quinta-feira, 16 de julho de 2015

Morre pai de Lenine

Lenine e seus pais José Geraldo e Dayse Pimentel
Foto: Acervo pessoal


Grande nome da música brasileira, na programação do Festival de Inverno de Garanhuns, com apresentação programada para o próximo sábado, Lenine acaba de perder seu pai, Geraldo Pimentel. A informação foi dada no facebook do artista:

Comunicado:
Com lágrimas nos olhos, mas cheios de recordações alegres, nossa equipe comunica o falecimento de Seu Geraldo Pimentel (11/05/1922 - 16/07/2015), pai do cantor Lenine.
Equipe Lenine

É claro que diante da notícia súbita, não há nenhuma informação sobre seu show em Garanhuns, que continua na agenda. Nesta sexta-feira, Lenine tem show em Maceió.

Declaramos nossos sinceros sentimentos a Lenine e sua família.

Danilo Cabral tem reuniões políticas em Garanhuns



O secretário de Planejamento e Gestão do Estado, Danilo Cabral, está em Garanhuns para acompanhar a agenda do governador Paulo Câmara. Aliás, ele chegou ao município ontem à noite. 

Até a chegada do governador, ele aproveitou para se reunir com lideranças políticas da região, dos municípios de Iati e Águas Belas. O deputado estadual Marcantonio Dourado também está presente. Também participam os ex-prefeitos de Iati, Luiz Tenório, Manoel Deodato e Luiz Souza. 

Lideranças políticas de Garanhuns também conversaram com Danilo Cabral.

Foto de Douglas Fagner. 

FESTIVAL DE INVERNO DE GARANHUNS: Programação do Palco do Forró



O Forró toma conta das madrugadas do Parque Euclides Dourado durante o Festival de Inverno de Garanhuns, confira a programação.

Sábado 18
0h – Banda Quero Xote 1h – Edmilson do Pífano 2h – Savinho do Acordeon 

Domingo 19
0h – Bebeto Oliveira e Forró Esquenta Coração 1h – Sandra Belê 2h – Roberto do Acordeon 

Quinta 23
23h40 – Forró Sensação 0h – Ivan Maceió 1h – Luizinho Calixto 2h – Terezinha do Acordeon

Sexta 24
23h40 – Muniz do Arrasta Pé 0h – Os Coroas do Forró 1h – Joquinha Gonzaga 2h – Nordestinos do Forró 

Sábado 25
0h – Antônio Lira 1h – Ronaldo César 2h – Assisão

Saúde mental é tema de encontro de Secretários de Saúde de 21 municípios em Garanhuns‏‏‏




Aconteceu nesta terça-feira (14), no Auditório da FUNASA, em Garanhuns, uma reunião da Comissão Intergestores Regional - CIR, convocada de forma extraordinária para reafirmar o termo de
compromisso entre Garanhuns, a Secretaria Estadual de Saúde e o Hospital da Providência, sobre o andamento do processo de desinstitucionalizacão do nosocômio, que deverá ser desativado em breve.

No encontro entre Secretários de Saúde dos municípios que fazem parte da V GERES - Gerência Regional de Saúde, foram feitos encaminhamentos, determinando prazos e metas a serem cumpridos a curto prazo, tornando-se o grande desafio para os gestores.

A Gestora Regional de Saúde, Dra. Catarina Tenório afirmou sobre o encontro: "Precisamos agilizar algumas ações, e esta relativa à Saúde Mental é uma delas. Mesmo diante uma série de atividades neste período como combate à dengue, atividades de prevenção de acidentes com a Operação Lei Seca e o CRPAM, e ainda as Conferências Municipais de Saúde, não podemos adiar mais algumas medidas que precisam ser tomadas para cumprir exigências de órgãos de saúde, como a Secretaria de Saúde do estado e o Ministério da Saúde, e a equipe da V GERES tem coordenado estas ações".

A CIR Extraordinária contou com a presença de Dr. João Marcelo, Coordenador Estadual de Saúde Mental, em exercício, e ainda com coordenadores e técnicos da V GERES, gestores e técnicos dos municípios que compõe a regional, além da contribuição importante dos residentes.

ESPAÇO EM BRANCO NO FESTIVAL DE INVERNO DE GARANHUNS



A programação de Festival de Inverno do Espaço em Branco está imperdível. Quem faz o convite é o fotógrafo Renato: "Teremos a República do Café, trazendo o melhor sabor com a qualidade e tradição que a marca tem. Uma performance, “Mãe", do ator Mário Oliveira, nascido em Garanhuns e estudante de Artes Cênicas. Ela abordará temas como sexualidade, gênero e identidade, despertando o questionamento do público sobre os paradigmas e tabus criados em sociedade. Contamos também com exposição de quadros da artista Joice Torquato e sua obra Poesia muda. Teremos a Embaixada de Marte, um coletivo de designers montado na UFPE - CAA (Centro Acadêmico do Agreste, em Caruaru) trazendo suas ilustrações. Ah, o EBazar, que é um projeto nosso e tem o intuito de propor uma forma autêntica e criativa de moda com roupas seminovas. O Azul Elétrico, uma marca de roupas e acessórios que através de uma curadoria escolhe suas peças, possui suas próprias criações e sua marca registrada são as cores. E para finalizar, a loja Terno de Olinda, com roupas masculinas e estampas únicas. Será um ambiente alternativo, criativo e intimista, estamos à espera de todos aqueles que tenham interesse em artes, exclusividades e novidades. Prestigiem-nos, deixamos aqui o caloroso convite."

ESPAÇO EM BRANCO

O Espaço em Branco refere-se aos espaços entre diferentes plataformas de arte, fotografia, moda e maquiagem. Está em “branco” para que em seu uso possamos definir essas seções em diversos ambientes. Abraçamos toda atividade humana que pode estar representada de forma estética e, ou comunicativa. 

PARA SABER MAIS: http://espacoembranco.art.br

GONZAGÃO, A LENDA, e o teatro maravilhoso do Festival de Inverno de Garanhuns




Descubram o excelente blog Satisfeita, Yolanda? 

O blog faz uma análise sobre a programação do teatro durante o FIG, além de outras postagens sobre o Festival de Inverno, e interessantes referências culturais.

Segundo a análise, teremos uma programação impedível no FIG 2015. Confira:

Está bem carioca o segmento de teatro adulto da programação de artes cênicas do 25º Festival de Inverno de Garanhuns – FIG. São cinco espetáculos do Rio de Janeiro (Gonzagão, A Lenda, da Companhia A Barca dos Corações Partidos; Oleanna, de Pasodarte Eventos; As Bondosas, da Cia. SOS de Teatro Investigativo; O Pastor, do Cine Teatro Produções e No Buraco, Etc e Tal Produção Cultural), um da Paraíba (Quincas, do Grupo de Teatro Osfodidário, com duas apresentações), um do Rio Grande do Norte (Jacy, Grupo Carmin) um do Rio Grande do Sul (GPS Gaza, Cia. de Solos e Bem Acompanhados) e um de Pernambuco. 

A seleção está boa, talvez a melhor dos últimos anos.

Garanhuns e o teatro de Pernambuco estará representada no espetáculo Frei Molambo, com Marcelo Francisco, mas depois a gente vai falar somente sobre ele!!



GONZAGÃO, A LENDA

O famoso musical “Gonzagão, a lenda”, do diretor e roteirista pernambucano João Falcão, vai abrir a programação teatral do Festival de Inverno de Garanhuns (FIG). O espetáculo, que levou mais de 40 mil pessoas a Lapa, no Rio, vai acontecer na sexta (17), às 19h, no Parque Euclides Dourado. 

Apresentada em formato de cordel, a história de Luiz Gonzaga é contada através de pouco mais de 40 canções, entre elas, as clássicas 'Cintura fina', 'O xote das meninas', 'Que nem jiló', 'Baião' e 'Asa Branca'. O revezamento de oito atores e uma atriz pelo palco constrói uma viagem musical pela trajetória do Rei do Baião, que já foi assistida por 100 mil pessoas.

Escrito e dirigido por João Falcão, o musical reúne prêmios e críticas em diferentes categorias, como teatro, música, direção e figurino. Em 2013, o espetáculo também foi eleito um dos cinco melhores musicais do ano pelos jornais O Estado de São Paulo e Folha de São Paulo.

Agenda do Governador Paulo Câmara em Garanhuns e Saloá, nesta quinta-feira



O governador Paulo Câmara e comitiva de secretários, além de diversas outras autoridades estarão nesta quinta-feira, 16 de julho, em Garanhuns, onde consta da agenda duas importantes atividades. Às 15h acompanha o lançamento da Pedra Fundamental do futuro Garanhuns Garden Shopping, sonho antigo dos moradores da cidade, tantas vezes adiado. 

Depois, desloca-se para Saloá, onde entrega ao lado do prefeito Ricardo Alves uma série de obras realizadas com o FEM - Fundo Estadual repassado aos municípios para investimentos em obras de infra-estrutura.

À noite, no Teatro do Centro Cultural, Paulo Câmara faz a abertura o oficial do Festival de Inverno de Garanhuns, que este ano tem um orçamento estadual de pouco mais de R$ 7 milhões, e que tem impacto direto na movimentação econômica da região, através do turismo. Além, claro, do grande conteúdo cultural que oferece a moradores e turistas.

Agenda do Governador

15h - Lançamento da Pedra Fundamental do Garanhuns Garden Shopping
Local: BR 423, km 91, Heliópolis, Garanhuns 

17h - Entrega obras do FEM e autoriza outras intervenções em Saloá
Local: Rua Roldão Tenório Cavalcanti, 49, Saloá

19h - Abertura do 25º Festival de Inverno de Garanhuns (FIG)
Local: Teatro Luis Souto Dourado, Praça João Pessoa, Centro, Garanhuns

Sebrae promove artesanato do Agreste durante Festival de Inverno‏



Por Lorena Rocha Vieira

Um espaço destinado à exposição e venda de produtos artesanais do Agreste Meridional durante o 25º Festival de Inverno de Garanhuns. Esta é a proposta do Armazém Sebrae de Artesanato, que vai ser promovido de 17 a 26 de julho, no Parque Euclides Dourado, também conhecido como Parque dos Eucaliptos. 

“A importância deste evento está na possibilidade de se promover o contato com um público que vem a Garanhuns em busca de arte e cultura e se depara com um artesanato de qualidade em um ambiente organizado”, afirma Moshe Dayan, gerente da Unidade Agreste Meridional do Sebrae em Pernambuco. 

O Armazém Sebrae de Artesanato será formado por 24 estandes, nos quais o público poderá conferir peças criadas por artistas dos municípios de Garanhuns, Saloá, Jurema, Correntes, Lajedo, São João, Bom Conselho e Lagoa do Ouro. No local, será montada ainda a Galeria dos Mestres, com trabalhos dos artesãos Beth Godoy, Glorineide Maria, Adeildo Monteiro, Suzemar Vilela, Mestre Cida, Mauro Firmino, Jailson Vilela, Marco Siqueira, Wagner Porto e Marcelo Soares. 

Por meio da iniciativa, o Sebrae em Pernambuco visa ainda criar ainda a oportunidade de ampliar a participação dos produtos artesanais de mestres e artesãos no mercado interior, bem como aprimorar o empreendedorismo e a qualidade de vida desses artistas, gerar empregos e melhoria de renda, bem como promover a preservação da cultura local. 

O Armazém Sebrae de Artesanato pode ser visitado de 17 a 26 de julho, das 10h às 22h – com exceção para o dia 17, quando o local vai abrir das 10h às 21h; e para o dia 26, quando seu funcionamento vai ser das 10h às 17h. A entrada é gratuita.

Fonte: Agência Sebrae de Notícias - ASN/PE

ANA CAROLINA vai cantar os seus grandes sucessos no FESTIVAL DE INVERNO DE GARANHUNS:



Clique no link abaixo para conferir a programação com os grandes nomes da música nacional na Esplanada Mestre Dominguinhos.



Ana Carolina é, sem dúvida alguma, um dos maiores nomes da música brasileira, e a expectativa de seu show no Festival de Inverno de Garanhuns é enorme. A cantora se apresenta já na abertura do #FIG2015, nesta quinta-feira, 16 de julho. Gente de todo o Nordeste estará aqui por sua causa. 

A agenda da cantora em seu site mostra Garanhuns, e também que Ana Carolina vai cantar os seus grandes sucessos. Confira aqui.

Atualmente a cantora tem dois shows montados. Um é o que tem o repertório do seu mais novo trabalho, o CD #AC. São músicas ainda desconhecidas do grande público. Destaques para as participações de Chico Buarque e Chiara Civello.

O outro show é o Ana Carolina - Sucessos. E é este que será apresentado, e que tem tudo a ver com a Esplanada Mestre Dominguinhos, pois o público eclético, mais de 50 mil vozes, quer cantar junto as músicas que conhece de cor e salteado. E olha que o repertório de Ana está recheado deles.

Alguns artistas que trazem shows de trabalhos recentes acabam não agrandando tanto, gerando um pouco de desilusão. Foi assim com Caetano Veloso no ano passado, Gal Costa (no show com músicas de Dorival Caymmi) e Zizi Possi, com o repertório em italiano.

Ana Carolina vai fazer o público delirar, e marcar pra sempre sua passagem pelo FIG e por Garanhuns.

É isso aí, como a gente achou que ia ser!

SET LIST (Repertório)

Pole dance
Bang bang 2
Esperta / Você não sabe / Cantinho
Libido / Eu comi a Madona
Nua / Para rua me levar / Uma louca tempestade
Combustível
Sinais de fogo
Dez minutos
Coração selvagem
Eu sei que vou te amar
Problemas / Quem de nós dois
Pandeiros
Piriguete / Você não vale nada
Cabide
Rosas
Garganta
É isso ai
Elevador (fuga)

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.