sábado, 18 de julho de 2015

Programação do Festival de Inverno de Garanhuns tem Música Clássica



No Festival de Inverno de Garanhuns (FIG), os garanhuenses e turistas poderão, também, apreciar concertos eruditos. A Catedral de Santo Antônio, no centro da cidade, onde acontece a programação de música clássica do evento, recebeu, na tarde desta sexta-feira (18), por volta das 16h30, o sexteto Noise Viola, composto por Fred Andrade (guitarra), Paulo Barros (violão), Leonardo César (viola), Cacau (percussão), Caca Barreto (baixo) e Hugo Medeiros (percussão). O projeto de música instrumental acústica, iniciado em 2003, no Conservatório Pernambucano de Música, aposta na força da música nordestina urbana.

O grupo recifense combina gêneros como frevo, baião e maracatu, interpretados com uma roupagem contemporânea e virtuosística. “Ter se apresentado aqui teve uma importância individual para cada um de nós, pois é uma satisfação enorme, pela grande visibilidade que há, por ser um festival de muita diversidade. É muito importante para quem está envolvido com música, estar aqui. Para quem vem, só é lucro. Gostaríamos de voltar sempre”, afirmou Zé Carlos, conhecido como Cacau, um dos integrantes do grupo. Fizeram parte do repertório do Noise Viola, músicas como Dança Pagã, Maracatu Bonito, Espelho Cego e Sofrendo Baixinho. 

Natural do Espírito Santo, Ana Carolina, de 65 anos de idade, que mora em Garanhuns há sete anos, esteve atenta a todo instante à apresentação e ficou emocionada com o grupo e falou sobre essa experiência. “Foi uma coisa sensacional. Garanhuns é uma boa cidade para se viver e deveria investir nesse tipo de programação sempre, principalmente para as nossas crianças. Eu acredito nesse poder máximo que a música tem na sociedade, pois é uma forma até de elevar a qualidade de vida das pessoas. É a primeira vez que vejo esse grupo tocando e fiquei muito satisfeita de ter vindo hoje aqui”, comentou.

Ainda na noite de hoje, o Trio Mosaico Recife se apresenta na Catedral Santo Antônio. O trio é formado por Levi Guedes (piano), Frederica Bourgeois (flauta) e Wilson Pimentel (trompete). A programação de música clássica do Festival de Inverno acontece na Catedral Santo Antônio, em dois momentos. A partir de hoje (18), até segunda-feira (20), as apresentações são trazidas pelo Conservatório Pernambucano de Música, e acontece sempre às 16h30, com exceção da segunda-feira, que inicia às 16h. Já entre os dias 21 e 23, as apresentações fazem do XI Virtuosi na Serra, iniciando sempre às 21h.

Texto e fotos: Ruthe Santana

NOVO BISPO: Padres de Garanhuns acompanham Ordenação Episcopal de D. Paulo Nóbrega na Paraíba



Nomeado pelo Papa Francisco para assumir a Diocese de Garanhuns, Pernambuco, Monsenhor Paulo Jackson receberá a Ordenação Episcopal neste sábado, 18 de julho de 2015, às 18hs. A cerimônia de Ordenação do novo bispo de Garanhuns será na Catedral de Nossa Senhora da Guia, na cidade de Patos, Paraíba.

Dom Paulo Jackson tomará Posse Canônica na Diocese de Garanhuns, dia 23 de agosto de 2015.

Padre Paulo é natural de São José de Espinharas, Paraíba. Nasceu no dia 17 de abril de 1969, e foi ordenado Padre no dia 17 de dezembro de 1993. 

Novo bispo de Garanhuns, Dom Paulo Jackson é Doutor em Teologia Bíblica pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma (2007-2010), foi Secretário Nacional da Organização dos Seminários e Institutos Filosófico-Teológicos do Brasil (2004-2007), Vigário Paroquial da Paróquia São Geraldo, em Belo Horizonte (2011-2013).


do Blog Capoeiras.

FAMÍLIA: Governador Paulo Câmara vem curtir Lenine no Festival de Inverno de Garanhuns

Paulo Câmara vai prestigiar o show de Lenine no FIG, neste sábado (18)
Foto: Andréa Rêgo Barros / Divulgação

Paulo Câmara fez a abertura oficial do Festival de Inverno de Garanhuns na última quinta-feira (16). Esteve no Centro Cultural Alfredo Leite Cavalcante, às 19h. O evento fazia parte da grade do FIG 2015, seguido de apresentação do show Porcelana, com Alaíde Costa e Gonzaga Leal.

Antes disso o governador prestigiou a colocação da Pedral Fundamental do futuro Garanhuns Garden Shopping e depois seguiu para Saloá, onde realizou uma série de inaugurações, de obras custeadas pelo FEM, Fundo que repassa verba do Governo do Estado para os municípios usarem em obras de infraestrutura. O FEM foi criado no Governo de Eduardo Campos, quando Paulo era Secretário de Finanças. Somente em Garanhuns, que já vai para o terceiro repasse anual, o FEM possibilitou o calçamento e saneamento de dezenas de ruas, principalmente da Brasília e da Boa Vista.

Depois de Garanhuns, Paulo Câmara seguiu para o Piauí, onde participou do encontro dos Governadores do Nordeste, tendo participação importante em cobranças ao Governo Federal.

Agora, sábado, é hora de descansar com a família. Na agenda do Governador divulgada por sua assessoria de imprensa não consta nada, nenhuma reunião, nenhum evento. Ele tem o final de semana livre.

E ele estará em Garanhuns, para curtir o Festival. Deve visitar o Parque Euclides Dourado, Pau-Pombo e à noite, prestigiar o show de Lenine, um carioca pernambucanizado.

Lenine fará um show emocionante, cantando músicas do CD Carbono, em homenagem ao seu pai, falecido na quinta-feira.

Paulo Câmara fará o que muita gente gostaria de fazer, e outros tantos conseguiram, vir curtir o Festival de Inverno com a família.

Assista na TV os shows de hoje do Festival de Inverno de Garanhuns



A TV Jornal Caruaru irá transmitir ao vivo os shows deste sábado (18) do Festival de Inverno de Garanhuns (FIG), no Agreste de Pernambuco. A transmissão, que começa às 22h30, será comandada pelo apresentador do programa O Povo na TV Dilson Oliveira e o radialista da Rádio Jornal Garanhuns Eduardo Peixoto.

Devem se apresentar no Palco Mestre Dominguinhos: Hercinho e os Cabras do Mato, Eddie, Orquestra Contemporânea de Olinda e Lenine. Os shows estão programados para começar às 22h. 

Já no Palco Pop haverá apresentação Martzabel, Graxa, The Baggios e Ave Sangria. Neste polo, os shows começam às 18h.

Site da TV Jornal

PROGRAMAÇÃO DO PALCO GOSPEL no Festival de Inverno de Garanhuns 2015


Tem início a Mostra de Cinema do Festival de Inverno de Garanhuns. Confira a Programação!



Em sua 11ª edição, teve início na noite desta sexta-feira (17), no Cine Eldorado, a Mostra de Cinema do Festival de Inverno de Garanhuns, trazendo para a cidade filmes do cenário local e nacional. A programação segue até o dia 23 de julho e a entrada é gratuita para todo o público. As sessões ocorrem em três horários diferentes: às 14h, 18h40 e 21h10. A retirada de ingressos pode ser feita a partir das 13h30, sendo permitido a cada pessoa o número máximo de dois ingressos.

A noite de hoje teve sua programação voltada para o público adulto, às 18h40, com o longa Sangue Azul (16 anos), do diretor Lírio Ferreira; e às 21h10 com Casa Grande (14 anos) do diretor Fellipe Barbosa. A escolha dos filmes visa despertar a avaliação crítica e a discussão social entre o público.

Este ano, a mostra contará, novamente, com o projeto "Mostra Cinema na Estrada", que levará os filmes para localidades mais distantes. Nesta edição, foram escolhidas as comunidades quilombolas do Caluête e de Atoleiros. Além de uma comunidade cigana no município de Iati. De acordo com Milene Evangelista, que é coordenadora de Audiovisual da Secretaria de Cultura do Estado, a ideia é que o projeto funcione como uma descentralização do audiovisual, priorizando as comunidades quilombolas e da zona rural.

Texto e fotos: Aquilles Soares

PROGRAMAÇÃO

11ª Mostra de Cinema do FIG

Sexta, 17
18h40 - Permanência / Dir. Leonardo Lacca (14 anos)
20h50 - Casa Grande / Dir. Fellipe Barbosa (14 anos)

Sábado, 18
14h - As Aventuras do Avião Vermelho (Animação) / Dir. Frederico Pinto e José Maia (Livre)
18h40 - Sangue Azul / Dir. Lírio Ferreira (16 anos)

Domingo, 19
14h - As Férias do pequeno Nicolau / Dir. Laurent Tirard (Livre)
18h40 - A História da Eternidade / Dir. Camilo Cavalcante (14 anos) 

Segunda, 20
14h - As Aventuras do Avião Vermelho (Animação) / Dir. Frederico Pinto e José Maia (Livre)
18h40 - Últimas Conversas / Dir. Eduardo Coutinho (12 anos)
20h50 - Branco Sai, Preto Fica / Dir. Adirley Queirós (12 anos)

Terça, 21
14h - As Férias do pequeno Nicolau / Dir. Laurent Tirard (Livre)
18h40 - Casa Grande / Dir. Fellipe Barbosa (14 anos)
20h50 - Enquanto Somos Jovens / Dir. Noah Baumbach (12 anos)

Quarta, 22
18h40 - Branco Sai, Preto Fica / Dir. Adirley Queirós (12 anos)
20h50 - Mostra de Cinema de Horror

Quinta, 23
14h - As Aventuras do Avião Vermelho (Animação) / Dir. Frederico Pinto e José Maia (Livre)

MOSTRA CINEMA NA ESTRADA
Sempre às 19h

Quinta, 23, Comunidade Cigana em Iati
Sexta, 24, Comunidade Quilombola Caluête
Sábado, 25, Comunidade Quilombola Atoleiros

Salve a programação e curta a programação. Ah! Mande o link do blog para seus amigos!

Neste sábado, Ronaldo Cesar no Espaço Cultural Maria Rita em Garanhuns

Simbora forrozar!! E quem sabe até dançar uma ciranda, pular um frevo...!!



RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.