sexta-feira, 11 de setembro de 2015

Os cinco caminhos que podem antecipar o fim do Governo Dilma

O rebaixamento da nota do Brasil, em nível internacional, é mais um viés negativo na economia que vai levar a recessão. O país agora é visto como mau pagador, portanto, pode haver saída de investimentos estrangeiros e elevar ainda mais os juros no Brasil. Não dá mais pra culpar uma crise mundial se só o Brasil engata ré. A soma de manchetes ruins vão desestabilizando o governo Dilma, que pode ter um fim antes de 2018. 

Caso a presidente não supere o seu inferno astral, não chega no final do mandato, e quem disse isso foi o próprio Vice-Presidente da República, Michel Temer.

Em várias instâncias, o governo batalha para se manter legítimo e estável, mas é justamente na legislação que estão os maiores óbices.

Os desgastes de relacionamentos, políticos, econômicos, falta de liderança, investigações, e projeto plausível para tirar o país desta situação podem, cada um para um lado, fazer o Governo Dilma acabar antes do final do mandato.

Cinco caminhos constitucionais que podem antecipar um fim melancólico.

1. Impeachment direto no Congresso Nacional. 

Tem 17 pedidos de impeachment na gaveta de Eduardo Cunha, que está doidinho para botar para votar. Basta um. O mais provável é que seja o apresentado por Hélio Bicudo, fundador do PT e ex-vice-prefeito de São Paulo pelo partido. 
PTB, DEM, PSDB, PPS, PSC e parte do PMDB articulam pela aprovação. O governo não tem maioria na Câmara dos Deputados, e é lá que é feita a votação. Caminha pra isso, a menos que uma nova articulação política consiga barrar o avanço do processo, com a renovação da base de apoio no Congresso Nacional.

2. Improbidade e afastamento devido às Pedaladas Fiscais no TCU

O TCU também caminha para rejeitar as contas do Governo Dilma, devido às chamadas pedaladas fiscais. Trata-se da manobra que o governo usou para maquiar a prestação de contas, contabilizando irregularmente repasses a bancos estatais, principalmente a CAIXA. Entre outras coisas. Embora o Governo venha conseguindo cada vez mais prazo para se explicar, vai ficando sem saída. A rejeição das contas é argumento para impeachment. 

3. Rejeição das contas de campanha pelo TSE

O Tribunal Superior Eleitoral, por iniciativa do Ministro Gilmar Mendes, reabriu a investigação de doações ilegais à campanha de Dilma, inclusive com propinas da Petrobras. A rejeição pode anular a eleição. A campanha de Aécio também foi citada nas delações, mas foi Dilma quem venceu as eleições, por isto, pode perder o cargo se restar comprovada a irregularidade. Novas eleições seriam convocadas. O trâmite do processo parou porque uma Ministra do Tribunal, antiga advogada do PT, pediu vistas. O julgamento pode impugnar a chapa Dilma-Temer. A maioria dos ministros julgou pela continuidade do processo.

4. Operação Lava-Jato

A investigação de desvios da Petrobras recebeu autorização para investigar dois dos ministros mais próximos de Dilma, Aloízio Mercadante (Casa Civil) e Edinho Silva (Comunicações). A investigação já pegou graúdos de partidos governistas, inclusive o tesoureiro da campanha do PT. Zé Dirceu está preso. A continuar, pode, mais cedo ou mais tarde, estar batendo na porta da presidente.
Mercadante está para ser afastado por Dilma a qualquer instante, com dois objetivos. Tirar a Lava-Jato de perto dela, e oxigenar o governo com um novo nome forte.

5. Renúncia

Segundo os grandes portais de comunicação do país, a presidente Dilma Rousseff chegou a escrever uma carta de renúncia há pouco mais de um mês, mas resolveu enfrentar a crise, aconselhada também por Lula. Ambos iniciaram uma agenda positiva, principalmente em estados com governadores aliados, como o Maranhão de Flávio Dino. Com tanta bronca estourando de todo lado, não se descarta que ela volte a pensar no assunto. A pressão tem sido grande. 

É claro que Dilma pode dar a volta por cima, mas precisaria criar um novo cenário econômico e político, e no momento, não é isto que se desenha.

Infelizmente, Dilma perdeu a confiança e está sem condições de propor novas agendas econômica e política para o país. A presidente está literalmente na mão de Michel Temer, Renan Calheiros e parte do PMDB. O PT perdeu um poder absoluto que detinha nos últimos 12 anos.

Cada vez mais há quem defenda a renúncia para a formação de um Governo de Coalizão.

Imagens da Abertura dos XVIII Jogos Interclasses do Colégio Santa Joana D'Arc









A professora Maria Almeida, diretora do Colégio Santa Joana D'ARC, comandou nesta sexta-feira (11), a abertura dos Jogos Interclasses do CSJD, com todos os atletas, familiares, professores, impressa falada e escrita e convidados.

Na solenidade foi marcada pela entrada das bandeiras, apresentação e desfile de todas as equipes, execução do Hino Nacional e do Colégio, desfile da Tocha Olímpica e o acendimento da Pira Olímpica, juramento dos atletas, apresentações coreográficas e declaração oficial da abertura dos jogos, feita pela diretora.

"A prática esportiva é um instrumento educacional essencial para o desenvolvimento integral das crianças, jovens e adolescentes, capacitando-os, de formas técnicas, sociais e comunicativas, fundamentais para o seu processo cognitivo."

Ser aluno Joana D´Arc é desfrutar integralmente de um ensino transformador, é incluir e ser incluso de uma prática inovadora, há 30 anos educando para Deus e para a vida!

ALVES MOTOS HONDA REALIZA segundo sorteio da promoção Festival de Prêmios. QUER GANHAR TAMBÉM???

A Alves Motos Honda em Garanhuns está convidando você para participar do grande sorteio da Promoção Festival de Prêmios, e todos os clientes que estiverem presentes, a partir das 10h da manhã, ganharão prêmios exclusivos, como Camisetas, Capacetes, Carteiras, Bolsas e muitos outros brindes na hora.

PARTICIPE: É neste Sábado (12) na Alves Motos, próximo ao CEAGA.

Alves Motos, Você Nas Asas de Uma Honda

Serviço:
Sorteio Promoção Festival de Prêmios
Local: Loja Matriz - Alves Motos Honda (Próximo ao CEAGA)
Horário: 10h
Brindes para clientes presentes: Chaveiros, carteiras, porta documentos, camisetas e bolsas




Loteamentos em Lajedo deverão adequar-se à legislação ambiental


Os responsáveis por quatro loteamentos no município de Lajedo (Agreste Meridional) firmaram Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) perante o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) comprometendo-se a adequar os empreendimentos à legislação ambiental.

De acordo com os promotores de Justiça Danielly da Silva Lopes e Reus Alexandre do Amaral, os empreendedores compareceram, voluntariamente, ao gabinete da Promotoria de Justiça de Lajedo para prestar informações sobre os loteamentos, demonstrando interesse em adequar os empreendimentos à legislação ambiental. Na ocasião, os documentos apresentados pelos empresários demonstraram que os loteamentos são passíveis de regularização perante a municipalidade.

Comunidades de Bom Conselho vão receber 2.000 cisternas. CONFIRA!



Foi realizado nesta quinta (10/09), em Bom Conselho o primeiro encontro para a implantação das cisternas de Primeira Água que serão construídas pela FETAPE, com recursos do Governo Federal e Governo Estadual, no programa Águas para Todos.

No encontro estavam presentes os representantes das 20 Associações de agricultores familiares da região, o ProRural-Garanhuns e a FETAPE. Em consenso, Foi decidido que os primeiros povoados a receberem as cisternas são Angico, Angico de Cima, Lagoa Comprida, Queimada Grande, Lagoa Primeira, Barrocão, Igreja Nova Lagoa do Jerimum e Serra Verde.

No total serão 2.000 famílias atendidas pelo programa, com o objetivo de implantar equipamentos destinados à captação e armazenamento de água para consumo humano. 

A tecnologia é simples e de baixo custo: a água da chuva é captada do telhado por meio de calhas e armazenada nas cisternas construídas com placas de cimento, permitindo que uma família de até cinco pessoas possa ter água para beber e comer por até oito meses.

Texto e Fotos: Dario Ferraz

PSB pode sofrer perdas importantes em Caruaru e Petrolina

Antônio Campos vai consolidando pré-candidatura em Olinda
Duas pré-candidaturas muito fortes, e que representam grupos consolidados em Caruaru e Petrolina, podem deixar o PSB.

No sertão, o deputado estadual Lucas Ramos, com apoio do federal Gonzaga Patriota e da comissão local do partido, vinha se movimentando para ser o candidato socialista no município, inclusive tinha a possibilidade de conseguir o apoio do atual prefeito, Júlio Lóssio (PMDB), arrastando o adversário socialista para a Frente Popular. Lucas Ramos é filho de Ranílson Ramos, ex-deputado e atual conselheiro do Tribunal de Contas do Estado.. 

A família Coelho se movimentou e retomou as rédeas do processo. O deputado estadual Miguel Coelho, filho do senador Fernando Bezerra e irmão do federal Fernando Filho, assumiu a comissão provisória. Este último, deve ser o candidato socialista.

Em uma possível reviravolta, Lucas Ramos pode ir parar no PMDB, atendendo o convite de Jarbas Vasconcelos e sendo o candidato de Júlio Lóssio à sua sucessão.

Situação parecida acontece em Caruaru.

Raquel Lyra, deputada estadual, filha do ex-governador João Lyra, pode não ter o apoio do seu partido, o PSB, para concorrer à prefeitura. O comando da legenda pode ficar com Jorge e Laura Gomes, e os caminhos em 2016 serem diferentes para os vários grupos que apoiaram Paulo Câmara por lá.

Raquel pode se articular para deixar o partido e disputar a eleição. A questão sobre mudança de partido antes das eleições está sendo votada no Congresso, pois seu mandato vai até 2018, e aí, não compensaria trocar o certo pelo duvidoso.

Lembrando que será a primeira vez que a eleição em Caruaru pode ter segundo turno.

Não será fácil para a Frente Popular coordenar tantos grupos, muitos deles adversários, nas campanhas municipais. E pelo visto, o PSB vai ter muito trabalho internamente.

A prioridade Nº 1 será manter Geraldo Júlio no Recife. Depois tem Antônio Campos, em Olinda, cada vez mais candidato, e João Fernando em Jaboatão, embora Heraldo Selva, atual vice-prefeito, possa ter o apoio de Elias Gomes (PSDB), e aí partir para uma campanha mais forte.

Em Garanhuns, o PSB ainda não tem candidato, e parece não ter pressa para definir.

Palácio do Campo das Princesas recebe luzes amarelas. SAIBA PORQUÊ!


Sede do Executivo estadual, o Palácio do Campo das Princesas foi escolhido para simbolizar o engajamento do Governo de Pernambuco na campanha de prevenção ao suicídio e valorização da vida batizada de ‘Setembro Amarelo’. De hoje (10), data em que é celebrado o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, até terça-feira (15), a fachada externa do palacete estará iluminada na cor amarela.

A campanha tem o objetivo de mostrar que é possível combater o suicídio, considerado um problema de saúde pública. No Brasil, a cada 45 minutos, uma pessoa tira a própria vida. No Mundo, cerca de 800 mil pessoas se suicidam por ano, o que corresponde a uma morte a cada 45 segundos.

DOAÇÃO DE ÓRGÃOS – A partir da quarta-feira (16), a iluminação da fachada do Palácio ganhará um novo “tom”: a cor verde. A ação ocorrerá em apoio à Campanha Nacional de Incentivo à Doação de Órgãos 2015, que traz o tema 'Setembro Verde'. Atualmente, Pernambuco contabiliza 1.302 pacientes na lista de espera por transplante, procedimento que depende da solidariedade da sociedade através da doação de órgãos e tecidos.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.