sexta-feira, 31 de julho de 2015

ELEIÇÃO 2018: A campanha para o Senado em Pernambuco

Ainda está longe, mas muitos olhos já contemplam a eleição de senador em 2018, quando Paulo Câmara estará disputando a reeleição de governador, que provavelmente pode ser contra Armando Monteiro, novamente.

As duas vagas que serão abertas são as ocupadas hoje por Humberto Costa e Douglas Cintra, suplente de Armando, titular da cadeira. 

Tanto Humberto quanto Armando foram eleitos quando ainda faziam parte da Frente Popular de Pernambuco liderada por Eduardo Campos. Em 2014, na única vaga aberta, e já com o rompimento, Fernando Bezerra venceu João Paulo, ocupando a cadeira que durante oito anos pertenceu a Jarbas Vasconcelos.

Em 2018 pode ter Lula candidato a presidente, e aí melhora a situação para Humberto Costa tentar a reeleição, mas não será fácil. A própria campanha de Lula não será tão fácil como se imaginava há alguns meses, antes de tanta turbulência.

Na frente popular, Jarbas Vasconcelos pode pensar em voltar para o senado. Tem sido tratado em Pernambuco e no Brasil como uma reserva moral. É o nome mais forte fora do PSB.

O ex-governador João Lyra também não pode ser descartado. 

No governo, dois nomes têm potencial para a disputa: O Chefe da Casa Civil, Antônio Figueira e o Deputado Federal Danilo Cabral.

Mas tem ainda dois outros nomes, duas mulheres, que se quiserem entrar na disputa não encontrarão resistências nas fileiras da Frente Popular: Ana Arraes e Renata Campos. Uma ou outra, na chapa com Paulo Câmara, traz Eduardo Campos de volta à disputa, para a defesa de seu legado político.

E aí? Quem disputará o senado em Pernambuco. Vale também anotar que até 2018 muita água ainda vai rolar, e quem sabe PT e PSB possam estar juntos, numa dobradinha acalentada por algumas lideranças, que gostariam de ver Renata Campos vice de Lula, rearrumando a centro-esquerda brasileira.

É difícil, mas o PT tem dado mostras que deseja ver o PSB ao seu lado.

Popularidade de Lula, Dilma e do PT



O ex-presidente Lula está no olho do furacão, embora tenha seu nome bem colocado em todas as pesquisas de intenção de voto para a eleição de 2018, quando é a melhor opção do PT de continuar com a Presidência da República, está preocupado com os caminhos que levam até lá.

As investigações do Petrolão cada vez mais chegam em Lula. A crise do governo de Dilma também joga contra as intenções do ex-presidente.

Para verificar in loco como está sua imagem pelo país, Lula vai começar uma série de viagens, e a intenção é conversar com lideranças, fazendo um raio-x de sua popularidade.

Além dele, e justamente por estarem entrelaçadas, Lula quer saber como estão as imagens de Dilma, do Governo e do PT perante o eleitorado.

Não vai achar boas respostas, mas se quiser seguir adiante com seu projeto, vai ter que enfrentar os desafios.

E aí? Boa questão para ser levantada. Como estão as popularidades de Lula, Dilma, PT e Governo, que embora pareçam a mesma coisa, não diferentes.

Lembro que na primeira gestão de Dilma, em um momento, ela tinha aprovação e o governo era criticado. Com Lula aconteceu coisa parecida. 

E nestas décadas de PT, deve ser o momento de mais desaprovação do partido diante da sociedade, isto devido às diferenças entre discurso e ação de suas principais lideranças, e os constantes casos de corrupção envolvendo os graúdos do partido. 

Paulo Câmara receberá Izaías Régis segunda-feira. SAIBA MAIS!



O prefeito Izaías Régis recebeu na manhã desta sexta (31) a confirmação de uma audiência com o Governador Paulo Câmara, que deve ser realizada na segunda-feira (03) no Palácio do Campo das Princesas, na capital pernambucana.

A visita que deve ter caráter institucional, servirá também para o Prefeito de Garanhuns, tratar de assuntos nas áreas de Turismo, Agricultura e do encaminhamento de obras com recursos do FEM (Fundo Estadual dos Municípios). 

Como institucional, devemos entender, reunião protocolar sobre a administração municipal e investimentos do estado em Garanhuns. Portanto, temas políticos, como as eleições de 2014 ou 2016 não devem entrar na conversa.

O último encontro do Prefeito Izaías Régis com o Governador Paulo Câmara aconteceu no camarote da Prefeitura no Festival de Inverno de Garanhuns. Antes disso, encontraram-se também no evento do Shopping, e antes ainda, no Seminário Todos por Pernambuco. Em todos eles, o prefeito fez referências elogiosas a Câmara.

Violência contra a mulher. Como prevenir?



A violência doméstica, em um passado não tão distante, era tido como um problema corriqueiro, que ninguém devia se meter, aliás, já dizia o ditado: "Em briga de marido e mulher, ninguém mete a colher". Muitas vezes as famílias, principalmente os pais, não queriam que a filha voltasse pra casa, pois se casou, tinha que morar junto, mesmo que debaixo de cacete. Não podia ficar "falada" como mulher separada. 

A prática costumeira da violência dentro de casa, somada ao consumo da bebida alcoólica, que não deve ser visto como desculpa, e sim como incentivo para a violência, acabou criando gerações de casais que viviam sob o medo. A morte sempre rondou estas casas, e não incomum, fez guarida, ceifando vidas.

Gerações também sempre acharam certo matar, mesmo na dúvida de traições, pois era questão de honra. Para a morte, nenhum motivo será explicável. 

Os motivos para a violência passaram a ser os mais banais, e chegou um momento que nem precisa mais. Bate porque é mulher, e pronto!

A força machista na cabeça de uns imbecis tem que sempre ditar as regras, e o braço tem que punir ao menor sinal de ruptura deste poder.

Com o avanço das informações, sobre todas as classes sociais, e a criação de instituições e mecanismos de defesas destas mulheres, muitas foram criando coragem de se libertar, e imaginar um mundo feliz, cuidando de suas próprias vidas, e na maioria das vezes dos filhos gerados nos momentos de felicidade com seus algozes. Não dá pra ser feliz vivendo junto, separa e cada um vai buscar outros caminhos para viver em paz.

Mas a vingança bate na mesma porta. Há quem não aceite estas guinadas à felicidade particular, e tem sido muito comum o assassinato de ex-companheiras que sonharam com um mundo sem violência dentro de casa. É neste momento que a presença do estado tem que ser firme, e a sociedade oferecer oportunidades de mudança de vida para estas mulheres.

O caso da menina Joana Beatriz é outra história, com final triste, e olha que nem teve final. Não tivemos desfecho, não sabemos o que aconteceu nem quem a matou. Morrer por ser mulher, diante da violência sexual. 

A sociedade moderna precisa continuar ajudando estas mulheres, e cada vez mais o desafio é a prevenção. Como saber em que casa virá o próximo caso? Somente com a denúncia de amigos e vizinhos, e o incentivo que as mulheres possam falar o que passam, sem colocar em risco suas vidas e dos seus filhos, poderemos evitar mais tragédias.

Nos jornais, blogs e programas de rádio, sempre há relatado um caso de violência contra a mulher. Se por um lado mostra o problema social, por outro evidencia que elas estão criando coragem para denunciar. Redes de proteção à mulher, vigilância presente, e punição aos criminosos, mostrando que não há impunidade.

Mas está claro que ainda assim precisamos fazer mais, para evitar que vidas sejam perdidas por monstros, que um dia elas ousaram amar. Os casos estão aparecendo com infeliz naturalidade.

Temos acompanhado a ação missionária de pessoas e autoridades em Garanhuns no combate à violência doméstica, ampliando o debate em escolas, associações comunitárias, internet... Imaginem se tivéssemos a omissão? O quadro seria devastador. 

Mas precisamos fazer mais. E no plural, todos nós.

Este debate vai além das forças de segurança estabelecidas, mundo jurídico e leis que possam punir os autores de criminalidades. Todos podem e precisam fazer mais.

Denuncie a violência contra a mulher, e dê sugestões de combate a este drama sócio-familiar.

Prefeitura de Garanhuns homologa resultado final do Concurso Público



O Governo Municipal de Garanhuns homologou o resultado final do concurso público que visa o preenchimento de 220 cargos efetivos na administração municipal. O documento está disponível no endereço eletrônico oficial do certame: www.upenet.com.br, bem como no Diário Oficial dos Municípios de Pernambuco (Amupe) e no Diário Oficial do Estado de Pernambuco (DOE).

A relação final está separada por cargo/especialidade, contendo o nome do candidato, número de inscrição, pontuação final do concurso e ordem de colocação. Os candidatos poderão ver duas listagens, sendo uma com todos os nomes dos classificados e outra com os declarados como ‘pessoa com deficiência’. Cumprindo a uma recomendação do Ministério Público, os resultados para Guarda Municipal permanecem suspensos.

O prefeito de Garanhuns, Izaías Régis, destaca a importância do cumprimento do prazo dessa divulgação. “É preciso reconhecer que com a chegada desses novos servidores, aprovados no concurso que foi realizado em março, conseguiremos melhorar ainda mais os serviços prestados à nossa população. São profissionais das mais variadas áreas, que vão desde a saúde até a educação”, pontua o gestor.

Os cargos preenchidos englobam: agente administrativo, agente comunitário de saúde, agente de disciplina, agente de endemias, assistente social, auditor fiscal, coveiro, enfermeiro, engenheiro civil, farmacêutico, fiscal de abastecimento, fiscal de obras, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, jardineiro, marceneiro, médicos (cardiologista, clínico geral, endocrinologista, geriatra, ginecologista-obstetra, infectologista, mastologista, neurologista geral, neuropediatra, otorrinolaringologista, ortopedista, pediatra, psiquiatra, reumatologista, urologista), nutricionista, procurador, professor I, professor I brailista, professor I intérprete, professor II (Artes, Ciências, Educação Física, Geografia, História, Língua Inglesa, Língua Portuguesa, Matemática), psicólogo, técnico em segurança do trabalho, topógrafo e veterinário.

SECOM GARANHUNS

Novos Advogados prestam juramento na OAB Garanhuns‏. CONFIRA A LISTA!




O auditório do Garanhuns Palace Hotel esteve completamente tomado por amigos e familiares dos novos advogados ingressantes na OAB Garanhuns, na última segunda-feira (27), ao final da tarde. A mesa esteve composta pelo Presidente da OAB Subseccional Garanhuns, Dr. Paulo André do Couto Soares, o tesoureiro da entidade e delegado da Caixa de Assistência dos Advogados de Pernambuco, Dr. Luís Sebastião Jr., o Conselheiro da OAB Garanhuns e delegado da Escola Superior da Advocacia, Dr. Mário Flávio, o presidente da Comissão de Assistência ao Novo Advogado, Dr. Moab Obeid, e pelo Dr. Givaldo Calado de Freitas, Conselheiro da Subseccional.

Dr. Paulo Couto fez referências à carreira que os novos advogados iniciam, com atribuições exclusivas e sobre a atuação da Ordem dos Advogados do Brasil. Como diz trecho do juramento: "Exercer a advocacia com dignidade e independência, observar a ética, os deveres e prerrogativas profissionais”. O presidente também fez comentários elogiosos à Faculdade de Direito de Garanhuns, da Autarquia do Ensino Superior de Garanhuns, por onde passou a maioria dos novos advogados ingressantes na Ordem. "A qualidade do ensino reflete no profissional capacitado que entra no mercado" - ressaltou o presidente.

"Somente neste momento estamos vendo o juramento de 23 novos advogados, que obtiveram êxito no Exame da Ordem, o que mostra um excelente desempenho, que deverá repercutir em suas atuações profissionais." - Ressalta Dr. Paulo Couto.

A solenidade aconteceu em clima de emoção, com familiares demonstrando a realização de sonhos, e outros que projetam o início de carreiras exitosas na advocacia.

Confira a relação dos novos advogados:

Adriano Machado da Silva
Ana Carla de Oliveira Silvério
Camila Nunes Melo Rodrigues
Caroline Monteiro Wanderley Moura
David Alcântara Feitosa Siebra
Débora Mirela Santos Silva
Eduardo Franklin Soares de Morais Silva
Ericca Millena Vasconcelos de Lima
Erika Viviane Taveiras Sobral
Iraci Henriques Teixeira Vilela
Irlany Ferreira de Azevedo
Jane Clécia Amaral Silva
Jarlan Silvério Monteiro Peixoto
Jefferson Patrick Dias de Queiroz
Junio Paulo Bento de Almeida
Karla Tenório Ferreira Monteiro
Laís Inácio Lopes
Laryssa Magalhães Patrício Belo
Marcela de Moraes Roldão
Maria Carmem Lúcia de Carvalho Sousa
Mário Rômulo Calado de Souza
Paula Josyanny Tomé do Couto
Thaysa Sales de Almeida Costa

Paulo Câmara avalia reunião com Dilma Rousseff



O governador de Pernambuco, Paulo Câmara, avaliou de forma positiva a iniciativa da presidente Dilma Rousseff de se reunir com os 27 governadores no Palácio da Alvorada, na tarde desta quinta-feira (30/07/15), em Brasília. O chefe do Executivo estadual reafirmou a decisão de "cooperar" com a União para encontrar saídas à crise enfrentada pelo País. Ao mesmo tempo, reforçou as pautas importantes para os Estados, como a reforma do ICMS, o pacto federativo e a retomada das operações de crédito. "Os governadores estão solidários. Agora, temos que ser ouvidos, como fomos ouvidos hoje. A presidente se comprometeu a isso ser uma sistemática", destacou Paulo. Os próximos encontros poderão ser com todos os gestores, individualmente ou setoriais.

"A gente espera que daqui para frente a cooperação mútua seja cada vez mais presente. Tanto a União ouvindo os governadores, quanto os governadores tendo a sensibilidade de ajudar a União num momento em que o Brasil passa por uma grave crise fiscal e política. Não vamos resolver a questão econômica se não resolvermos a política. E vice-versa. Por isso, é fundamental estarmos cada vez mais juntos", declarou Paulo, em entrevista após o encontro, que durou mais de três horas. "Reforçamos à presidente que queremos ajudar. Ela vai também buscar atender os pleitos, dentro de uma visão federativa. E a gente espera realmente que a questão econômica seja tratada, que tenhamos condições políticas de gerar novamente confiança no País; porque isso é fundamental para superarmos os desafios de 2015", complementou.

Na parte que cabe aos governadores, Paulo adiantou que vai, como pediu Dilma, procurar a bancada pernambucana -composta por 25 deputados federais e três senadores,- para ajudar na aprovação de projetos importantes aos estados e ao País. "Como gestores, também vamos ter essa responsabilidade com a bancada. Quem for oposição ao governo não pode ser oposição quando o jogo é a favor do Brasil. Não pode ser contra o Brasil", frisou o pernambucano. 

No acordo de cooperação mútua, os gestores também trataram com Dilma de três temas importantes ao País: a saúde, educação e emprego. "Saímos da reunião com a tarefa de designar pessoas para discutir soluções com o Governo Federal para esses graves problemas", afirmou Paulo.

"PAUTA-BOMBA" 

No encontro, o ministro Eliseu Padilha (Secretaria de Aviação Civil) listou projetos da chamada "pauta-bomba", que aumentam despesa e ameaçam o ajuste fiscal. "São projetos que tramitam na Câmara e no Senado. Vão desde a questão do Judiciário ao fator previdenciário e pisos de reajuste de categoria. O ministro Eliseu ficou de mandar um a um (os projetos) para os governadores", salientou Câmara.

Um dos temas de maior interesse entre os governadores voltou à pauta: a reforma do Imposto sobre Comercialização de Mercadorias e Serviços. Os governadores querem a aprovação das leis que criam os fundos de Compensação e o de Desenvolvimentismo. "É unânime entre os 27 governadores a necessidade de se mexer nessa legislação do ICMS. Estamos caminhando bem. Com a regularização da constitucionalidade do fundo, eu tenho certeza que a gente consegue virar essa página também", assegura Paulo. O governador acredita que, se aprovada, a proposta de repatriação do dinheiro de brasileiros no exterior não declarados à Receita Federal trará uma fonte robusta de receitas.

Sobre a criação dos fundos, os governadores saíram do encontro confiantes, mas sem uma resposta oficial. "Temos que garantir a previsibilidade (dos recursos). Mas o ministro da Fazenda, Joaquim Levy, está com esse prazo (para a criação) porque ele sabe que é fundamental", finalizou Paulo Câmara.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.