GOVERNO DO ESTADO AÇÃO

CLIQUE NA IMAGEM E SAIBA MAIS

UNIMED AGRESTE MERIDIONAL

CLIQUE NAS IMAGENS E CONFIRA DESTAQUES DO BLOG

GOVERNO DO ESTADO

sábado, 19 de setembro de 2015

Licitação no IFPE Garanhuns. SAIBA MAIS






O Campus Garanhuns do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) publicou nessa segunda (14), no Diário Oficial da União, aviso de licitação para contratação de pessoa física ou jurídica para instalação e exploração de cantina em suas dependências. A licitação será na modalidade Concorrência.

A Concorrência nº 02/2015 acontecerá dia 19/10, a partir das 8h, na Sala de Reuniões do Campus Garanhuns.

O edital está disponível no compranet.gov.br e www.ifpe.edu.br

Outras informações podem ser obtidas através do telefone (87) 3221-3109, pelo e-mail compras@garanhuns.ifpe.edu.br ou na Coordenação de Compras e Licitações (CCLI) do Campus Garanhuns.

4000 EMPREGOS NA RETOMADA DAS ATIVIDADES DA USINA CRUANGI EM PERNAMBUCO




Após quatro anos inativa, a Usina Cruangi, em Timbaúba, retomou as atividades na última terça-feira, 15, com a previsão de geração de quatro mil empregos diretos e de beneficiamento de 500 mil toneladas de cana-de-açúcar na próxima safra. O Governador Paulo Câmara e o secretário de Agricultura e Reforma Agrária, Nilton Mota, acompanhados de parlamentares e representantes do setor, participaram da solenidade de reabertura da unidade, que será comandada pela Cooperativa da Associação dos Fornecedores de Cana de Pernambuco -COAF.

A reativação da Cruangi e da Pumaty, em Joaquim Nabuco, na Mata Sul, sob o comando de pequenos e médios fornecedores tornou-se realidade com o apoio do Governo de Pernambuco que reduziu em 50% a carga tributária nas operações com Álcool Etílico Hidratado Combustível (AEHC), para usinas em recuperação judicial inativas há mais de um ano e que estejam arrendadas as cooperativas de produtores de cana-de-açúcar.

O governador, Paulo Câmara ressaltou que o mecanismo de incentivo fiscal e o cooperativismo vão facilitar a reabertura de outras usinas, impulsionando a economia canavieira do Estado. "Hoje tivemos a oportunidade de dar continuidade a esse trabalho, que é o sonho de muita gente. Sonho que foi construído junto. E um sonho, quando é construído junto, já dizia Dom Hélder, acontece. Doutor Arraes fez o que vocês já sabem em relação ao homem do campo. Eduardo herdou isso, e eu não posso ser diferente dessa escola que quer o bem de Pernambuco", enfatizou Camâra. 

Pernambuco é o segundo maior produtor de cana do Nordeste com uma produção estimada em 22 milhões de toneladas/ano. Já contabilizou 42 usinas em operação e, hoje, apenas 15 estão em atividade. “Este ato mostra o compromisso deste Governo em juntar as pessoas que querem o bem de Pernambuco e que fazem as coisas darem certo. No Sudeste, uma região mais próspera, cerca de 80 usinas foram fechadas. No entanto aqui, estamos fazendo a diferença e vamos mostrar para o país que na adversidade a gente transforma dificuldades em oportunidades”, explicou o Secretário de Agricultura e Reforma Agrária Nilton Mota.

Para o presidente da Coaf, Alexandre Andrade Lima, reativar a usina Cruangi é a realização de um sonho. “A retomada das atividades deu uma sobrevida a indústria sucroalcooleira no estado, pois antes a cana estava indo para a Paraíba, e os impostos estavam sendo recolhidos lá. Com a reativação da vamos gerar riquezas na nossa terra. Só tenho que agradecer ao secretário Nilton Mota e ao Governador pelo apoio que nos foi dado” declarou Lima, esclarecendo que a Cruangi vai moer a cana fornecida pelos produtores dos municípios de Vicência, Bueno Aires, Nazaré, Aliança, Condado, Goiana, Macaparana, Timbaúba, Itambé, Ferreiros e parte de Carpina.

fotos: Roberto Pereira





Rua do SESC não tem mais estacionamento em Garanhuns

A Autarquia Municipal de Segurança, Trânsito e Transportes (AMSTT) informa que a partir de hoje (19), condutores não podem mais estacionar seus veículos na rua Cônego Benigno Lira, no trecho que compreende a esquina da rua Manoel Clemente até o Centro de Convenções do Serviço Social do Comércio (Sesc), centro da cidade. 

O trecho já está com nova sinalização – vertical e horizontal – para indicar a informação a motoristas e pedestres. A ação faz parte do planejamento estratégico que visa melhorias na fluidez do trânsito.

AMSTT Garanhuns



LITERATURA INFANTIL >>> Programação da FILIG 2015 em Garanhuns



Com a participação de escritores e ilustradores do Brasil e do exterior, a 2ª edição do Festival Internacional de Literatura Infantil de Garanhuns (Filig 2015) vai movimentar o Agreste pernambucano entre os dias 15 e 18 de outubro. Os convidados e as novidades da programação serão anunciadas em coletiva de imprensa na próxima terça-feira (22), às 10h30, no auditório da Autarquia de Ensino Superior de Garanhuns (AESGA).

Com o tema “Poesia, rima e prosa da fantasia”, o Filig é uma realização da Proa Cultural, em parceria com a Ferreira Costa, Prefeitura de Garanhuns e o Serviço Social do Comércio (Sesc) de Garanhuns.

EXTINTORES NOS CARROS >>> É ou não é obrigatório ?!??





Há poucos meses, houve uma correria em busca de extintores do tipo ABC, pois passava a valer uma determinação nacional, e quem não trocasse poderia ser multado. A procura foi tão grande que faltou nas distribuidoras, levando o Governo a dar mais tempo para que todos fizessem as trocas.

Teve comerciante que fez estoques imensos, pois a grande maioria dos veículos que rodam no Brasil precisariam trocar seus extintores de incêndio.

Agora mudou tudo. Ou quase tudo!

Uma decisão do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) tornou o uso do extintor de incêndio opcional nos veículos que circulam no país. A medida é válida para utilitários, camionetas, caminhonetes e triciclos de cabine fechada. 

De acordo com o Contran, o equipamento de segurança permanece obrigatório para todos os veículos utilizados comercialmente para transporte de passageiros, caminhões, caminhão-trator, micro-ônibus, ônibus e destinados ao transporte de produtos inflamáveis, líquidos e gasosos. 

Serviu para o Contran tomar esta decisão a informação da Associação Brasileira de Engenharia Automotiva, que dos 2 milhões de sinistros envolvendo veículos cobertos por seguros, somente 800 tiveram incêndio como causa, e destes, apenas 24 usaram os extintores.

O Departamento Nacional de Trânsito também constatou que as inovações tecnológicas introduzidas nos veículos resultaram em maior segurança contra incêndio. Entre as quais, o corte automático de combustível em caso de colisão, localização do tanque de combustível fora do habitáculo dos passageiros, flamabilidade de materiais e revestimentos, entre outras.

O problema é mudar tudo de novo daqui a alguns meses, fazendo todo mundo correr para comprar extintores novamente, como foi na época dos kits de primeiros socorros.

Sobre informações do Diário de Pernambuco

SIGA O BLOG

POSTAGENS ANTERIORES, CLIQUE NO LINK

POSTAGENS ANTERIORES, CLIQUE NO LINK

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.