segunda-feira, 20 de julho de 2015

TOCA O TERROR no Festival de Inverno de Garanhuns



A programação audiovisual do Festival de Inverno de Garanhuns deste ano vai contar também com uma mostra de curtas selecionados pela equipe do Toca o Terror. A sessão ocorre no dia 22 de julho no Cine Eldorado às 20h50 exibindo seis curtas de terror nacional com entrada gratuita.

Foi pensando neste crescente segmento que o Toca o Terror, através desta sessão, quer apresentar ao público de Garanhuns esta nova safra do cinema de horror, com obras diferentes entre si e que possuem percepções estéticas transgressoras para chamar a atenção do espectador comum para esta nova geração de realizadores.

Dentre os filmes a serem exibidos estão obras que o Toca o Terror exibiu recentemente em seu Cineclube mensal no Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães – MAMAM. Confira a programação:

Judas, de Joel Caetano (SP), 2014 (11 minutos)
Sinopse: Sábado de aleluia é dia de malhar o Judas… Você teria coragem?

Ne Pas Projeter, de Christian Verardi (RS), 2015 (13 minutos)
Sinopse: Um projecionista encontra um misterioso rolo de filmes no cinema em que trabalha. Ao colocar o filme para rodar, ele encontra a sua danação.

O Segredo da Família Urso, de Cíntia Domit Bittar (SC), 2014 (20 minutos)
Sinopse: Durante a ditadura militar brasileira, uma menina de oito anos, é proibida de entrar no porão de sua casa, onde costumava brincar. Longe dos olhos dos pais e da velha babá, Geórgia encontra a porta destrancada: há alguém lá dentro.

Sexta-Feira da Paixão, de Ivo Costa (MG), 2014 (15 minutos)
Sinopse: Um rapaz conquistador, dono de um passado obscuro, decide que em plena Sexta-feira Santa não vai à procissão. Durante a noite, ele se depara com algo sombrio.

Carne, de Caco Nigro (PE), 2013 (21 minutos)
Sinopse: Aquilo de que somos feitos.

O Desejo do Morto, de Ramon Porto Mota (PB), 2013 (33 minutos)
Sinopse: Um senhor de idade resolve passar seus últimos dias planejando o próprio enterro a despeito do que pensa a sua família.

Mostra de Cinema de Horror no Festival de Inverno de Garanhuns
Sessão de curtas nacionais de terror
Local: Cine Eldorado – Av. Rui Barbosa, 1071 – Garanhuns
Data: Quarta – 22 de julho – 21h20
Entrada gratuita
Mais informações: http://www.tocaoterror.com

RICARDO COUTINHO: Em férias, Governador da Paraíba curtiu Festival de Inverno em Garanhuns



O governador Ricardo Coutinho (PSB) aproveitou o primeiro dia da sua licença, de fato, para participar no sábado (18) do badalado Festival de Inverno de Garanhuns, em Pernambuco. O gestor está afastado do governo desde a última quinta-feira (16), mas ainda representou a Paraíba no Encontro de Governadores do Nordeste, em Teresina, no Piauí. 

No click blog de Roberta Jungmann, além da deputada estadual Estela Bezerra, estão o secretário de Cultura de Pernambuco, Marcelino Granja; a presidente da Fundarpe, Márcia Souto, e o prefeito de Garanhuns, Izaías Regis (PTB). 

Durante a licença de 10 dias, o governo da Paraíba será comandado pelo presidente da Assembleia Legislativa, Adriano Galdino, e pelo presidente do Tribunal de Justiça, Marcos Cavalcanti.

Não existe Delação Premiada - Por Ivan Rodrigues

Perguntar não Ofende:

Quando é que a imprensa, os operadores do Direito e, até, os próprios órgãos investigativos vão deixar de usar as expressões “delação premiada” e “delator”, sabido que NÃO EXISTEM no ordenamento legal brasileiro mas, sim, “COLABORAÇÃO PREMIADA” e “COLABORADOR” ? 

Não percebem que esses apelidos pejorativos foram ardilosa e cautelar invenção da máfia “tupiniquim” pra desmoralizar o remédio legal (colocaram depressa as barbas de molho), ao tomarem conhecimento de que essa instituição processual foi a responsável pela destruição da máfia italiana ? 

Lá na Italia é chamada à 50 anos de “COLABORATORI DELLA JUSTIZIA” e a nossa suprema mandatária da Nação não percebe que quando ela compara os Colaboradores a Silvério dos Reis e aos seus torturadores, está comparando os ladrões denunciados a Tiradentes e aos torturados ? Código de ética entre bandidos, gente, é somente conhecido como “omertá”! Sem esquecer que em conjunto com a apelidação injuriosa, associa-se uma campanha de descrédito ao Judiciário, ao Ministério Público e à Polícia Federal e demais órgãos investigadores ?

Ivan Rodrigues
Assessor Especial da Governadoria de Pernambuco

FESTIVAL DE INVERNO: Exposições artísticas estão à mostra durante o 25º FIG‏




Diversas formas de expressões artísticas também integram a extensa programação do Festival de Inverno de Garanhuns (FIG). É no prédio do antigo fórum, na Casa Galeria Galpão, várias exposições de arte podem ser apreciadas. O local, que durante o FIG, abriga cultura e arte, é localizado na avenida Dantas Barreto, n° 34, no bairro Santo Antônio. A Casa Galeria Galpão funciona a partir das 16h e segue aberta até às 21h, com programação até sábado (25).

Exposições de fotografias, artes plásticas, artes visuais, audiovisuais e dança são algumas das expressões artísticas que os garanhuenses e turistas podem encontrar nesse local, durante a 25ª edição do FIG. Valderiza Pereira, natural de Toritama (PE), veio aproveitar o Festival de Inverno e fala sobre esse segmento da programação. “Além de vários shows de grandes artistas, aqui ainda podemos aproveitar exposições como essas, que para mim, é a melhor parte. É como se fosse a hora de partir um bolo, em uma festa. Esse tipo de exposição enriquece o olhar de quem visita. Eu, particularmente, acho isso sensacional”, comentou.

Diversos trabalhos em vários segmentos da cultura estão expostos no local. Os visitantes poderão encontrar as exposições “Sonhadores”, de Daniel Araújo; “Criador de Memórias”, de Roberto Jaffier; “Olhar”, de Rubens Costa, dentre diversas outras obras. Natural do Rio de Janeiro, Iraci Soares, é mais uma dos milhares de turistas que vieram de longe à Garanhuns para aproveitar a diversidade proporcionada pelo evento, e comentou sobre as exposições na Casa Galeria Galpão. “Esses trabalhos só nos revelam a grande diversidade da cultura e as diversas formas de expressar essa cultura. Tenho família aqui e vim à Garanhuns há quase um mês. Tenho aproveitado bastante e de tudo”, afirmou Iraci.

Texto: Ruthe Santana

Balé Popular do Recife faz apresentação no Espaço de Dança‏




Sem se apresentar em Garanhuns há mais de 15 anos, o Balé Popular do Recife apresentou o espetáculo "Nordeste, a dança do Brasil" no espaço de dança do 25º Festival de Inverno de Garanhuns (FIG), localizado no Parque Euclides Dourado, na abertura do polo, realizada na tarde deste domingo (19). A apresentação começou às 16h, e mostrou muitos elementos da cultura pernambucana e nordestina, o grupo se apresentou por aproximadamente 60 minutos.

A mistura de ritmos foi o ponto forte do espetáculo, com abordagens que foram desde o frevo até as tradicionais quadrilhas juninas. No fim do espetáculo, os integrantes do balé interagiram e até dançaram com o público presente. De acordo com Duda Freitas, que é supervisora do espaço, a abertura com o Balé Popular atendeu às expectativas. "Eu acredito que a gente viveu plenamente a cultura pernambucana do balé popular, que está fazendo 40 anos", reforçou.

A programação no espaço de dança segue até o dia 25 de julho. A entrada é franca e os ingressos começam a ser distribuídos a partir das 14h de cada espetáculo.

Texto e fotos: Aquilles Soares
SECOM GARANHUNS

Parque Euclides Dourado é palco para o artesanato no FIG 2015‏



Assim como em todos os anos, o artesanato tem um lugar de destaque no Festival de Inverno de Garanhuns. O “Espaço do Artesanato”, localizado no Parque Euclides Dourado, foi aberto ao público ontem (18) e segue até o sábado (25). Com uma vasta diversidade de peças, artesãos de todas as regiões do Estado expõem os seus produtos no pavilhão.

A maioria dos artesãos passou por convocatória. Critérios como acabamento das peças, design, originalidade, representatividade cultural, entre outros, foram os pontos exigidos para a seleção dos artistas. Outros artesãos como Luiz Benício, Mestre Fida, Mestre Nido, Dona Odete, Associação de Artesãos do Alto do Moura e Tapeceiras de Lagoa do Carmo foram especialmente convidados para compor e ajudar a enriquecer ainda mais o local.

O funcionário público e artesão da cidade de Olinda (PE), Emerson Melo, de 37 anos, expõe seus trabalhos no FIG desde 2009. Entre seus trabalhos, destacam-se as belíssimas esculturas em miniaturas feitas de arame e cheias de detalhes, além de peças confeccionadas com materiais reciclados. O artesão descobriu a arte há 10 anos e de lá pra cá não parou mais. “Minha vida mudou mais ainda quando eu comecei a comercializar meus produtos no Festival. Pra nós que trabalhamos com isso, essa é a oportunidade de adquirir novos conhecimentos e enriquecer ainda mais o nosso trabalho. Troca de experiências incríveis acontecem por aqui. Pra mim, e pra muitos artesãos, o ano só começa depois do FIG”, ressaltou.

Os inúmeros objetos estão sendo comercializados no Espaço do Artesanato a preços convidativos. Peças feitas em madeira, barro, côco, tricô, penas e muitas outras, estão à venda das 14h às 22h.

Texto e fotos: Samara Pontes
SECOM GARANHUNS

Mano Brown visita escola em Garanhuns. Racionais MC's no Festival de Inverno!



Segunda-feira com cara de ressaca, mas isto não quer dizer que as atividades da 25ª edição do Festival de Inverno de Garanhuns (FIG) vão parar, pelo contrário, tem tudo para agitar ainda mais.

O rapper Mano Brown vai bater um papo com estudantes da Escola de Referência Francisco Madeiros, no Magano. A iniciativa destes encontros, pensado pela Fundarpe, que já levou Fafá de Belém para o EREM João da Mata, tem sido muito elogiada. Silvério Pessoa e Quinteto Violado também vão participar de encontros esta semana.

Na programação oficial o FIG tem programação em dois palcos. No Palco Mestre Dominguinhos, Racionais MC's sobem ao palco às 23h30. São aguardados fãs de todo o Nordeste. Há muitos anos que Mano Brown não se apresenta em Pernambuco, então quem pode esticar o final de semana, vai curtir. Racionais MC's é o mais famoso e bem sucedido grupo de rap do Brasil.

Antes deles, as bandas Neander e Devotos se apresentam. 

No centro da cidade, no Palco de Cultura Popular, o clima é de carnaval, com diversas atrações com sotaque pernambucano, em vários tons e ritmos: Mamulengo, Troça Carnavalesca, Bonecos gigantes, Reisado, Afoxé, Boi e muito mais.

Confira as atrações e horários desta segunda-feira:

Palco Mestre Dominguinhos

21h - Neander 
22h - Devotos
23h30 - Racionais MC's

Palco de Cultura Popular

10h - Reisado Santíssimo Redentor
11h - GRE Garanhuns
12h - Mamulengo Riso do Povo (Zé Divina)
13h - Troça Carnavalesca Mista o Bagaço é Meu 
14h - Afoxé Omin Sabá
15h - Clube de Bonecos Morena Tropicana
16h - Boi Faceiro
17h - Troça Carnavalesca Mista Os Ciganos
18h - Bloco Compositores e Foliões

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.