros de passeio, um Celta e um Honda City. Três morreram.

No mês passado quatro jovens da Cohab II, de Garanhuns, também perderam suas vidas na curva da Laranjeira, na BR-424, no pequeno trecho entre o trevo do município de Correntes e Garanhuns.

O deputado estadual Claudiano Martins Filho solicitou a audiência com o superintendente do DNIT em Pernambuco, Euclides Bandeira Neto, para falar sobre o trecho rodoviário que é considerado um dos mais perigosos do estado, também conhecida como a curva da morte, a qual já vitimou centenas, talvez milhares de pessoas, sem que fossem tomadas providências.

Diversos motivos como embriaguês, falhas mecânicas, excessos de velocidade são apontados para as causas dos acidentes no local, mas diante da frequência das tragédias o deputado acredita que, mesmo considerando os motivos apontados, faz-se necessário um olhar mais técnico para resolver o problema, e concorda como nossa opinião de que o poder público possa fazer mais do que aceitar explicações e se conformar com números e estatísticas. Podemos buscar soluções.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.