terça-feira, 8 de setembro de 2015

Contra o Câncer de Colo do Útero, Campanha Nacional de Vacinação inicia em Garanhuns‏. VEJA QUEM DEVE SER VACINADO!



Com o intuito de garantir a proteção contra o Papiloma Vírus Humano (HPV), responsável por provocar o câncer de colo do útero, a Campanha Nacional contra HPV está sendo realizada nas escolas da Rede Estadual e Municipal de Ensino e, também, nas instituições particulares, durante o mês de setembro.

As meninas entre 9 e 11 anos de idade devem receber as doses previstas na vacinação. O Ministério da Saúde garante a segurança da vacina. A meta, estabelecida pelo ministério é vacinar, no mínimo, 80% das adolescentes de 9 a 11 anos, o que totaliza, em Garanhuns, 2.931 vacinados.

Além das instituições de ensino, a vacina contra HPV está disponível nas 35 Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) e nos dois pontos de apoio de Garanhuns. O secretário de Saúde de Garanhuns informa que a vacina, que faz parte do Calendário Nacional de Imunização do Sistema Único de Saúde (SUS) está disponível durante todo o ano nas unidades de saúde, mas é necessário que a população esteja atenta para as datas. “Apesar de termos essa vacina sempre disponível nos postos, as meninas devem seguir o cronograma de intervalo entre uma dose e outra para que a proteção funcione. As adolescentes que já tomaram a vacina a cinco meses atrás, precisam agora receber a segunda dose”, afirma Alfredo de Góis.

A coordenadora do Programa Nacional de Imunização (PNI) de Garanhuns, Rafaella Menezes, expõe a importância da vacinação. “Essa vacina protege as meninas contra o câncer do colo do útero, que é o terceiro tumor mais frequente na população feminina e terceira causa de morte de mulheres por câncer no Brasil. É importante frisar que a primeira dose por si só não protege contra o vírus, então quem já tomou a primeira, precisa tomar a segunda dose também para ficar imunizada”, enfatiza a coordenadora. Para ser imunizada, é necessário que a adolescente esteja munida de sua caderneta de vacinação.

Papiloma Vírus Humano – O HPV é um vírus transmitido pelo contato direto com pele ou mucosas infectadas por meio de relação sexual. Também pode ser transmitido da mãe para filho no momento do parto. Estimativas da Organização Mundial da Saúde indicam que 290 milhões de mulheres no mundo são portadoras da doença, sendo 32% infectadas pelos tipos 16 e 18. Em relação ao câncer do colo do útero, estudos apontam que 270 mil mulheres, no mundo, morrem devido à doença. Neste ano, o Instituto Nacional do Câncer estima o surgimento de 15 mil novos casos.

Texto: Ruthe Santana
SECOM GARANHUNS


ACS´s de Palmeirina travam batalha na justiça para continuarem trabalhando



Em Janeiro de 2013, os Agentes Comunitários de Saúde do Município de Palmeirina – PE, impetraram Mandado de Segurança contra ato da Secretária de Saúde do Município de Palmeirina, que rompeu contratos afirmando que os ACS,s não poderiam continuar a prestar os seus serviços a municipalidade.

Em Junho de 2013 foi concedida a segurança na justiça, com os ACS´s provando que o ingresso no serviço público deu-se mediante realização de prévia seleção pública.

No mês seguinte, o município de Palmeirina recorreu da decisão. A apelação foi julgada procedente, reformando a sentença, que garantiu aos ACS,s do município de Palmeirina a continuar trabalhando.

Os ACS's recorreram desta decisão e por determinação do Tribunal de Justiça de Pernambuco, agora, no último mês de agosto, foi a subida dos autos à instância superior, STJ e STF. Permanecendo os ACS,s do município prestando seus serviços.

Com informações do Dr. Sílvio Monteiro Jr.

Colégio Diocesano de Garanhuns reúne ex-alunos para festejar o Centenário. SAIBA MAIS!



A Comissão dos ex-alunos do COLÉGIO DIOCESANO DE GARANHUNS está trabalhando com a expectativa de organizar atividades que marquem a passagem dos cem anos desta casa de Ciência e Fé.

Todas as quintas-feiras, a partir das 20 horas, nas dependências do Colégio, acontecem reuniões para debater a participação do ex-aluno na programação do centenário. O professor Manoel Evando dos Santos está à frente da Comissão e informa que o espaço está aberto para todos que estudaram no DIOCESANO. O professor Albérico Fernandes, diretor do Colégio, também faz parte da equipe.

A banda do ex-aluno, sob o comando do prof. Valdemir Almeida, Robertino Roldão e Lopes, está marcando presença nas festividades de aniversário do DIOCESANO e os ensaios acontecem três vezes na semana, a noite, a partir das 19h30, toda segunda, quarta e sexta, em torno de 55 componentes comparecem no espaço da quadra para relembrar os dobrados e afinar os instrumentos para o desfile que acontece no dia 11 de outubro de 2015.

No próximo dia 26 de setembro de 2015, a partir das 20 horas, no Ginásio Poliesportivo, acontece o REENCONTRO do ex-aluno e seus familiares com o DIOCESANO. Na ocasião três bandas farão apresentações, com entrada ao preço de R$ 15,00.

Com informações do professor Eugênio Sobrinho

Mais fotos do acidente com o ônibus da São Geraldo que ia de Garanhuns para São Paulo


Reportagem: Raquel Borsari 
Clique aqui para ver a matéria completa

O Corpo de Bombeiros Militar e a Polícia Rodoviária Federal (PRF) registraram o grave acidente por volta das 19h de ontem (07/09), no quilômetro 579 da BR – 116, em São Pedro do Avaí, distrito de Manhuaçu. Uma árvore de grande porte caiu em cima de um ônibus da Viação São Geraldo e matou dois passageiros, sendo um homem e uma mulher.

A árvore pesando toneladas atingiu o ônibus devido a uma chuva acompanhada de vento forte que caiu naquela região. Segundo tenente Flávio, comandante do Pelotão do Corpo de Bombeiros de Manhuaçu, no ônibus estavam o motorista e seis passageiros. O motorista sofreu ferimentos leves e duas vítimas – uma delas em estado grave – foram levadas para a unidade de Pronto Atendimento de Manhuaçu. Outras duas vítimas não quiseram ser conduzidas ao pronto socorro, mas receberam toda a assistência do Corpo de Bombeiros.

De acordo com informações, o ônibus saiu de Garanhuns, Pernambuco e tinha como destino São Paulo.





com informações no facebook de Edu Cabral

Para evitar panelaço, Dilma discursa somente nas Redes Sociais. VEJA AQUI!

Assim como no 1° de Maio, a Presidente Dilma Roussef voltou a fazer seu discurso somente nas Redes Sociais, para fugir dos panelaços, movimento que surgiu nas grandes cidades e se espalhou pelo país para demonstrar a insatisfação com o Governo, o PT e os escândalos de corrupção.

Estando somente na internet, não há um horário específico, as pessoas assistem quando e como quiser, e muitos nem assistem. Mas o discurso tradicional, não deixou de ser feito.

Como não está em todos os lares ao mesmo tempo, em cadeia de rádio e televisão, o panelaço perde força e não se torna mais importante que as palavras proferidas, que aliás, Dilma reconhece erros do governo, ainda colocando um SE na frente. "Se cometemos erros, e isso é possível, vamos superá-los". Ou seja, segundo a presidente; fomos todos nós que cometemos os erros, e todos nós vamos superá-los. Mas na verdade a gente só participa do racha da conta. kkk

Caso não tenha assistido, como a maioria do povo brasileiro, está aí o vídeo.


RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.