quarta-feira, 8 de julho de 2015

Festival de Inverno de Garanhuns: Exposições de moda, design e fotografia. CONFIRA A PROGRAMAÇÃO




As artes visuais também estão contempladas na programação do 25° Festival de Inverno de Garanhuns, que vai de 16 a 25 de junho, no município do Agreste Pernambucano. As mostras de moda, design e fotografia vão estar em cartaz na Casa Galeria Galpão, a partir do dia 19 de julho. Entre os destaques, a exposição work in progress Sonhadores, de Daaniel Araújo, onde o artista vai ouvir pessoas adormecidas e outros elementos do sonho.

Já o Sesc da cidade promove as exposições Um itinerário gráfico, de Beatriz Milhares, e Relicário: Memórias e Afetos, com o acervo de Josevaldo Araújo de Melo, ambas na Galeria Ronaldo White.

A mostra Um itinerário gráfico, traz obras da internacionalmente consagrada artista carioca Beatriz Milhazes. A abertura será na próxima terça, dia 14 de julho. Os quadros de Beatriz estão entre os mais caros da arte brasileira. No ano passado, ela foi incluída na lista das 10 artistas com obras mais caras do mundo. Em Garanhuns, será apresentada uma série de serigrafias (os trabalhos mais milionários seriam as pinturas e não esses).

Programação:

Casa Galeria Galpão 
De 19 a 25 de julho | 16h às 21h
Endereço: Av. Dantas Barreto, 34

Sonhadores 
Daaniel Araújo
Exposição Work in progress

Criador de Memórias 
Roberto Jaffier
Instalação/Performance

Sensibicidade 
Adones Ferreira e Paulo Meira
Instalação Work in progress

Para vender utopias 
Marcela Camelo Barros, Izidorio Cavalcanti, Charles Martins, Bruno Vieira
Instalação, Performance, Interação e Intervenção Urbana

Diálogo Ex-positivo 
Beth da Mata e Marcelo Silveira

Contato Sonoro 
Leandro Oliván
Intervenção Urbana

Olhar 
Rubens Costa
Exposição de Pinturas

FESTIVAL DE INVERNO DE GARANHUNS: Praça vai fechar quando estiver com capacidade máxima. CONFIRA OUTRAS MEDIDAS DE SEGURANÇA



Nesta semana, foi realizada, no auditório da sede municipal do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), a Audiência Pública para definir parte das ações que serão executas durante a 25ª edição do Festival de Inverno de Garanhuns (FIG). A audiência foi presidida pela promotora de Justiça da Vara da Infância e Juventude da Comarca de Garanhuns, Dra. Marinalva de Almeida.

Entre as definições ficou acordado que toda a área do Festival será cercada e não será permitida, novamente, este ano, a entrada de vasilhames de vidro – os mesmos só serão comercializados dentro do evento e apenas nos chalés, não sendo permitido sair do local portando o objeto. 

FECHAMENTO DA PRAÇA

A Polícia Militar também ressaltou a importância de se manter o que foi firmado em 2014 no que diz respeito ao fechamento da Praça Cultural Mestre Dominguinhos quando ela se encontrar em seu limite para comportar o público.

HORÁRIOS DE FUNCIONAMENTO

Em relação ao horário de funcionamento, o polo Mestre Dominguinhos funcionará até às 3h da manhã nos dias de semana e, nos finais de semana, até às 3h30min, ambos acrescentando 30 minutos para a evacuação do local. 

ENTRADA DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES 

A audiência firmou também que a entrada de crianças – de 0 a 12 anos de idade incompletos –, só será permitida na companhia dos pais ou responsável legal; a entrada de adolescentes – de 12 a 18 anos incompletos -, só será admitida na companhia dos pais, responsável legal, ascendente, descendente colateral até terceiro grau, ou terceiros devidamente autorizados pelos pais, portando documento de identificação para comprovar a relação de parentesco e responsabilidade.

De acordo com a promotora Marinalva de Almeida, ainda não foi firmado o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC). “Entre outras questões, um dos motivos para que isso ainda não tenha sido feito, é justamente porque a Polícia Civil ainda vai fazer reuniões junto às autoridades do Estado para resolver essa questão do atual movimento de reivindicação”, disse a promotora.

Representantes das Secretarias de Turismo, Cultura e Assistência Social, Autarquia Municipal de Segurança, Trânsito e Transportes (AMSTT), Procuradoria Municipal, Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros.

Paulo conversa com os três senadores sobre projetos de Pernambuco‏




O governador Paulo Câmara esteve hoje (07.07), em conversas separadas, com os três senadores de Pernambuco: Douglas Cintra (PTB), Fernando Bezerra Coelho (PSB) e Humberto Costa (PT). O objetivo de Paulo foi ouvir os parlamentares sobre obras e projetos de interesse de Pernambuco, como, por exemplo, o Plano de Investimentos em Logística e o andamento das obras hídricas, fundamentais para enfrentar a estiagem que já dura quatro anos. 

O governador também fez um relato para os senadores da audiência que teve pela manhã com o comandante da Aeronáutica, brigadeiro Nivaldo Luís Rossato, para tratar da cessão de áreas da Força Aérea do Brasil para a aviação comercial do Aeroporto Internacional dos Guararapes. Essa cessão é importante para a instalação do hub do Grupo Latam.

“Os senadores, bem como os demais integrantes da bancada federal, estão engajados nessa articulação de Pernambuco para conquistar esse importante empreendimento. Nosso aeroporto é, tecnicamente, o mais preparado para receber o hub, mas precisamos também usar a nossa força da unidade política”, argumentou o governador Paulo Câmara.

Audiência com o comandante da Força Aérea Brasileira (FAB), Nivaldo Luiz Rossato‏

Programação do Cinema no Festival de Inverno de Garanhuns

O Cinema é um dos polos do Festival de Inverno de Garanhuns (FIG). Entre os dias 16 e 25 de julho, serão exibidos curtas e longa- metragens, alguns pernambucanos como Permanência, do diretor Leo Lacca; Sangue Azul, de Lírio Ferreira e a História da eternidade, de Camilo Cavalcanti. 

A programação ainda inclui o projeto Cinema na Estrada, com produções que serão exibidas em duas comunidades quilombolas de Garanhuns e uma cigana no município de Iati. 

As sessões da 11ª Mostra de Cinema do Festival de Inverno de Garanhuns acontecem no Cine Eldorado.

PROGRAMAÇÃO

11ª Mostra de Cinema do FIG

Sexta, 17
18h40 - Permanência / Dir. Leonardo Lacca (14 anos)
20h50 - Casa Grande / Dir. Fellipe Barbosa (14 anos)

Sábado, 18
14h - As Aventuras do Avião Vermelho (Animação) / Dir. Frederico Pinto e José Maia (Livre)
18h40 - Sangue Azul / Dir. Lírio Ferreira (16 anos)

Domingo, 19
14h - As Férias do pequeno Nicolau / Dir. Laurent Tirard (Livre)
18h40 - A História da Eternidade / Dir. Camilo Cavalcante (14 anos) 

Segunda, 20
14h - As Aventuras do Avião Vermelho (Animação) / Dir. Frederico Pinto e José Maia (Livre)
18h40 - Últimas Conversas / Dir. Eduardo Coutinho (12 anos)
20h50 - Branco Sai, Preto Fica / Dir. Adirley Queirós (12 anos)

Terça, 21
14h - As Férias do pequeno Nicolau / Dir. Laurent Tirard (Livre)
18h40 - Casa Grande / Dir. Fellipe Barbosa (14 anos)
20h50 - Enquanto Somos Jovens / Dir. Noah Baumbach (12 anos)

Quarta, 22
18h40 - Branco Sai, Preto Fica / Dir. Adirley Queirós (12 anos)
20h50 - Mostra de Cinema de Horror

Quinta, 23
14h - As Aventuras do Avião Vermelho (Animação) / Dir. Frederico Pinto e José Maia (Livre)

MOSTRA CINEMA NA ESTRADA
Sempre às 19h

Quinta, 23, Comunidade Cigana em Iati
Sexta, 24, Comunidade Quilombola Caluête
Sábado, 25, Comunidade Quilombola Atoleiros

Salve a programação e curta a programação. Ah! Mande o link do blog para seus amigos!

PERNAMBUCO: Inscrições para Exame Supletivo 2015 já estão abertas



Interessados em concluir os ensinos fundamental e médio devem ficar atentos. Já está aberto o período de inscrição para o Exame Supletivo 2015. As inscrições seguem até o dia 10 de agosto e serão realizadas, exclusivamente, no site da Secretaria de Educação (SE). Os interessados que estão em regime carcerário devem se inscrever no respectivo presídio ou cadeia pública.

Para efetuar a inscrição, o candidato deverá preencher todos os campos do formulário online, indicando o nível de ensino, os componentes curriculares de sua opção e o local de realização da prova, conforme o estabelecido no edital. Para ter acesso ao local de prova, o participante deverá imprimir o cartão de inscrição disponível no site da SE, a partir de 08 de setembro. Os candidatos em regime carcerário receberão o cartão de inscrição na própria unidade prisional.

A aplicação das provas acontece no dia 18 de outubro, para candidatos em geral, e no dia seguinte (19), para candidatos privados de liberdade nas unidades prisionais ou cadeias públicas. Os gabaritos serão divulgados no dia 21 de outubro.

Para o exame de nível fundamental, o estudante deve ter 15 anos completos até a data da realização das provas e para o nível médio, 18 anos completo. Estudantes com deficiência visual poderão solicitar prova em Braille, fiscal ledor ou prova ampliada. Deficientes auditivos podem solicitar intérprete e deficientes físicos, se houver necessidade, devem requerer atendimento especial.

É importante lembrar que, no ato da inscrição, o candidato precisa estar munido do documento de identidade (RG) ou certidão de nascimento e CPF. O gabarito das provas estará disponível um dia após o exame, no site da SEE. O resultado final do Supletivo será divulgado a partir do dia 18 de dezembro.

FESTIVAL DE INVERNO DE GARANHUNS: Programação de Teatro, Dança e Circo



Além dos diversos shows musicais, a programação do 25º Festival de Inverno de Garanhuns (FIG), que acontece de 16 a 25 deste mês, traz muitas outras linguagens culturais. Destaque para as artes cênicas.

Confira as programações do Teatro (adulto e infantil), Dança e Circo no Agreste do Estado. 

Imperdível, logo na abertura da programação, o musical Gonzagão – A Lenda,  espetáculo de João Falcão, aclamado pela crítica nacional. A montagem tem um excelente elenco de atores-cantores que contam e cantam o Rei do Baião.

Confira a a programação:

Sexta-feira, 17/7

TEATRO ADULTO
17h – Quincas
Grupo de Teatro Osfodidário (PB)
Local: Teatro Luiz Souto Dourado

19h – Gonzagão, A Lenda
Companhia A Barca dos Corações Partidos (RJ)
Local: Palco Pop/Forró – Parque Euclides Dourado

Sábado, 18/7

CIRCO
16h – Clube dos Palhaços
Irmãos Brothers (RJ)

DANÇA DE RUA
16h – Ressonâncias
Quik Cia. de Dança (MG)

TEATRO PARA A INFÂNCIA
16h – Haru, A Primavera do Aprendiz
Rapha Santacruz (PE)
Local: Espaço da Dança e do Teatro para a Infância – Parque Euclides Dourado

TEATRO ADULTO
19h – Quincas
Grupo de Teatro Osfodidário (PB)
Local: Teatro Luiz Souto Dourado

Domingo, 19/7

CIRCO
16h – Um Dia de Circo na Praia – Uma Aventura Inusitada
Escola Pernambucana de Circo (PE)

DANÇA
16h – Nordeste, A Dança do Brasil
Balé Popular do Recife (PE)
Local: Espaço da Dança e do Teatro para a Infância – Parque Euclides Dourado

TEATRO ADULTO
19h – Jacy
Grupo Carmin (RN)
Local: Teatro Luiz Souto Dourado

Segunda-feira, 20/7

CIRCO
16h – Família Vidal, 5a Geração no Picadeiro
Disney Circo (PE)

TEATRO ADULTO
19h – Oleanna
Pasodarte Eventos (RJ)
Local: Teatro Luiz Souto Dourado

Terça-feira, 21/7

CIRCO
16h – Circo Malabarístico
Irmãos Becker (SP)

TEATRO PARA A INFÂNCIA
16h – Salada Mista
Cia. 2 Em Cena (PE)
Local: Espaço da Dança e do Teatro para a Infância – Parque Euclides Dourado

TEATRO ADULTO
19h – As Bondosas
Cia. SOS de Teatro Investigativo (RJ)
Local: Teatro Luiz Souto Dourado

Quarta-feira, 22/7

CIRCO
16h – Família Alves – Tradição Centenária
Circo Alves (PE)

DANÇA
16h – Nem Janeiro nos Separa
Vivarte Cia. de Danças
Local: Espaço da Dança e do Teatro para a Infância – Parque Euclides Dourado

TEATRO ADULTO
19h – GPS Gaza
Cia. de Solos e Bem Acompanhados (RS)
Local: Teatro Luiz Souto Dourado

Quinta-feira, 23/7

CIRCO
16h – O Mundo Encantado do Circo Alakazam
Circo Mágico Alakazam (PE)

DANÇA
16h – Majho Majhobê Olubajé
Cia. Pé-Nambuco de Dança
Local: Espaço da Dança e do Teatro para a Infância – Parque Euclides Dourado

TEATRO ADULTO
19h – O Pastor
Cine Teatro Produções (RJ)
Local: Teatro Luiz Souto Dourado

Sexta-feira, 24/7

TEATRO DE RUA
10h – Cafuringa
Grupo Cafuringa (PE)
Local: Palco da Cultura Popular – Largo do Colunata

CIRCO
16h – Carrilhão
Coletivo Nopok (RJ)

TEATRO PARA A INFÂNCIA
16h – Era Uma Vez Um Rio
Cênicas Cia. Repertório
Local: Espaço da Dança e do Teatro para a Infância – Parque Euclides Dourado

TEATRO ADULTO
19h – Frei Molambo
Marcelo Francisco (PE)
Local: Teatro Luiz Souto Dourado

Sábado, 25/7

CIRCO
16h – Cena Circo: Mostra de Números Circenses
Movimento Esférico (César Rossi) | Malabares em Cena (Irmãos Michel) | Um Presente Muito Suspeito (Trupe Circuluz) | Duo de Contorção (Kelly Trindade) | A Grande Fuga (Mickael Marvey) | Balé Clássico Aéreo (Giovannia) | Palhaço Charlito (Ronaldo Aguiar)

DANÇA
16h – Mostra Coreográfica
UNFO (Mangueboys) | Solo no estilo Tribal Fusion (Alê Carvalho) | Original Funk (Funkynáticos) | Caminhos (Fábio Soares da Silva) | Retrô 20 Anos (Academia de Dança Marta Melo) | Coreografias de Sapatópolis (Pé Com Som) | Cia. Carolemos Dançarte | Balé da Cidade do Recife
Local: Espaço da Dança e do Teatro para a Infância – Parque Euclides Dourado

TEATRO ADULTO
19h – No Buraco
Etc e Tal Produção Cultural (RJ)
Local: Teatro Luiz Souto Dourado

Leitor de Palmeirina reclama do PSF da Baixa Grande



Ronaldo,

Baixa Grande é o maior povoado do município de Palmeirina, e temos um PSF muito problemático, o mesmo PSF não está fazendo seu papel corretamente, não temos medicamentos essenciais, o médico chega atrasado, a enfermeira também. 

Que eu saiba o Programa de Saúde da Família sempre visita as pessoas, aqui em Baixa Grande é diferente, a semana passada faleceu uma senhora vítima de câncer e essa mesma paciente tem duas irmãs, uma doente vítima de uma cirurgia que a debilitou (e ninguém visitou as mesmas, até o oxigênio para tratar a doente quem doou foi um senhor de Palmeirina).

Antes tinha remédios e tudo mais, uma paciente teve uma criança com um parto cesariana e essa mesma paciente em vez de os profissionais virem a sua casa para retirarem os pontos da cirurgia ela mesma foi quem se dirigiu ao PSF,

No posto nem inalador nem um filtro decente tem, e não esquecendo que tem profissional que nem sequer vai trabalhar.

Peço que nos ajude. Agradeço o espaço e parabenizo pelo trabalho.

Leitor do blog

AGORA COMIGO: Infelizmente o que podemos fazer é divulgar, esperando que as autoridades se sensibilizem. Neste caso da Baixa Grande, duas reclamações são mais contundentes. Situação de equipamentos e materiais e falta de visitas dos profissionais à população que tem dificuldade em procurar o posto. Olhem que nem se reclama da falta de médicos, o que tem sido mais comum, até em cidades maiores. Assim, creio que um pouco de boa vontade e gestão da saúde, dá pra resolver a questão.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.