quarta-feira, 22 de abril de 2015

CHARGE DO DIA: A selfie da Dilma



Seria cômico, se não fosse trágico!

Arte: Casso

CURVA DA MORTE: DNIT autoriza instalação de lombadas eletrônicas na Curva da Laranjeira em Garanhuns

CURVA DA LARANJEIRA: Claudiano teve reunião com DNIT debatendo ações que acabem com os acidentes 


O deputado estadual Claudiano Martins Filho tomou conhecimento dos constantes acidentes na Curva da Laranjeira através deste blog, e diante do apelo dos nossos leitores, e da população em geral, agendou uma reunião com o DNIT, que aconteceu nesta quarta-feira(22), onde conversou com o superintendente do órgão, Euclides Bandeira Neto e o engenheiro Cacildo Cavalcanti. 

As novidades são boas, a população da região agreste agora vai poder contar com lombadas eletrônicas na estrada entre os municípios de Garanhuns e Correntes, para acabar com os problemas de acidentes na curva da Laranjeiras, pequeno trecho da BR-424.

O superintendente autorizou a instalação dos equipamentos seguindo a orientação do engenheiro responsável. Segundo Cavalcanti, as lombadas redutoras de velocidade são a melhor solução pela periculosidade do local.

Lamentavelmente, mais dois acidentes com vítimas fatais na curva da Laranjeiras, aconteceram no último mês. O local é considerado como um dos mais perigosos trechos rodoviários do estado. Preocupado com o crescente número de acidentes nesta curva, Claudiano solicitou na semana passada a audiência, que foi marcada para hoje (22).

A expectativa é que após a instalação das lombadas, o problema se resolva. Além disso, é importante a sinalização para complementar a segurança dos cidadãos que trafeguem pela estrada.

Armando Monteiro Neto passa por cirurgia cardíaca



Após passar por um check-up programado na última segunda-feira (20), o Ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Armando Monteiro Neto (PTB), 63 anos, foi submetido a uma intervenção cirúrgica para colocar um stent (pequena peça usada em cirurgias cardíacas que expandem vasos sanguíneos e evitam infartos) no coração, em São Paulo.

A assessoria de imprensa do ministro informou que ele passa bem e disse que o procedimento foi bem-sucedido. Armando não precisou ir para UTI e aguarda a alta médica no quarto, no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo.


.

AGORA COMIGO: A gente está aconselhando os amigos a se cuidarem. O momento é de check-up pra todo mundo!

No mundo moderno, com tantos avanços em equipamentos para diagnósticos, e acessos mais fáceis que num passado não tão remoto, não se explica mais deixar de cuidar da saúde e buscar prevenção de algumas doenças, principalmente aquelas com histórico familiar.

Cuidem-se!

FEM Mulher é apresentado a prefeitos em assembleia da Amupe. SAIBA MAIS!



O Fundo Estadual dos Municípios (FEM) - versão 2015 - foi o principal assunto do encontro dos prefeitos pernambucanos, realizado nesta quarta-feira (22), na sede da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe). O secretário executivo de apoio aos municípios da SEPLAG, Flávio Figueiredo, explanou durante uma hora sobre as novidades da terceira edição do FEM e apresentou um balanço dos anos de 2013 e 2014. Além disso, ele destacou o aumento de 6% no valor disponível para os municípios em relação ao ano passado, o que dá um montante de R$ 263 milhões.

Dentre as novidades do FEM 2015, está a obrigatoriedade de pelo menos 5% do valor repassado ser investido em políticas públicas voltadas para as mulheres. A aplicação dos recursos destinados ao FEM Mulher, como está sendo chamada a iniciativa, tem algumas diferenças em relação ao FEM tradicional. “Cada município precisa ter uma estrutura de políticas públicas para mulheres já estabelecida, seja uma secretaria, coordenadoria, assessoria, entre outras. A própria Secretaria Estadual da Mulher vai validar esta estrutura”, explicou Flávio Figueiredo que continuou:

“Os planos de trabalho serão analisados direto pela Secretaria da Mulher. Outra diferença fundamental no FEM Mulher é que a totalidade dos recursos poderá ser investida na reforma de estruturas e na compra de equipamentos, ou seja, fora da regra que limita esse tipo de investimento a 10% do valor repassado.”

A prefeita de São Bento do Una, Débora Almeida, é a responsável na Amupe pelas questões relacionadas às ações voltadas para as mulheres e está trabalhando para divulgar melhor esta iniciativa do Governo do Estado. “Por se tratar de uma ação nova, vamos organizar, até a primeira quinzena de maio, uma reunião com os prefeitos, prefeitas e secretários para repassar todas as especificidades do FEM mulher”, afirmou a prefeita. 

Além de anunciar o valor disponibilizado para os municípios em 2015, Flávio Figueiredo apresentou o cronograma do FEM 2015. Os municípios só poderão requisitar os recursos de 2015 após apresentarem a prestação de contas do FEM 2014. No entanto, já é possível enviar os planos de trabalho, o que dará mais celeridade na aprovação dos projetos pela Seplag. A 1ª parcela, equivalente a 30% do valor, começa a ser paga a partir de 15 de julho.

A 2ª parcela, também de 30%, só será liberada após apresentação de planilha com um boletim de medição e um relatório fotográfico, mas uma novidade da edição 2015. A 3ª e 4ª parcelas, de 20% cada, serão repassadas de acordo com o andamento dos projetos. Os planos de trabalho já estão sendo recebidos pela SEPLAG e o prazo para execução das obras é 31 de dezembro de 2016. Não há um prazo final para entrega dos planos de trabalho.

Flávio Figueiredo aproveitou o evento para tirar dúvidas dos gestores municipais presentes. Além disso, a SEPLAG organizou uma estrutura na Amupe, com Gestores Governamentais à disposição dos prefeitos para responder os questionamentos e resolver qualquer tipo de pendência das edições de 2013 e 2014.

Pedro Falcão tem reunião com Ministro da Ciência e Tecnologia

Reitores de Universidades Estaduais estiveram com o Ministro em Brasília


O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Aldo Rebelo, recebeu nesta quarta-feira (15/04), a Associação Brasileira dos Reitores de Universidades Estaduais e Municipais (Abruem) que sugere a inclusão das universidades estaduais em editais do MCTI. O reitor da Universidade de Pernambuco (UPE), Prof. Pedro Falcão, participou do encontro, que aconteceu na sede do ministério, acompanhado por dirigentes de instituições públicas de ensino que fazem parte da Associação e pelo deputado federal Sandro Alex (PPS-PR), primeiro vice-presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara (CCTCI).

O vice-presidente da Abruem, Prof. Aldo Nelson Bona, apresentou ao ministro a entidade, que possui 45 instituições filiadas em 25 unidades da federação – apenas Acre e Tocantins não integram a lista. “Mostramos a ele o quanto nossas universidades contribuem no processo de interiorização do ensino superior e da ciência e tecnologia pelo País”, contou.

Bona aproveitou a ocasião e convidou o ministro Aldo Rebelo para fazer a conferência de abertura do 56º Fórum Nacional de Reitores de Universidades Estaduais e Municipais, de 27 a 30 de maio, no Rio de Janeiro. O vice-presidente da associação é reitor da Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (Unicentro).

Também esteve presente no encontro a assessora de Relações Institucionais da UPE, Norma Gouveia.

BACIA LEITEIRA: Projeto beneficia pequenos e médios produtores de leite do estado‏. SAIBA MAIS!




O deputado estadual Claudiano Martins Filho apresentou na última quarta-feira (15), na Assembleia Legislativa, Projeto de Lei que beneficia as pequenas e médias fábricas de leite do estado.

De acordo com o PL, toda fábrica rural de laticínio com área construída que não supere 500m2 deve ser habilitada pelo órgão de controle ou defesa sanitária competente. Segundo o deputado, a delimitação do tamanho das fábricas foi intencional para que venha a beneficiar os pequenos e médios produtores locais que estão na informalidade.

Se aprovado o projeto, os órgãos de controle e defesa sanitária devem observar os princípios básicos de higiene e saúde necessários, as condições gerais de instalações, mas estabelecendo requisitos e normas operacionais para a concessão da licença sanitária e critérios simplificados para o exame das condições de funcionamento.

“Quero garantir a participação real dos pequenos produtores no mercado, mas não desrespeitando nenhuma norma ou ação de inspeção e fiscalização que garanta a inocuidade e qualidade dos produtos”, afirma Claudiano.

Segundo Edson Felix, produtor rural, a maioria dos produtores da bacia leiteira do estado vive na informalidade. “A cada três litros de leite beneficiados, dois são beneficiados na informalidade”, reclama. Para ele, um dos maiores entraves são as grandes indústrias instaladas no local que se beneficiam dos incentivos públicos e não investem nos produtores da região, beneficiando na maioria das vezes o leite de forma irregular.

Um dos pontos de destaque do PL de Claudiano Martins Filho é a proibição de uso de leite em pó, leite em pó modificado assim como seu soro ou uso de derivados lácteos em que seja empregado o processo de ultrapasteurizarão a alta temperatura (UHT).

Para os produtores, o PL está sendo visto como uma ação positiva que já derruba um grande entrave para o desenvolvimento da cadeia produtiva do leite. “É importante a realização de ações efetivas para a gente, seja através do setor público, da iniciativa privada ou, principalmente, de ambas alternativas,” anima-se Felix. 

O prefeito de Venturosa, Ernandes Bezerra, acredita que a definição de estratégias seguras, principalmente de quem conhece a fundo a realidade do setor e seus desafios, gargalos e potencialidades é muito importante e repercute de maneira muito boa para todos, inclusive para o estado. “Vamos conseguir trazer à formalidade uma grande parte de produtores que estão de fora e isso aumentará a arrecadação, além de o consumidor ter a garantia de estar consumindo um produto de qualidade”.

Assessoria do Deputado Claudiano Filho

Livro A VOLTA DO REI DO CANGAÇO - Romance revela que Lampião não morreu

Junior Almeida nasceu aqui em Garanhuns, mas mora em Capoeiras. Nos anos 80 estudou no Colégio XV de Novembro, nos tempos em que o educandário era dirigido pelo pastor Nivaldo e sua esposa Giselda. Depois saiu da região e estudou em Recife e João Pessoa na Paraíba. Voltou para sua terra natal onde é comerciante. 

Fascinado por História, principalmente a nordestina, como Canudos, Padre Cícero e evidentemente o cangaço, Junior começou a escrever o romance A VOLTA DO REI DO CANGAÇO em 2011 e terminou ano passado. Nesse último ano apenas alguns detalhes e correções foram feitas na obra, que teve sua diagramação e impressão na Gráfica Impressione. 

Aqui em Garanhuns o livro está sendo vendido nas livrarias MEC e Casa Café, que fica vizinho ao Garanhuns Palace Hotel.

O LIVRO:

O romance “A Volta do Rei do Cangaço,” de Junior Almeida, mantém vivo o mito de Lampião. Neste livro de sabor regional, o mais famoso cangaceiro nordestino não foi morto pela polícia em Sergipe, em 1938. Alguém foi assassinado em seu lugar, mas prevaleceu a versão das “volantes” e do governo.

Lampião, na verdade, foi atingido por uma espécie de maldição e ainda está vivo, sem nem ao menos envelhecer. Já morou em vários lugares do Nordeste e usou diversos nomes. Atualmente usa o nome de Luiz Ribeiro, é coronel da Polícia Militar de Pernambuco e mora num recanto escondido no município de Capoeiras, no Agreste do Estado.

Junior Almeida visitou Marcelo Jorge na Rádio Marano
O romance faz uma viagem ao passado, relembrando os tempos do cangaço e da violência, tanto por parte dos bandoleiros como da polícia. No presente, Virgulino Ferreira, com outro nome, interage com militares de alta patente e até com o governador do Estado.

Um historiador, obcecado pela vida misteriosa dos cangaceiros, desconfia que Lampião não morreu em Angicos e começa a fazer investigações por conta própria, enfrentando a descrença de muitos e os perigos dessa busca pela verdade.

“A Volta do Rei do Cangaço” retrata o interior das pequenas cidades do Nordeste, mostra as ligações de Lampião com o padre Cícero Romão e nos apresenta o cangaceiro como uma espécie de justiceiro, capaz ainda hoje de recorrer a violência quando é preciso enfrentar uma desfeita ou punir algum bandido.

Um livro que vai dar o que falar.

Reportagem: Gilmar Alves, direto de Capoeiras

CSJD: Estudantes de Garanhuns aprendem ética ambiental em contato com a natureza







O Colégio Santa Joana D´Arc desenvolve trabalhos de conscientização ambiental, sobre a importância da preservação dos nossos bens naturais, como água, fauna e flora.

Com a finalidade de multiplicar a ética ambiental e adquirir experiências, os alunos do Ensino Fundamental foram até a Fazenda Brejo em Saloá/PE, onde puderam aprender a respeitar, cuidar e preservar o meio ambiente. Todos ficaram encantados com a diversidade de plantas e animais existentes naquele local, com explanação do Biólogo da fazenda, que contou o histórico do local, importância da preservação das nascentes e demais ambientes.

Em nosso colégio, desenvolvemos projetos voltados ao desenvolvimento da cidadania, visando a construção de um país melhor.

CONECTA GARANHUNS: Internet wi-fi livre já no FIG 2015



A Praça Mestre Dominguinhos, Av. Santo Antônio e Av. Rui Barbosa serão os primeiros locais a disponibilizar internet wi-fi gratuita já durante o FIG 2015, essa é a meta inicial do projeto Conecta Garanhuns, e até o final do ano deverá chegar aos bairros do Magano, Manoel Chéu, Vale do Mundaú, Cohab II, Liberdade e trecho de Heliópolis.

CONECTA: Investimento é R$ 5 milhões
Serão implantados 25 Km de fibra ótica, construindo um anel ótico de 15 Km dentro do município, e de hotspots (pontos de irradiação de sinal de internet) em pontos turísticos e de maior fluxo de pessoas, atendendo também aos prédios públicos, chegando ainda em alguns bairros periféricos.

O vereador Audálio foi o autor da proposição que reivindicou ao prefeito Izaías a implantação do projeto de acesso gratuito à internet em Garanhuns com o objetivo disponibilizar sinal de internet sem fio para a população utilizar por meio de dispositivos móveis, seja celular, tablet, ou qualquer outro que permita se conectar a rede sem fio (Requerimento Nº 283/14).

Wanderley coordena o Conecta Garanhuns,
projeto de autoria do vereador Audálio Filho
O Conecta Garanhuns tem como coordenador o secretário municipal de Governo, Wanderley Gomes, que vem se empenhando na formatação e implantação do projeto visando atender o intuito do prefeito Izaías de transformar Garanhuns em uma cidade digital com orçamento de mais de 5 milhões de reais.

“Parabenizamos o prefeito Izaias e o secretário Wanderley pelo grande trabalho de inclusão digital que vai ser disponibilizado para nossa população.” ressalta o vereador Audálio Filho, autor da proposta.

João Lyra lamenta mortes de Pedro Eugênio e Manoel Santos



O mundo político de Pernambuco perde dois nomes de expressão: o deputado estadual Manoel dos Santos e o ex-deputado federal Pedro Eugênio.

Dois políticos de matizes sociais diferentes, mas com muita afinidade ideológica.

Conheci Manoel dos Santos desde o momento em que presidiu a Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura – CONTAG – e posso testemunhar sua luta permanente pelas causas do meio rural.

Convivi com Pedro Eugênio na Assembleia Legislativa de Pernambuco e na ocasião em que foi secretário de Estado no governo Miguel Arraes. Conciliou o saber técnico com a ação política.

Alinhado com as forças populares de Pernambuco, Manoel dos Santos e Pedro Eugênio merecem respeito pela trajetória de coerência em defesa do povo.

João Lyra Neto
Ex-governador de Pernambuco

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.