quinta-feira, 17 de setembro de 2015

GARANHUNS E LAJEDO >>> Cerca de mil estudantes participam de INTENSIVÃO para o Enem‏



Os estudantes da rede estadual terão, a partir deste sábado, 19 de setembro, uma excelente oportunidade de aprofundar os conhecimentos e receber as últimas dicas para participar dos exames de seleção necessários ao ingresso no ensino superior. Trata-se do projeto “Intensivo é na Rede Estadual” que, em 2015, contemplará cerca de mil estudantes com aulões aos sábados nos meses de setembro e outubro. 

A ação envolve as 43 escolas da região que ofertam o 3º ano do Ensino Médio. Quem ficou responsável por conduzir os momentos de estudo foram professores, da própria rede estadual, especialistas em diferentes componentes curriculares. Eles estão preparando aulas com metodologias inovadoras e atrativas que envolverão os participantes na resolução de questões do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e outros exames. 

Quem for participar precisa ficar atento às datas: em setembro, os aulões acontecem nos dias 19 (Biologia e História) e no dia 26 (Física e Geografia); em outubro, nos dias 3 (Química, Redação/Literatura) e 10 (Matemática e Português). 

Os quatro sábados de estudos irão acontecer nos polos Garanhuns – no auditório da Gerência Regional – e Lajedo – na Escola de Referência em Ensino Médio Deolinda Amaral (Avenida Agamenon Magalhães, 309). 

O projeto “Intensivo é na Rede Estadual” é uma iniciativa da Secretaria de Educação de Pernambuco executada, na região, pela Gerência Regional de Educação (GRE) do Agreste Meridional. Desde 2013, mais de 2.500 estudantes já se beneficiaram com os aulões.

IFPE Garanhuns realiza Olimpíada de Informática para estudantes dos ensinos Fundamental, Médio, Técnico e Superior



Buscando despertar o interesse por programação de computadores, o Campus Garanhuns do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) realizará a primeira edição da Olimpíada Garanhuense de Informática (OGI). A competição é voltada para estudantes dos ensinos Fundamental, Médio, Técnico e Superior de instituições de ensino público e privado da região.

Para participar da OGI, a instituição de ensino interessada deve fazer o cadastro através do e-mail abaixo:
ogi@garanhuns.ifpe.edu.br

Na mensagem, deve ser indicada uma pessoa responsável por inscrever os competidores. Essa pessoa, chamada de delegado, será habilitada para inscrever os estudantes na olimpíada. O prazo limite para cadastro de escolas é dia 16/10.

As provas da olimpíada serão divididas em três categorias: Iniciação, para estudantes do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental; Programação, voltada para estudantes dos ensinos Médio e Técnico; e Avançado, para estudantes do ensino Superior.

A disputa acontecerá simultaneamente no Campus Garanhuns do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) e na Unidade do Agreste Garanhuense (UAG) da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). O evento está marcado para o dia 31 de outubro de 2015.

Elmano Cavalcanti, professor de Informática do Campus e um dos organizadores da OGI, explica que ideia da disputa surgiu como forma de despertar novos talentos para os cursos de Computação disponíveis na cidade de Garanhuns. “Será uma competição saudável envolvendo desafios motivacionais no tocante a problemas que possam ser resolvidos por meio de algoritmos e lógica computacionais”, explica o docente.

Outras informações sobre a OGI podem ser obtidas no site do evento: 

Mais sobre a OGI - A Olimpíada Garanhuense de Informática (OGI) é uma promoção do IFPE - Campus Garanhuns, sob a coordenação do Núcleo de Aprendizagem em Programação Avançada (NAPA), projeto de extensão do Campus.

O NAPA foi fundado pelos professores do Campus Garanhuns, Elmano Ramalho e Fabrício Barros. Atualmente, o núcleo conta com a participação dos estudantes bolsistas Aline Gisela, Gabriel Alves, João Witor e Lucas Dantas.

Texto: Greiciane Souza

Audiência Pública em Angelim debate Segurança Pública


Foi realizada na tarde desta quarta-feira (16), em Angelim, uma audiência pública onde foi debatida a Segurança Pública. O Promotor de Justiça Dr. Jorge Gonçalves. coordenou o evento, atendendo apelo de representantes da sociedade. Participaram ainda a juiza Dra. Zélia, Padre Alexandre, Promotor Dr. Paulo Augusto, delegado Dr. Marcos, comandante do 9º BPM Ten Cel Ely Jobson, vereadores e a população em geral.

A sociedade e o pedido pela audiência esteve representada por pessoas como Eduardo Barbosa, Heráclito Lupércio, Rogério Conrado, Márcio Douglas, Severino Oliveira, Gildo Sabino e Maurílio Cavalcanti.

Após a explanação das autoridades a população pode fazer questionamentos, com a finalidade de tirar dúvidas sobre as leis e buscando saber como a Polícia poderá contribuir para diminuição da violência.

Ao final dos trabalhos, o Representante do Executivo assinou um termo de cooperação Técnica junto com o Ministério Público se comprometendo em realizar ações que visam a diminuição da violência no município. Foi sugerido pelo ex-vereador Oliveira que se implante logo o programa PM CONECTADO na cidade, onde a sociedade terá acesso ao número de telefone e aplicativo whatsapp do Pelotão local para informações e denúncias. 

A audiência pública terminou no inicio da Noite. O mestre de Cerimônia foi o Radialista Alexandre Santos, que conduziu muito bem o debate, principalmente nos momentos de questionamentos, em especial ao Tenente Coronel Ely Jobson.

Com informações de Eduardo Barbosa Neves, de Angelim

Pernambuco entra na campanha de incentivo à doação de órgãos‏



A sede do Executivo Estadual de Pernambuco “vestiu” a camisa da solidariedade em apoio à campanha “Brasil Verde”, que incentiva a doação de órgãos. A fachada do Palácio do Campo das Princesas está iluminada na cor verde, que simboliza a esperança. Neste caso, a esperança por uma nova vida.

Promovida pela Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO), a iniciativa celebra a Semana Nacional de Doação de Órgãos e Tecidos, que acontece entre os dias 21 e 27 de setembro. O Palácio segue iluminado até o próximo dia 30.

Atualmente, Pernambuco contabiliza 1.305 pacientes na lista de espera por transplante. Desse total, mais de 900 aguardam por um rim. O procedimento, entretanto, depende da solidariedade da sociedade. De janeiro a agosto deste ano, foram realizados 868 transplantes em Pernambuco; 5% a menos que no mesmo período do ano passado.

Foto: Aluísio Moreira/SEI

Governo vai cobrar imposto do NETFLIX





A Câmara dos Deputados concluiu na noite desta quarta-feira (16/9) a votação do projeto de lei que, para evitar a chamada "guerra fiscal", proíbe que municípios concedam isenção de Imposto Sobre Serviço de Qualquer Natureza (ISS). A alíquota mínima fica fixada em 2% e a máxima, em 5%.

O texto ainda altera a lista de itens tributados pelo Imposto Sobre Serviços (ISS), o que gerou atrito com governos estaduais. Estados defendiam que alguns itens deveriam ser taxados pelo Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), e não pelo ISS. O embate entre os entes federativos se deu, principalmente, em novos serviços de internet e de comunicações. A última lista de itens tributáveis, aprovada em 2003, não contempla serviços de internet. Segundo o relator da matéria, deputado Walter Ihoshi (PSD-SP), esse debate foi pacificado.

NETFLIX

Na lista de serviços que passam a ser tributados, estão a disponibilização de aplicativo em página eletrônica, como é o caso do Netflix, bem como apresentação de conteúdo de áudio, vídeo, imagem e texto em páginas eletrônicas. Também serão taxados os serviços de transporte coletivo municipal rodoviário, ferroviário e aquaviário de passageiros.

CREMAÇÃO E TATUAGENS

Entre os novos itens de cobrança estão ainda o translado e cremação de corpos, os serviços de guinchos e guindastes e a aplicação de tatuagens e piercings. O texto teve origem no Senado e, após aprovação na Câmara com alterações, retornará para apreciação dos senadores, antes que seja enviado para sanção presidencial.

O projeto aprovado pelos deputados define ainda que ações de concessão ou manutenção de benefícios sobre o tributo passa a constituir improbidade administrativa, com possibilidade de uma pena de perda de mandato do prefeito, suspensão dos direitos políticos de cinco a oito anos e multa de até três vezes o valor do benefício concedido.

O valor integral do ISS é destinado ao município onde o serviço foi prestado. No caso do ICMS, por sua vez, o Estado recolhe o tributo e tem a obrigação de repartir 25% do total entre os municípios.

Diário de Pernambuco: GREVE GERAL DO FUNCIONALISMO CONTRA PACOTE DO GOVERNO DILMA




Os funcionários públicos marcaram uma greve geral para quarta-feira da semana que vem contra a decisão do governo de congelar por sete meses o reajuste dos salários da categoria. A medida, segundo o Executivo, vai economizar R$ 7 bilhões aos cofres públicos.

Em reunião que acabou na madrugada desta quarta-feira, a Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Federal (Condsef), ligada à Central Única dos Trabalhadores (CUT), e mais 20 entidades representativas dos servidores montaram uma estratégia para reverter a decisão do governo. 

"A nossa meta é colocar pressão para derrubar essa situação que que nos foi imposta. Temos que nos preparar para o pior", disse Sérgio Ronaldo da Silva, da Condsef, nesta quarta. A entidade reúne 36 sindicatos que representam 80% dos servidores do Executivo. Segundo Silva, no dia 23 haverá greve em todo o serviço público com manifestações nas ruas.

Na próxima segunda, os movimentos do funcionalismo público se reúnem com as centrais sindicais para chamar uma greve geral sem prazo definido. Pela estimativa da Condsef, cerca de 100 mil servidores públicos - dos 850 mil do Executivo - estão em greve atualmente. 

De acordo com o Ministério do Planejamento, a maior parte dos grevistas está lotada nas 56 universidades federais. Entidades sindicais dos técnicos administrativos, dos docentes e dos servidores federais da educação básica dessas instituições estão em greve há mais de 100 dias, em alguns casos. Já os servidores do INSS estão em greve há 70 dias.

Ontem mesmo, os fiscais do Ministério da Agricultura foram os primeiros a informar o ministro do Planejamento, Nelson Barbosa, de que vão entrar em greve a partir de hoje, como resposta ao anúncio feito na segunda de segurar o reajuste de janeiro para agosto. Os sindicatos se mobilizam para terem adesão de outras categorias, que chegaram a entrar em greve - como os funcionários do Ministério do Trabalho e Emprego - e retomaram as atividades.

Ainda nesta quarta, será divulgado um manifesto contra o ajuste fiscal. Os sindicatos ainda criticam a decisão de eliminar o abono de permanência, benefício pago aos servidores que adquirem o direito de se aposentar, mas que continuam trabalhando. De acordo com dados oficiais, há 101 mil servidores nessa situação, com previsão de 123 mil para os próximos cinco anos.



RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.