terça-feira, 18 de agosto de 2015

PRP também pode ter candidato a prefeito em Garanhuns


No último final de semana, sexta e sábado, o Deputado Estadual João Eudes, do PRP, Partido Republicano Progressista, visitou Garanhuns, onde se reuniu com correligionários e concedeu entrevistas nas Rádios 7 Colinas, com Luciano Andrade, Jornal, com Eduardo Peixoto, e Marano, com Marcos Cardoso. 

O deputado que é natural de Bom Conselho, informou que o PRP está nomeando as Comissões Provisórias do partido nos municípios de Garanhuns e Bom Conselho, e que terá pré-candidatos a prefeito e vereadores nas duas cidades. 

Informou ainda que o ex-gerente da CELPE, Valter Couto, é o presidente do PRP em Garanhuns. O ex-gestor tem se movimentado para consolidar uma pré-candidatura a prefeito.

Na sexta-feira o grupo que estava com o deputado esteve em São Bento do Una, prestigiando o governador Paulo Câmara na inauguração da Escola Técnica Estadual Eduardo Campos.




Livro de Wagner Marques recebe Menção Honrosa no Prêmio Pernambuco de Literatura‏

Wagner Marques é natural de Garanhuns, formado em Letras pela UPE - Universidade de Pernambuco, onde conquistou dois prêmios literários na Universidade de Pernambuco. Foi editor do jornal literário mafuá. Membro da Academia de Letras de Garanhuns. Já atuou no jornalismo. Está em preparação para publicação de suas obras literárias, por isto resolveu inscrever um dos seus trabalhos no Prêmio Pernambuco de Literatura, e se deu bem.

O Prêmio é uma realização da Secretaria de Cultura do Estado e da Fundarpe, com o objetivo de fomentar a produção literária em todas as macrorregiões de Pernambuco. 164 escritores de todas as regiões do estado submeteram suas obras (poema, conto ou romance) à comissão julgadora. 
 
Não causou surpresa para quem já conhece a facilidade de escrever e sua verde artística ao saber que Wagner Marques conquistou uma Menção Honrosa pelo livro de contos (ainda a ser lançado) intitulado “Isso que escorre”. É claro que a premiação serve de estímulo e Wagner dará início à revisão final para publicação.

PREMIADOS E MENÇÕES HONROSAS
 Grande vencedor:
– Êxodo, de Carlos Gomes de Oliveira Filho;

Demais vencedores:
– Caninos amarelados, de Mario Filipe Cavalcanti de Souza Santos;
– Manuscritos em grafite, de Rejane Maria dos Guimarães Paschoal;
– Nós, os bichos, de Luiz Coutinho Dias Filho.
– Watsu, de josé juva.

Menções honrosas:
– Acampamentos terrestres, de Luciano Veras Rochas;
– Cronomáticas, de José Alfredo Abrão;
– Contos libertos, de Giuliano Baltar Melo de Souza Ramos;
– Corda para nós, de Etelvina Conceição de Maria Araújo Rodrigues;
– Com cheiro de mar e quixabeira, de Josessandro B. de Andrade;
– Faca de ponta afiada e outras estórias, de Fernando Farias Guerra;
– Isso que escorre, de Wagner Marques Cordeiro;
– Não me peguem no braço!, de João Victtor Gomes Varjão;
– O fio invisível, de Luis Osete Ribeiro Carvalho;
– O sonho e a dialética – Livros de contos, de José Eugênio Borges de Almeida;
– Púrpura encarnado em escarlate, de Thiago Henrique Santos de Medeiros;
– Reflexo ao acaso, de Jefferson Messias Almeida Bueno;

– Terras submersas, de Edson Silva Moura.

Humberto diz que Dilma quer reconquistar coração dos pernambucanos

A presidenta Dilma Rousseff desembarca no Estado, na próxima sexta-feira (21), para inaugurar um novo ciclo do seu segundo mandato. Para o líder do PT no Senado, Humberto Costa, que partirá de Brasília com a comitiva presidencial, Dilma quer reconquistar o coração dos pernambucanos, e intensificar o diálogo com uma população que foi fundamental para as suas eleições, especialmente a do segundo turno de 2014.

"A presidenta tem uma imensa gratidão ao povo nordestino, especialmente aos pernambucanos, e é preciso estreitar o canal de comunicação entre a população e o nosso governo. Nesses últimos meses, a agenda política provocou uma perda da qualidade do diálogo, e a queda dos índices de aprovação de Dilma no Nordeste refletem isso", avaliou Humberto. 

EM CABROBÓ

A presidenta Dilma chega, na manhã da sexta, ao aeroporto de Petrolina e parte diretamente para Cabrobó, no Sertão pernambucano. No município, ela vai entregar a primeira Estação de Bombeamento EBI-1 do Eixo Norte da transposição do rio São Francisco, que entrou em fase de testes na semana passada. A operação levou água por nove quilômetros até chegar ao reservatório de Tucutú, o primeiro do eixo. 

No mesmo evento, Dilma assina Termos de Compromisso para Abastecimento de Água com os Governos de Pernambuco e do Ceará. Os sistemas elétricos, válvulas, instrumentos de supervisão, painéis e motores, além do fornecimento de energia elétrica em alta tensão, também estão sendo testados. O projeto de integração do rio São Francisco chega, neste mês, com 78% concluídos.

Informações da assessoria do senador Humberto Costa

O que é isso que escorre da garagem da prefeitura no bairro da Brahma em Garanhuns?





Bom dia, Ronaldo César

Sou morador do bairro José Maria Dourado, conhecido como bairro da Brahma aqui em Garanhuns, e gostaria de contar com a ajuda deste conceituado blog, que tem uma grande abrangência em nossa cidade e região, no sentido de sensibilizar as autoridades competentes sobre uma situação, que é, no mínimo, absurda, que está ocorrendo no bairro da Brahma.

O prédio onde funcionava o antigo depósito da Brahma e depois uma escola técnica do município, é hoje uma espécie de garagem e depósito da prefeitura, e ali realiza a higienização e lavagem de algo que não foi possível determinar o que seja, porém todo o resíduo destas lavagens, com um odor insuportável de esgoto, está sendo despejado por um cano improvisado diretamente na rua Vicente Grossy e também na rua Marechal Rondon, como pode ver nas fotos.

Para agravar ainda mais a situação foram realizadas algumas escavações para a realização de algum serviço na tubulação no cruzamento destas duas ruas, ficando um buraco que atravessa toda a rua e enche destes dejetos de esgoto, sem nenhuma sinalização, causando ainda mais transtornos aos moradores e aos motoristas, gerando riscos de acidente.

Peço gentilmente que nos ajude a divulgar este desrespeito que está acontecendo com todos os moradores da localidade, e quem sabe a administração possa resolver este grave problema.

Aproveitamos para convidar você e as secretarias responsáveis para vir tomar conhecimento do problema aqui no bairro.

Desde já agradeço.

Leitor diário deste blog e morador do Bairro da Brahma (José Maria Dourado)



Mais reclamação sobre a Empresa São Cristóvão

Boa noite, caro Ronaldo César! 

Venho aqui registrar minha indignação com a São Cristóvão, a respeito da linha Cohab 2. Está acontecendo um descaso com os moradores que se utilizam da linha. Reduziram a quantidade de ônibus, não existe mais horário certo para passar. E principalmente a noite, em especial o horário que faz a linha via colégios e faculdade, passa cedo demais ou tarde. E agora está fazendo a linha junto com Manoel Camelo. Ou seja, ônibus absurdamente lotado, como você pode ver abaixo nas fotos. 

Já não basta terem tirado os cobradores, parece que a ordem é colocar pessoas até não caber mais. Detalhe, na noite de hoje pessoas passaram mal, e assim fica impossível a entrada de cadeirantes. Entre outras coisas podemos resumir a falta de respeito com o consumidor. 

Gostaria que você divulgasse e visse junto a empresa, porque essa situação está insuportável!!

Agradeço a sua atenção.

Usuário da Empresa São Cristóvão



Secretaria de Saúde de Garanhuns e UPE têm convênio para atuação dos estudantes de medicina



A Secretaria de Saúde de Garanhuns tem parceria direta com as ações do curso de Medicina do campus da Universidade de Pernambuco (UPE) na cidade. O principal objetivo desse alinhamento é garantir que a população local e regional tenha futuros médicos aptos a atuarem de forma integrada e responsável. Os dois principais meios dessa parceria são a Rede SUS Escola Municipal, que leva os estudantes para conhecer a rotina das Unidades Básicas de Saúde (UBS’s), e a Residência Multiprofissional em Saúde da Família com ênfase na população do campo – ação pioneira no Brasil.

A visão da realidade das comunidades e suas reais necessidades começa cedo. Os alunos de Medicina, ainda no primeiro período do curso, já participam do módulo Atenção Primária à Saúde I. Nessa etapa da formação, os estudantes vão para as UBS’s para ter contato com as equipes das unidades. Depois, ao voltarem à sala de aula, discutem, junto com as professoras Régia Leite, Wanessa Gomes, Fátima Monteiro e Renata Villani, responsáveis pelas atividades. 

Na residência multiprofissional, os profissionais de saúde atuam em localidades rurais e quilombolas, sendo elas as comunidades Estivas, Castainho, Estrela e Tigre. Ao todo são nove profissionais, que estão atuando nas seguintes especialidades: Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Medicina Veterinária, Nutrição, Psicologia, Serviço Social e Terapia Ocupacional. A coordenadora da residência multiprofissional, Wanessa Gomes, fala sobre como o trabalho tem se desenvolvido em Garanhuns. “Para nós tem sido algo muito gratificante, pois já estamos vendo o acolhimento da população e o empenho dos residentes. Tem sido uma parceria muito boa diante de um trabalho tão grande, o qual já estamos vislumbrando os resultados”, afirma a coordenadora.

Outras unidades de saúde que fazem parte da rede SUS Escola Municipal também são locais de práticas para estudantes da Universidade de Pernambuco (UPE), como o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Centro de Reabilitação Psicossocial (Caps), Espaço Pró-Vida, Núcleo de Assistência à Saúde de Garanhuns (Nasg), Centro de Especialidades Luís Lessa e o Centro de Especialização da Saúde da Mulher e da Criança (Cesmuc).

Texto: Cloves Teodorico e Ruthe Santana
Editado pelo blog

GREVE CONTINUA Professores de Correntes esclarecem população



Os professores da Rede Municipal de Educação do município das Correntes, esclarecem a população em geral que continuam em greve devido a falta de diálogo com a secretária de educação e o prefeito, para resolverem a contento a seguinte pauta de reivindicações:

1 – A manutenção da hora-aula de 50 minutos diurno e 40 minutos noturno, conforme a resolução do CNE - Conselho Nacional de Educação e PCCR – Plano de cargos, carreira e remuneração, em vigor;

2 – Reajuste salarial dos professores de 13,01% conforme repasse da verba do FUNDB – Fundo de manutenção da Educação Básica retroativo a 1º de Janeiro de 2015 como determina a Lei Federal nº 11.738/2008;

3 – Desconto da mensalidade sindical, respeitando a organização e a vontade do trabalhador, conforme determinação do Art. 149 da Constituição Federal de 1988;

4 - Solicitação da Folha de Pagamento nominativa com os devidos valores pagos a cada um do FUNDEB, referente aos meses de janeiro a julho de 2015;

5 – Manutenção de1/3 da aula atividade para os professores: educação infantil, ensino fundamental I e Educação de Jovens e Adultos, de acordo com o Art. 2º, paragrafo 4º, da Lei nº 11.738/2008 Lei do Piso Nacional, que corresponde ás 187,5 horas aulas mensais;

Todos esses itens convergem para melhoria da qualidade da Educação o que implica em: capacitação para os professores, melhoria da merenda escolar, recursos didáticos e manutenção do espaço físico das escolas.

Informamos que o levantamento da frequência da Bolsa Família é feito de dois em dois meses. Nós professores já enviamos junho e julho. Vale salientar que se houve algum corte do bolsa família não é por causa da greve, pois dias de greve serão repostos.

Na última quarta-feira dia 12/08 a comissão do sindicato procurou a secretária de educação em mais uma tentativa de sentar e negociar, mas, novamente a mesma não se encontrava na secretaria, isto já vem acontecendo desde dia 28 de maio de 2015. E ao direcionasse à prefeitura não foi recebida também pelo prefeito.

Esclarecemos à população que os professores pararam suas atividades, pois, a greve é a última ferramenta, garantida por lei ,que o trabalhador tem de tentar fazer valer os seus direitos .E para isso dependemos do apoio dos vereadores.

Convidamos pais e alunos e a população em geral a se fazerem presentes na câmara de vereadores nesta terça- feira dia 18 de agosto, a partir das 19:00h.

“OS PROFESSORES DÃO AULA DE CIDADANIA, PORQUE NÓS SOMOS FAMÍLIA, SOMOS SALÁRIOS, SOMOS VOTO E TAMBÉM SOMOS REELEIÇÃO”

Professores da Rede Municipal das Correntes

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.