segunda-feira, 25 de maio de 2015

Parceria entre IFPE e Econordeste fortalece o projeto Águas de Garanhuns



O Projeto Águas de Garanhuns Patrocinado pela Petrobras, por meio do Programa Petrobras Ambiental tem sido referência no interior de Pernambuco e essa notoriedade atrai outras entidades que desempenham atividades afins, na busca de parcerias com a Econordeste. O projeto que tem por objetivo a proteção e revitalização de nascentes ganhou um novo aliado – o Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), que dentre seus cursos qualifica estudantes para Técnico em Meio Ambiente.

O engenheiro agrônomo Rogério Melo, professor do IFPE, conheceu o Projeto e logo abraçou a causa dos ambientalistas, firmando compromissos coletivos entre a Ong Econordeste e os estudantes. Várias palestras foram realizadas no IFPE, no sentido de divulgar o projeto e as ações que estão sendo desenvolvido em cada uma das nascentes, o que resultou numa inquietação dos jovens para participar de maneira proativa das atividades de campo.

Neste mês de abril, com a conclusão da sementeira do IFPE e orientados pelos professores da área ambiental, os estudantes puderam realizar junto à equipe técnica do Projeto Águas de Garanhuns, um dia de campo de intensa produção de mudas, que serão destinadas ao reflorestamento de áreas degradadas e a própria arborização do campus do IF/Garanhuns. Na ocasião foram produzidas aproximadamente 1.800 mudas de árvores como Jatobá, Guapuruvú, Aroeira, Oiti, Pirim, Ouricuri e Senhora-vó.

Segundo o coordenador do Projeto Águas de Garanhuns, Marcos Renato Mattos, os estudantes experimentaram várias técnicas utilizadas na produção de mudas. “Demonstramos várias técnicas como a quebra da dormência para algumas espécies e a produção de substratos, a exemplo de outros. Agora estas mudas serão acompanhadas pelos estudantes e professores do curso de meio ambiente, para em seguida realizarmos o plantio nas áreas do projeto”, destacou o pesquisador.

“Na formação técnica ambiental nós estimulamos o estudante a se envolver na comunidade, participando inclusive de ações realizadas por associações e Ongs. As palestras, apresentadas pela Equipe do projeto Águas de Garanhuns fortalecem esse estímulo. Esse momento de produção de mudas é fundamental para cada estudante e uma realização para nós professores e ambientalistas”, destacou o professor Rogério.

Geraldo Mouret
Ong Econordeste

MASTER FERRO - Corte, dobra e Montagem - Mais agilidade e economia na sua obra!





Quer evitar desperdícios, economizar tempo e dinheiro?

Corte, Dobra e Montagem de armações em aço é um serviço exclusivo da MASTER FERRO, em Pernambuco. Elimine agora as PERDAS da sua construção, GANHE tempo e tenha produtos de melhor QUALIDADE.

Nossa mão de obra é especializada, o que nos torna competentes para melhor servir VOCÊ, nosso cliente MASTER. Utilizamos equipamentos de alta tecnologia proporcionando qualidade superior em nossos produtos.

Fabricamos estribos de todos os tamanhos e com todos os tipos de bitola, agilizando sua obra e evitando perda de tempo e dinheiro. Solicite já seu orçamento!

SEBRAE E ABF: Franquia é tema de encontro em Garanhuns



Sebrae e a Associação Brasileira de Franchising (ABF) promovem, em Garanhuns (dia 26 de maio) e em Serra Talhada (em 28 de maio), o Curso “Entendendo Franchising”. O objetivo é capacitar potenciais franqueados e franqueadores no mercado de franquias, um dos que mais cresce no Brasil. Para ter uma ideia, mesmo em um ano economicamente mais lento, o setor apresentou um crescimento de 7,7% em 2014, segundo dados da ABF.

Com duração aproximada de 8 horas, o curso inclui em seu conteúdo conceitos do franchising, aspectos legais, vantagens e desvantagens do sistema, entre outros temas. Ele faz parte do Projeto Franquias Brasil, parceria entre a ABF e o Sebrae que vai promover 337 capacitações em 120 cidades de 19 estados até 2016.

“A interiorização do franchising e a educação são dois dos pilares da atuação da ABF, daí a importância de unirmos a nossa expertise à do Sebrae para levarmos o conhecimento sobre o franchising e o empreendedorismo a todo o Brasil”, afirma a presidente da ABF, Cristina Franco. “Trata-se do maior esforço para treinar empreendedores no sistema de franquias já realizado no País”, ressalta a presidente da ABF. A meta é oferecer capacitação para 25 mil pessoas até o próximo ano.

A inscrição no curso tem o valor de R$ 20,00. As vagas são limitadas. Informações e inscrições no sitehttp://abfeducacao.portaldofranchising.com.br

ABF – A Associação Brasileira de Franchising é uma entidade sem fins lucrativos, criada há 27 anos para divulgar, defender e promover o desenvolvimento técnico e institucional do modelo de negócio batizado como Franchising/Franquia. Entre as funções desempenhadas pela entidade estão: orientar o investidor como pesquisar corretamente uma franquia, indicar literaturas especializadas e fornecer dados sobre as empresas franqueadoras no Brasil e no exterior.

PROGRAMAÇÃO: Festival Guaránhuns Metal contará com 28 bandas do Nordeste. CONFIRA!




Uma grande celebração ao heavy rock da cena nordestina com uma louvável dose de solidariedade. Assim pode ser definida a edição 2015 do Festival Guaránhuns Metal, na cidade pernambucana de Garanhuns.

EXPLICA-SE: Chamado Guaránhuns, devido o moto Clube Guarás do Asfalto.

O festival ocorre em dois finais de semana – 30 e 31 de maio e 06 e 07 de junho – nas dependências do Espaço Cultural Sandro Refeições, antigo bar Escritório.

De acordo com Jucélio Guará, membro da organização do festival, a entrada custa apenas R$ 15,00 mais um quilo de gêneros alimentícios não perecíveis – produtos que serão doados à Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Garanhuns.

O Festival Garanhuns Metal 2015 reunirá 28 bandas.

No dia 30, sábado, se apresentarão: Kamikaze, Lepra, Confounded, Infectos e Scream (todas de PE); Bones In Traction (RN); e, Autopse (AL).

No dia 31, domingo, o cast será formado por Life Off City, Black Cemetery, Abominatus e Steelgard (todas de PE); Morcegos, Gigavoltz e The Doses (todas de AL).

No dia 06 do mês que vem, sábado, é a vez do show de Arktus, Seeds Of Destiny, Hate Embrace, Malkuth, Camus, Lethal Rising e Pandemmy (todas de PE).

E, finalmente, no dia 07, domingo, o festival – que ocorre desde 1998 – conclui-se com o palco sendo tomado por Eugenya, Panela Do Diabo, Viatura, Hodus, Trust e Still Living (todas de PE); e, Jäilbäit (AL).

Outras informações: e-mail jucelioguara02@gmail.com
fones (87) 9917-6944/8826-4363/8103-6644/9110-0055; e,

Prefeitura de Garanhuns corrige erro e abre licitação de publicidade nas paradas de ônibus



No início do mês de abril, Garanhuns viu diversas propagandas nas paradas de ônibus espalhadas por toda a cidade, entretanto estavam irregulares e foram retiradas.

O vereador Sivaldo Albino cobrou informações à administração municipal, sobre a empresa, a autorização, os valores e destinos das receitas obtidas com a venda de publicidade. Não recebeu, e nenhuma informação foi dada à população. Somente com a denúncia que a prefeitura retirou as propagandas.

Sivaldo  alertou que teria que haver uma Licitação para as devidas comercializações destas publicidades, e não simplesmente autorizar de boca, já que não há qualquer registro da cessão por parte da administração municipal.

Na semana passada a Prefeitura Municipal de Garanhuns divulgou no Diário Oficial da AMUPE (que segundo representantes do TCE, não vale como publicação oficial) a abertura de processo licitatório 012/2015, na modalidade Concorrência, destinado à concessão de espaço público para fins de veiculação de publicidade, nas paradas de ônibus. 

Mesmo diante do processo licitatório, Sivaldo afirma que as explicações anteriores precisam ser dadas, pois trata-se de patrimônio público e que prejudicou empresas que investiram na publicidade. 

Em vez de propagandas, o vereador apresentou requerimento na Câmara Municipal de Garanhuns solicitando à prefeitura que esses espaços das Paradas de ônibus sejam utilizados para divulgação dos nossos Pontos Turísticos,  história e beleza do nosso Município. 

Pelo que entendi do edital de licitação, a empresa vencedora não fará qualquer "pagamento" à prefeitura, ficando responsável pela manutenção dos abrigos das paradas de ônibus, que foram comprados pela prefeitura.

A licitação acontece em 22 de junho.

Programação do São João do Vale em Petrolina 2015 - COMPLETA!



Petrolina prepara o São João do Vale, e as atrações divulgadas são bastante diversificadas, buscando agradar a todos os estilos. Do forró tradicional, destaque para Flávio José e Targino Gondim. 

Representando o estilo sertanejo que tem entrado com força no São João Nordestino, estão na programação as duplas Bruno e Marrone, César Menotti e Fabiano, Henrique e Juliano e o cantor Gusttavo Lima. 

Na programação ainda tem o cantor Leo Magalhões, que mistura o sertanejo com forró estilizado, aliás, estão no São João do Vale 2015 as bandas Garota Safada e Aviões do Forró.

Clique abaixo e veja a programação completa:





UPE e FIAT / JEEP - Universidade de Pernambuco fazem convênio de cooperação científica - SAIBA MAIS!



Um protocolo de intenções assinado na última terça-feira (19/05) entre a Universidade de Pernambuco (UPE) e a Fiat Chrysler Automobiles (FCA-Jeep) vai possibilitar o fomento da pesquisa científica e da inovação tecnológica para o desenvolvimento e a produção de automóveis. A cerimônia de assinatura ocorreu em Goiana, com as presenças do reitor Pedro Falcão, do diretor e do vice-diretor da Escola Politécnica da instituição, José Roberto Cavalcanti e Alexandre Gusmão, respectivamente, e do assessor de Relações Internacionais, José Guido Corrêa de Araújo, e do professor Ilo Cardoso, de Engenharia Mecânica, além do vice-presidente Mundial de Manufatura da empresa em Pernambuco, Stefan Ketter.

A iniciativa, que busca ainda o desenvolvimento local e a qualificação de profissionais para atuarem na construção do Polo Automotivo, na instalação de máquinas e equipamentos, bem como a produção de veículos, irá beneficiar os estudantes da UPE dos cursos de engenharia, administração e logística. Há também a possibilidade de intercâmbio entre profissionais do Polo e da universidade.

O convênio também é uma formalização da parceria já iniciada do duplo diploma dos estudantes da Poli/UPE com a Escola Politécnica de Turim, na Itália, onde sete estudantes conseguiram formação e encontram-se trabalhando na planta de Goiana. Outros dez estão estudando na Europa com formação prevista para o próximo mês de agosto. Em janeiro de 2016, mais 10 alunos seguirão para Turim onde permanecerão por três semestres, sendo um deles como estágio na fábrica da Fiat na Itália.

Imprensa Universidade de Pernambuco
http://www.upe.br/

CODEAM debate segurança pública nos municípios do Agreste


Leonardo Martins (Inajá) e Neide Reino (Capoeiras), presidente e vice da CODEAM


A CODEAM estará debatendo esta semana a segurança pública regional, e para isto reforça o convite do Comandante do 9º BPM Ten Cel Ely Jobson, para uma reunião no auditório da entidade, nesta terça-feira, dia 26/05, a partir das 14:00h.

O encontro contará com as presenças do Secretário Adjunto de Defesa Social, Dr. Rodrigo Bastos de Freitas e o Diretor da Delegacia Regional, Dr. Marcos Omena.

Recebemos o convite da CODEAM, através de seu presidente Leonardo Martins.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.