domingo, 3 de maio de 2015

CHARGE DO DIA: Sala dos Professores - Entre sem Bater!


Seria cômico, se não fosse tão trágico!

Arte: Izidro

IVAN RODRIGUES: Crise política ou econômica?



Há dois dias atrás, li no site da UOL um artigo de eminente Mestra paulista que motivou-me a escrever essa carta, omitindo seu nome, por duas razões: 1. Não tenho qualquer intenção de estabelecer polêmica com quer que seja e 2. Não tenho estatura científica para debater com mestres e doutores, sobre qualquer assunto. 

CRISE POLÍTICA OU ECONÔMICA

Professora: Desculpe o atrevimento, pois não tenho mestrado, nem doutorado e apenas VIVERADO. Não conheço a questão através dos livros, mas sim por tê-la vivido. Participei, com militância ativa, de todas as crises vividas no Brasil desde 1945 e sou testemunha e observador da origem e natureza de todas elas. O seu equívoco, mestra, é confundir a natureza das crises ao comparar 1964 com 2015.

Em 64, vivíamos a partição radical do mundo em dois blocos hegemônicos. Só existiam "democratas" de um lado e "comunistas" do outro. A pequena e insignificante (economicamente!) Cuba pagou 50 anos o preço intolerável de pretender-se fora do alcance do maniqueísmo. A questão era exclusivamente de natureza política, tanto que assistimos logo depois a "descoberta pressurosa" da China pelas grandes empresas multinacionais, com um mercado consumidor de mais de um bilhão de habitantes e essa circunstância eliminou, de pronto, qualquer veleidade ideológica.

PARA CONTINUAR LENDO... Blog de Ivan Rodrigues

Imagens do Festival Viva Dominguinhos em Garanhuns













Imagens: SECOM GARANHUNS

Daisa, a dona da bola em Capoeiras



Em Capoeiras as crianças podem praticar futebol com a professora Daisa Silva, e aprender os principais fundamentos deste que é o esporte favorito dos brasileiros. Todos os sábados na quadra poliesportiva do Colégio Municipal, das 9 da manhã às 11 horas, a criançada tem a oportunidade de praticar futsal e interagir com os demais colegas. 

O mais curioso é que quem comanda a garotada é uma mulher e vem fazendo um trabalho muito bem feito.

Daisa disse que a escolinha já existe há dois anos e se sente feliz em poder ensinar futsal à garotada de sua cidade, ela trabalha com mais de trinta crianças e adolescentes de 5 a 15 anos de idade.

São as mulheres cada vez mais mostrando o seu talento e a sua capacidade, e ocupando os setores da sociedade antes dominados pelos homens, que achavam que futebol era coisa para marmanjo. 

Daisa ainda encontra tempo para fazer faculdade de enfermagem.

GILMAR ALVES, especial de Capoeiras

Guardas Municipais de Garanhuns irão contar com aplicativo para consultar veículos em fiscalizações‏



Os agentes de trânsito de Garanhuns têm uma nova ferramenta para o trabalho de fiscalização e blitz na cidade. É que um aplicativo está sendo utilizado pelos guardas para consultar a situação dos veículos abordados pelos agentes. Uma capacitação foi realizada para que os servidores possam manusear o programa, que poderá verificar se o carro ou motocicleta abordados está em situação irregular. 

A iniciativa de trazer essa ferramenta para Garanhuns foi da Autarquia Municipal de Segurança, Trânsito e Transporte (AMSTT) com o objetivo de otimizar a fiscalização de trânsito e assim agilizar o trabalho, além de oferecer uma maior eficiência no serviço.

De acordo com o Diretor de Trânsito da AMSTT, Elielson Pereira, para consultar o veículo abordado basta apenas informar a placa no aplicativo. "De imediato 14 agentes já receberam esses smartphone e receberam um treinamento para manusear o aplicativo, que é bem simples. Com esse recurso vamos identificar possíveis irregularidades nos veículos, como alienação, busca e apreensão e se existe débitos", afirmou Elielson. 

"Além dessas consultas o agente poderá verificar se o carro está com o chassi adulterado. Ainda segundo Elielson essa identificação, em possíveis carros roubados, poderá oferecer uma maior segurança na cidade e evitar que esses veículos fiquem na rua. Isso será uma maneira preventiva de coibir o aumento da violência, além de ajudar na regularização da frota", complementou Elielson.

SECOM GARANHUNS

Tadeu Alencar defende mudança nas regras para indicação de ministros do STF‏



Integrante da Comissão Especial da Câmara dos Deputados que analisa a proposta de mudança nas regras para indicação dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), o deputado Tadeu Alencar (PSB-PE) solicitou, esta semana, que sejam convidados para o debate os juristas Fábio Konder Comparato, Paulo Bonavides e José Afonso da Silva. A intenção do parlamentar pernambucano é garantir mais subsídios antes para a comissão antes da votação final do relatório sobre a PEC 473, que alterna entre o presidente da República e o Congresso Nacional a escolha dos integrantes do STF.

De acordo com Tadeu Alencar, o atual sistema de provimento dos cargos de ministro naquele tribunal é “anacrônico e pouco afeiçoado ao regime democrático”, ao deixar as indicações como prerrogativa exclusiva do chefe do Executivo. “Essa concentração enorme de poder é disfuncional numa democracia. A crítica não é à atual composição do Supremo Tribunal Federal, mas ao modo de investidura e de escolha dos ministros.”, explicou o deputado, que defende a alternância das indicações.

Tadeu Alencar afirmou ainda que as sabatinas a que são submetidos, no Congresso Nacional, os ministros indicados pela Presidência da República, são, muitas vezes, apenas protocolares. “Ao contrário, por exemplo, do sistema adotado nos Estados Unidos, onde há um profundo e verdadeiro debate sobre os indicados para integrar a Suprema Corte”, acrescentou.

Para o socialista, a PEC em questão está absolutamente dentro do espírito de reforma do Estado que ele tem defendido. Busca, segundo ele, democratizar o debate e ampliar a participação popular na escolha dos Ministros, modernizando o Estado brasileiro em seara de profunda relevância. “Os juristas Fábio Konder Comparato, Paulo Bonavides e José Afonso da Silva têm estudado a fundo o nosso sistema constitucional e também os de outros países, e poderão contribuir de forma significativa nos debates dessa PEC”, concluiu Tadeu Alencar.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.